Coleção pessoal de joseni_caminha

141 - 160 do total de 437 pensamentos na coleção de joseni_caminha

⁠Enquanto a escola prioriza as exigências do sistema de ensino ao qual está subordinada e ao cumprimento do currículo, os alunos valorizam o que está para além dos muros dessa escola, por considerar mais atrativo.

⁠Quando os pais procuram uma escola para os seus filhos, na verdade eles estão dividindo a responsabilidade da formação de seus entes queridos, consequentemente, almejam encontrar uma excelência no ato de educar dessa instituição.

⁠Se a escola não consegue exercer o seu papel social, então ela passa de instrumento de transformação para aparelho ideológico do Estado.

⁠Incluir não é simplesmente permitir que o aluno entre na sala de aula, é fazer desse ambiente um lugar de oportunidades.

⁠O ato de avaliar possibilita oportunidades diversas, onde a teoria diz como fazer e a prática como quer.

⁠Planejar é pensar como executar para chegar onde se quer.

⁠Ser significativa é o propósito de toda ação,
o problema é saber o que é significante
para quem a executa.

⁠Quando pensamos em educação,
associamos à transformação,
logo não há como chegar onde queremos,
sem mudar o nosso olhar de como se educa.

⁠Ser educador é ser cético, diante dos dogmas, é ser crente na sua práxis e principalmente, ser humilde para reconhecer quando erra para recomeçar e flexível para enxergar a necessidade de mudar o que planejou, tendo como foco o aprendizado do seu educando

⁠A escola tem que funcionar
como uma extensão da realidade
que o aluno encontra no meio em que vive,
para que ele encontre significação
no que aprende.

⁠Quando penso em educação não posso abster da realidade em que a mesma está inserida, muito menos seus agentes, pois os resultados de todo o processo de ensino e aprendizagem, dependem diretamente da forma como a mesma foi idealizada em seus propósitos.

⁠Quando se idealiza uma educação mediadora na construção de futuros homens críticos e conscientes do seu papel social, capazes de transformarem a realidade em que vive, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, a escola assume a árdua tarefa de criar todas as condições favoráveis para que esse propósito seja obtido, entretanto, não temos constatado, ao longo da história de nosso país, algo pelo menos parecido.

⁠Quando me premiam dizendo que sou exclusivo dentro de um determinado conjunto de pessoas, preciso ter controle emocional para não acreditar que isso é verdade, pois só assim poderei enxergar que dentre os não premiados há os que possuem habilidades que não possuo, por isso não podemos conceber a exclusividade de um e ignorar a diversidade do grupo.

⁠A partida é sempre dolorida, para quem fica, mas a grande questão é: quem fica? Pois considerando a relatividade que há na definição de “quem parte” e “quem fica”, a dor pode ser também compreendida como relativa.

⁠⁠Que sentido podendo atribuir à vida, se não conseguimos enxergar a importância de vivê-la harmoniosamente? Portanto, os conflitos são sinônimos de nossas intolerâncias que se traduzem na insignificância do viver de forma bela.

O homem é um poço de contradições, quando seus atos contradizem a sua razão. A irracionalidade se faz presente quando ele age movido apenas pela emoção.⁠

O sorriso elaborado
É aquele que não é fruto
De uma emoção sentida,
Mas de uma intenção planejada.⁠

⁠A saúde do corpo é a necessidade primordial para que os desejos externos aflorem.

⁠Educar é fazer de nossas ações,quanto educador, a metodologia ideal para mediar na construção do ser social.

⁠Como mediar a aprendizagem de algo que não se caracteriza como foco de nossos atos?