Coleção pessoal de Joell

1 - 20 do total de 30 pensamentos na coleção de Joell

As idéias do homem surgem assim como as flores num belo bosque. As flores, renascendo, regadas pela chuva, pelo chuvisco, pela brisa; as idéias do homem, renascendo, regadas pelo conhecimento, fruto do estudo, da dedicação.

Pressa não é sinônimo de disposição. Se assim o fosse, existiriam poucos analfabetos e muitos doutores. Os homens caminham às pressas tendo como destino o esquecimento; exceto um a cada século, que, por sua disposição, tornam-se imortais, inesquecíveis. (Joel Alves Bezerra)

Quem eleva o valor de outrem a um nível superior ao próprio, geralmente são aqueles que tendem a ser alienados, a não ter iniciativas. Esses, seguindo a trilha da paixão, certamente terão um enorme sentimento de perda no momento de uma ruptura, pois valorizam mais o que possui do que a si próprio.

Ao enchermos o pote do conhecimento, proporcionalmente, esvaziamos o da ignorância.

O leigo "sabe de tudo"; quando começa a aprender, desaprende o que sabia.

Quem dera os homens, devido aos seus limites, não agredissem o semelhante. Até porque, esse, nada tem haver com os baixos níveis de capacidade e inteligência daqueles.

Mais vale mandar, num barraco, do que ser mandado, num castelo.

Feche os olhos, pense na imensidão do mar, no esplendor da aurora, no perfume de uma flor, no sabor do mel, e estarás deliciando dádivas divinas. E, ao sentires uma brisa acariciando teu rosto, é o toque bondoso de nosso Deus, contente e orgulhoso de seu filho.

Regues uma planta e ela te presenteará uma bela flor;
Cultives uma amizade e terás um porto seguro;
Promovas a bondade e alcançarás, como fruto, a mão de Deus.

...e quando o peso afrontar-me a mente, olharei os bons homens, seus feitos, suas posturas, os seguirei, e o meu fardo diminuirá, pois adquirirei força.

...e no final, a agonia pelos erros ou o êxtase pelos acertos.

O erro não está em recuar de uma trilha perigosa; ele surge quando paramos e não seguimos outro caminho.

O náufrago desespera-se ao ter que pular de um navio em naufrágio, assim como a alma ao ter que deixar um corpo falecido.

Milhares e milhares de palavras vagueiam pela mente humana. O pensamento é a fonte produtora delas. Se exploradas e organizadas, certamente farão com que o vazio da alma seja preenchido.

De todos os caminhos da vida há um que importa mais: é o caminho que nos leva ao verdadeiro ser humano.

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.

O tempo e o valor são incógnitas sempre em evidência; o que hoje não tem valia, outrora talvez tenha tido; o que hoje não é importante nem valioso, no amanhã talvez tenha um valor incalculável. Devemos fazer do tempo um aliado, pois ele nos dará maturidade para avaliarmos com sabedoria todos os eventos do nosso viver.

O pensamento difere de pessoa para pessoa. No entanto o caminho da vida é um só, traçado por Deus: o nascimento, o crescimento e a morte. Destarte, guardai os conselhos de teu pai; pois, certamente, em determinada época, passarás pela mesma trilha em que ele passou. Se apreenderes tais ensinamentos, te servirão de escudo e de alicerce, pois terás o conhecimento, enquanto que ele tivera apenas a coragem.

Aprendeis vós a distinguir os sorrisos, pois muitos deles são motivados pela tristeza e indignação causadas aos nossos semelhantes.

Coloqueis vós uma única gota de água no oceano e seu volume aumentará. Tireis vós uma única esperança ou uma fração da dignidade do semelhante e vosso espírito diminuirá, se distanciando gradativamente daqueles de níveis mais elevados.