Coleção pessoal de LazaroGomes

221 - 240 do total de 310 pensamentos na coleção de LazaroGomes

A efemeridade da vida nos move a assimilarmos de seus momentos sabedoria, experiência, aspectos positivos, e a buscarmos a convivência harmoniosa entre as pessoas que nos cercam.

Às vezes observo certo pregadores com suas mensagens prolixas e ininteligíveis, e concluo que não aprenderam o modo de pregar de Jesus: singelo e carregado de significância, através das suas concisas e sábias parábolas.

Que não nos apossemos da verdade. Saibamos, existem diferentes pontos de vista e as nossas verdades não são absolutas.

A fé que me move é muito maior do que os empecilhos que surgem nos meus caminhos.

Para lograr êxito nos objetivos de vida são necessárias boas doses de motivação, foco e resiliência.

O fato de você discordar de uma pessoa não lhe confere a permissão para desrespeitá-la.

As palavras nem sempre persuadem, mas os exemplos apresentam um notório poder de convencimento.

Muitas das vezes, temos o vício de criar círculos de amizades com pessoas que compartilham pensamentos e gostos semelhantes aos nossos, formando uma bolha social. Todavia, a beleza da humanidade reside na pluralidade que ela apresenta. E o convívio com pessoas dos mais diversos tipos nos enriquece, concordemos ou não com elas.

Por onde passo, deixo os meus cumprimentos de chegada e despedida, ou apertos de mão. Faço isso por cortesia, acreditando que a gentileza gera gentileza, e assim surgem relações interpessoais mais amistosas.

Eis uma falha humana dantesca: a falta de amor ao próximo. Muitos, do pedestal da arrogância, e da suposta autossuficiência, encaram os seus semelhantes com olhares de desdém. Mas nesse mundo não há super-humanos. Os nossos princípios, no nascituro, e os nossos fins, na morte, são idênticos. Para quê, nesse intervalo de vida, subestimar, ignorar e diminuir as pessoas? A Bíblia nos diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Que exercitemos o sentimento da empatia, pois ele transforma positivamente o convívio em sociedade.

A falta de caráter é uma deficiência deplorável, que origina inúmeros desvirtuamentos humanos.

Há pais que transferem a educação dos valores éticos e morais dos filhos para os professores. É certo que a escola deve colaborar na difusão desses valores, mas essa inversão de papéis revela uma sociedade em que muitas famílias estão desestruturadas.

A maturidade nem sempre se relaciona com a idade. Ela tem vínculos mais fortes com a sabedoria e a inteligência emocional ao se encarar a vida.

Os nossos amigos são mais valiosos que grandes tesouros. Nos motivam, nos animam, ouvem nossas queixas em momentos difíceis, nos aconselham... enfim, nos acompanham pelas jornadas da vida. Que saibamos reconhecer o valor avultado dos bons amigos, e preservar os laços de amizade.

Podei uma árvore, que estava com galhos baixos, e percebi que em pouco tempo ela ficou mais alta, com ramificações novas em sua copa. Aproveito analogamente esse exemplo para as nossas vidas. Para crescermos e evoluirmos, precisamos fazer certos sacrifícios, que envolvem muita dedicação pessoal. As dificuldades nos impelem na direção das mudanças e melhorias.

Sou grato a todos os tipos de pessoas que passam por minha vida. As boas, por seus valorosos exemplos, e as ruins, por me mostrarem como eu não devo ser.

A Fé é uma poderosa aliada que temos para enfrentarmos os percalços da vida. Ela nos mantém motivados e esperançosos quanto as vitórias vindouras.

A sabedoria difere do conhecimento. Alguém pode ser extremamente sábio sem conhecimentos profundos, ou ter muitos conhecimentos e uma diminuta sabedoria.

Muito mais me alegra a seriedade dos sinceros que a alegria dos hipócritas.

Prefiro o impacto de uma verdade ao afago de uma mentira.