Coleção pessoal de JoaoStarkaiser

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Devido ao relativismo atual, embalado no “tudo depende”, está cada vez mais difícil afirmar a distinção entre o verdadeiro e o falso, o certo e errado absoluto, onde cada um formula sua própria versão numa filosofia do consenso, questionando nossas convicções

É óbvio que nossas escolas, com os atuais métodos de educar, núcleo de testes, muitas matérias e impraticidade, está preparando nossos jovens para o seu futuro como adultos: esforço inútil e confusão.

A liberdade deve ser capaz de garantir sua materialidade dentro da vida social, reconhecendo, sem dirimir, a apuração dos fatos considerando o mérito e a generalidade

Não precisamos ter religião, mas, devemos estruturar o nosso viver na religiosidade

Lei natural é a ideia que os seres humanos possuem uma vontade inata restringida pela sociedade através de leis que tratam da interação humana

Na honestidade acreditamos, falamos e agimos na verdade, quando a oportunidade aparece. E aprendemos a ser honestos por admitir não sabermos qual é a verdade, ou, escolhendo parecer ignorantes em lugar de condenar

Historicamente, temos sido advertidos sobre a Besta-fera, um bicho medonho, feio, tomando e dominando todos e tudo. Quem já foi ludibriado, reconhece que a pessoa ou agente da proposta ou a situação à vista, supostamente promissora, era atraente em proposta, verso e demonstrações e, sabe, que mosca não chega perto do vinagre. O mal se apresenta atrativo aos olhos e à mente. A besta da atualidade apresenta-se com duas caras voltadas à praticidade e à superficialidade cavalgando na cultura do belo, do rápido e do lucrativo, sob a dinâmica da globalização modificando a contemporaneidade, que não respeita fronteiras, idiomas, culturas, estimulando todos a desejarem a mesma coisa ao mesmo tempo, e a virtualização da realidade, a internet, que reside nas instituições privadas, institucionais, políticas, religiosas e em nossos lares e, complementa o que foi, há milênios, previsto. O agente intermediário entre estes dois elementos é o capitalismo especulativo parasitário desenfreado, que oferta, modifica e compra.

O nosso eu, o nosso olhar mais profundo sobre a vida e o nosso gênio surgem da adversidade

Desperdiçamos a vida com medo de amar, egoístas para arriscar e sem modéstia para aprender, desviando da dor inevitável no refúgio da temporalidade, tornando a vida insignificante

Roendo seu próprio coração na inveja, segue o homem seu trajeto, escravo de duas moedas, sem merecer honrarias, nem agradecer as dádivas, perdido no orgulho, a fonte de todas as fraquezas e vícios, vaidoso, despercebido que o sol brilha sem ruído, dizendo o que não meditou, alheio ao fato de que o mundo não foi feito à sua medida e que o universo é-lhe indiferente. Melhor ser um zé-ninguém servindo a uma grande obra.

A mera condição de estarmos condicionados a viver em sociedade, exige que busquemos a aprovação e a validação externa desde pequenos, afastando-nos da experiência verdadeiramente imaginativa do mundo como uma criança, consciência que deveríamos manter enquanto crescemos, para despertar o gênio adormecido em cada um de nós quando adultos. É óbvio que precisamos aprender a ser adulto e ser funcional no mundo. Mas, quando amadurecemos, temos que nos individualizar para atingir nosso potencial além de tudo que aprendemos e encontrar o caminho de volta. Jesus, em sua eterna sabedoria, disse: “ Para entrar no reino dos céus, você tem que ser como as criancinhas ”.

Quando respondemos à vida de uma forma livre do nosso condicionamento, o nosso conteúdo criativo gerador de essência, a nossa alma, o gênio dentro de nós, torna-se disponível e emerge.

Crescemos e frequentamos escolas, onde aprendemos informações sobre matemática, ciência e história, mas não recebemos a sabedoria sobre como viver a vida. Nossos pais, professores e amigos interagem conosco e nos dão o que podem, mas ensinar como estarmos presentes em nosso viver, com envolvimento e receptivos, e com capacidade de resposta para a verdade, não é foco da nossa cultura.

A sociedade é constituída sobre como verificar e fazer as coisas objetivamente e colher informações. E nossa cultura valoriza as informações e a ciência permitindo-nos fazer diversas coisas com a tecnologia que nós jamais seríamos capazes de outra maneira.

Há muito tempo, uma forma alienada de viver domina nossa sociedade globalmente, tornando-se evidente nas diferentes manifestações do corporativismo ao fascismo, à destruição da arte e do meio ambiente, forçando-nos a nos auto enclausurar numa forma íntima, para nos protegermos do convívio.

O pecado se torna bom, pois, tudo está desfocado sobre o que está certo e o que está errado.

Embora não tenha nenhuma intuição clara, acredito numa pessoa divina que possui existência necessária cuja essência e existência são idênticas, pois sua natureza é existir. Não posso, meramente, contemplando essa extraordinária essência ter provas de que ela exista, mas, deduzo que sem sua existência o universo teria que ter causa própria com fases sucessivas ligadas umas as outras. Porém, isto não eliminaria a necessidade dessa pessoa, pois não haveria nada para dar existência ao seguimento de eventos como um todo

É este o tempo em que vivemos, em que precisamos de uma teoria social da lei, para elaborar perguntas implícitas e concisas sobre a relação entre a lei e a vida social, e para responder a essas perguntas por processo disciplinado, fazendo uso de pesquisas comparativas e das generalizações interculturais, não para afirmar a validade do papel da lei , mas, para através de investigação sistêmica entender a relação entre as ordens jurídicas, sociais, econômicas e políticas

O Direito é uma ciência prática que satisfeito com os pressupostos implícitos do fundamento das funções sociais, políticas e econômicas da ordem jurídica, se move para as questões mais tratáveis do bem e o mal. Porém, quando as soluções da lei para os problemas sociais não satisfazem, torna-se necessário examinar a teoria básica da sua origem

Produto das diferenças sociais cultivadas ao longo de séculos da história humana de condições sociais impostas, é inevitável que alguns sejam ricos, talentosos e adquiram poder, e a maioria seja pobre, impotente e comum, desigualdades que determinam o sucesso e a falha. O pré-requisito inegociável do princípio da igualdade de direitos, garantidos pelo Estado de Direito que foi elaborado para assegurar justiça, igualdade de condições e um conjunto universal de regras aplicáveis à todos os cidadãos foi integrado à Lei do país, com o entendimento que somente se todos estejam obrigados às mesmas regras, que a desigualdade resultante de causas naturais seja justificável. Este é o princípio central de todo o conjunto de leis que nos governa