Coleção pessoal de l2pguimaraes

41 - 60 do total de 154 pensamentos na coleção de l2pguimaraes

"Talvez um dia você perceba que eu faço falta na sua vida, e que essa fαlta é um espaço a ser preenchido; talvez um dia no meio de tantos, você perceba que eu posso até não ser aquela que você sonha, mas sou a pessoa que mais te completa; e talvez no exato momento em que você perceber tudo isso, eu descubra que estar com você não vale mais a pena."

Quanto mais convivo com o ser humano, mais me decepciono. Esse ano tem sido complicado desde o começo; uma sucessão ininterrupta de provações, de traições, de mentiras, de apunhaladas nas costas... e por ai vai... uma atrás da outra. Incessantemente. Sempre disse que as pesssoas, por mais que julguemos conhece-las, podem nos surpreender a qualquer momento, e quase sempre para o mau, mas este ano está superando quase uma vida inteira.

Sinto-me totalmente em suas mãos, absolutamente sem defesa, e, por uma vez, implorei: guarde-me no coração ou me expulse, mas não deixe que eu me agarre ao amor e de repente descubra que ele acabou.

Saindo do trabalho daqui a pouco... Graças a Deus a semana está passando rápido... Muito trabalho... Tem sido difícil ir pra casa e não pensar, não olhar, não ligar, tentar evitar saber o que está acontecendo, etc... Meu pensamento ainda voa longe diariamente... Me pego imaginando que está tudo bem... Mas, não está... foi-se o tempo do "quem sabe" ou do "e se"... A única coisa boa dessa fase, é que voltei a escrever... há tempos não fazia isso... Me sinto mais leve quando coloco pra fora o que estou sentindo, mesmo que subentendida ou subjetivamente. Saudade de tudo... até das coisas nem tão boas assim... e preocupação latente! Beijos... Até amanhã!

Queria ter alguém para deitar no colo e ficar em silêncio, quietinho, sem que me perguntassem absolutamente nada! Sabe aquela pessoa que te ama incondicionalmente? Que te ama apesar do ser humano cheio de defeitos que você é? Que está do seu lado mesmo quando você fez uma grande besteira? Que não te julga, não te critica, não te confronta?! Não tripudia do seu sofrimento, apesar de não entende-lo. Não te fala aquela verdade que você mesmo já sabe. Mas está ali, presente, segurando sua mão e te dando aquilo que você precisa naquele momento, sem questionar nada."

O MENESTREL

Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

É tempo de recomeçar... Mais uma vez.

Conheço pessoas com todo tipo de crença.
Desde os céticos, que não creem em nada;
Aos muito crentes, no amplo sentido da palavra, que possuem uma fé inabalável apesar de todas as adversidades que a vida lhes impõe;
E aqueles que acreditam que Deus é um ser sádico, que sempre dá com uma mão e tira com a outra.
Há algum tempo achei que minha vida finalmente tinha alcançado um propósito;
Que tudo iria começar a dar certo;
As coisas se organizavam profissional, financeira e afetivamente;
Que a possibilidade de ser feliz era palpável e real.
De repente tudo se desmanchou.
Desmoronou como aqueles castelos de areia que passávamos horas contruindo, quando eramos crianças;
Faziamos torres, portões, janelas e, na menor distração, a maré subia de repente, uma onda mais forte vinha, e destruia toda fantasia criada ali.
Nesse momento é isso que sinto...
Que o divino tem um "que" de sádico.
De nos apresentar a felicidade... colocá-la em nosso alcance e, de repente, tirá-la de nós.
Sei que tudo, principalmente as coisas ruins, vão passar.
Dizem que não há mal que sempre dure e felicidade que nunca se acabe;
E que ninguém carrega um fardo maior do que pode carregar.
Mas às vezes o cansaço e a dor são tão grandes...

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.

NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

Mas sei lá, não sei se toda essa coisa patética é mesmo necessária. Estou resolvendo umas coisas aqui viu, esses negócios de sentimentos demonstrados demais meio que estraga. Estou aqui aprendendo que nem todos dão valor ao que você pode oferecer, e acabar demonstrando afeto demais começa a encher o saco, e eu digo tudo isso da minha parte. Chega de ligações, preocupações, sentimentos demonstrados aos extremos. Vou ficar mais relax mesmo, não quer me ligar, não liga, mas também não ligarei. Não quer me ver, não me veja, mas também não sairei que nem doida atrás de você pra saber se a gente vai se ver, que horas é o nosso encontro, não mais. É apenas um aviso que eu deixo bem simples: se quiser, me procura você. E outro aviso que eu deixo também: isso tudo é só conversa mesmo, teoricamente falando, está tudo certo. É quando chega na hora da prática que ferra com tudo.

Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra.

Então me vens e me chega e me invades e me tomas e me pedes e me perdes e te derramas sobre mim com teus olhos sempre fugitivos e abres a boca para libertar novas histórias e outra vez me completo assim, sem urgências, e me concentro inteiro nas coisas que me contas, e assim calado, e assim submisso, te mastigo dentro de mim enquanto me apunhalas com lenta delicadeza deixando claro em cada promessa que jamais será cumprida, que nada devo esperar além dessa máscara colorida, que me queres assim porque assim que és...

Eu sei que vou. Insisto na caminhada. O que não dá é pra ficar parado. Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim. O destino da felicidade, me foi traçado no berço.

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.

Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira dói cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção!

Às vezes é preciso deixar pra trás tudo o que você é e tudo o que conhece pra poder continuar vivendo e seguir em frente

Recomeçar do zero.

... Ainda vou chorar um tempo... ainda vai doer... ainda vou me pegar pensando longe... pensando no "e se?" ou no "quem sabe?"... ainda vou querer escrever, ou ligar, ou saber como estão as coisas... ainda vou marcar aquela viagem que combinamos de fazer juntos... ainda vou querer saber o que está acontecendo... se sente minha falta... se tem mágua ou ressentimento... se já existe outra pessoa na sua vida... etc... isso tudo ainda vai durar um tempo, não sei quanto... mas, como tudo na vida, isso também vai passar... não foi a primeira e também não será a última... não foi a mais especial mas também não foi a menos importante... digamos que tenha sido, ainda é ou poderá ser... "algo em que eu vislumbrava possibilidades a longo prazo e que o encatamento foi tão poderoso que me deixou desarmado"... às vezes a intensidade da luz é tão forte que queima tudo rápido demais... talvez seja isso... quem sabe?! Olha o "quem sabe" insistindo em aparecer... rsrsrs...

Essa semana eu postei várias vezes esta frase: "Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser." (George Eliot), mas eu prefiro dizer: "Nunca é tarde demais para as coisas serem como deveriam ter sido desde o princípio."

Vou arrumar a casa, colocar água nas plantas, ascender uma vela e rezar pras coisas se acomodarem... na verdade queria pedir que tudo não passasse de um pesadelo e que a gente acordasse... tomar um banho e, talvez, andar na praia... quem sabe, na beira do mar, eu encontre um rumo... ou consiga formular pensamentos que provavelmente nunca serão ditos...

Ela também teve seu coração machucado. Dilacerado, imagino. Normal. Desse mal, meu bem, ninguém escapa. Mas o bom disso tudo é que agora consigo abrir meu coração sem rodeios. Sim, amei sem limites. Dei meu coração de bandeja. Sim, sonhei com casinhas, jardins e filhos lindos correndo atrás de mim. Mas tudo está bem agora, eu digo: agora. Houve uma mudança de planos e eu me sinto incrivelmente leve e feliz. Descobri tantas coisas. Tantas, Tantas. Existe tanta coisa mais importante nessa vida que sofrer por amor. Que viver um amor. Tantos amigos. Tantos lugares. Tantas frases e livros e sentidos. Tantas pessoas novas. Indo. Vindo. Tenho só um mundo pela frente. E olhe pra ele. Olhe o mundo! É tão pequeno diante de tudo o que sinto. Sofrer dói. Dói e não é pouco. Mas faz um bem danado depois que passa. Descobri, ou melhor, aceitei: eu nunca vou esquecer o amor da minha vida. Nunca. Mas agora, com sua licença. Não dá mais para ocupar o mesmo espaço. Meu tempo não se mede em relógios. E a vida lá fora, me chama!

Vou imprimir novos rumos
Ao barco agitado que foi minha vida
Fiz minhas velas ao mar
Disse adeus sem chorar
E estou de partida
Todos os anos vividos
São portos perdidos que eu deixo pra trás
Quero viver diferente
Que a sorte da gente
É a gente que faz

Quando a vida nos cansa
E se perde a esperança
O melhor é partir
Ir procurar outros mares
Onde outros olhares nos façam sorrir
Levo no meu coração
Esta triste lição que contigo aprendi
Tu me ensinaste em verdade
Que a felicidade está longe de ti

"E tudo não passou de um grande teatro mágico de ilusões, criado por mim no afã de encontrar a suprema felicidade e incentivado pelo Universo, que parecia conspirar a favor..."