Coleção pessoal de ivan_teorilang

81 - 100 do total de 737 pensamentos na coleção de ivan_teorilang

⁠REFLETINDO SEMPRE
Vivemos mais intensamente em torno do amor, porém este só se fará, verdadeiramente imortal, sendo fruto de uma grande amizade. Porém para esta categoria especial de amizade, as exigências e a seleção serão mais complexas do que qualquer outra conquista. Um estágio no fracasso com pós-graduação no sucesso irá definir a quantidade e a qualidade dos envolvidos neste processo de seleção. Numa grande amizade a maior mágoa a ser instaurada será acreditar indevidamente numa mentira dita, pois esta amizade estará em risco. Não pela mentira, mas pelo fim desta confiança. Priorizar seu silêncio já é em si, um bom sinal de sabedoria, que se completará em pensar muito naquilo que tiver que ser dito. Se quiseres garantir seu sucesso, adquiras antes a ferramenta da persistência. Poderás ter muita cultura e conhecimentos, porém sem imaginação, não passarás de um mero curioso a mais. Qualquer conhecimento adquirido sempre terá um limite de conteúdos, quanto que sua imaginação, será ilimitada. Não esta em suas mãos viajar no tempo e mudar uma atitude infeliz do passado, porém tens à sua frente um universo inteiro de possibilidades disponíveis para um grande futuro. Se passares por um risco de vida, alegra-te e agradeça muito, pois isto acaba de te fortalecer mais. Se quiseres evitar as decepções e os aborrecimentos, comece por isentar outros de alguma responsabilidade contigo, contando apenas com seus próprios recursos. Ao presenciar atitudes positivas, entenda-as como grandes oportunidades para aprender mais, porém se forem estas negativas, aproveite-as, para um bom exame de consciência.

⁠ASSUMA TUAS FORÇAS
Não confunda o muito querer com o desejo de ter. Com seus desejos você apenas avalia as possibilidades, porém será na intensidade de tua vontade e a ação empreendida nesta causa, que irá definir tua posse. Suas forças não derivam de suas vitórias, isto só se consegue com o crescimento do seu empenho na batalha. Sua recusa de se entregar numa disputa acirrada, é que avaliará positivamente sua verdadeira força empenhada. Na força de seus desejos suas dificuldades se enfraquecem. Sua satisfação de vencer sempre será maior que as dificuldades encontradas e relevadas do caminho. São nestes momentos de empenho que suas possíveis barreiras se tornam um convite para o desafio, fazendo-te mais um vencedor deste embate. Será na força de sua persistência, frente ao tamanho de grandes obstáculos que irá fazer-te igualmente grande para enfrentar os revezes desta vida. Nesta dimensão adquirida, todas as barreiras, por maior que elas sejam, mudam seu nome para desafios, e estes sempre serão bem recebidos em sua ânsia de superação. Seu limite para superar tudo deixa de existir após sua primeira conquista. Uma coisa é certa, se existem barreiras, obstáculos, abismos, e outras formas de limitações, é porque existem também as superações, inspirações, fé, autoestima, convicções e a inteligência, o que irá destruir qualquer limite. Esperar pelas facilidades da vida, é o mesmo que desertarmos da guerra esperando que todas as medalhas de honra ao mérito, nos sejam pregadas no peito. Não se torne um covarde, pois seu maior castigo será ser açoitado por suas próprias lembranças, até o fim de seus dias.
(teorilang)


REFLEXÕES 01
Tudo pode gerar em torno das reflexões, pois serão elas
o começo de sua sabedoria. Porém dê muita importância às suas culpas por delitos conscientes, pois existem duas situações que sua reflexão e nem o tempo poderá apagar, serão seus remorsos. Se aprendermos a viver, com todos os sacrifícios e as vitórias, alegrias e tristezas e todas as dificuldades de relacionamentos e as regras à que somos impostos, com certeza também aprenderemos a morrer. As pessoas de boa índole sempre terão boas reflexões, reconhecendo assim os próprios erros sem acusar outros por isto, porém o mesmo não acontece com os outros. Seria possível viver uma vida fácil demais, sem nenhum contratempo ou desafios a nos inspirar? Por outro lado, Os sacrifícios em demasia, as privações, e as contrariedades, do ser humano, não seriam abusivas para a nossa jornada? Reflita, pois se pode manter num equilíbrio entre estas duas situações, basta desviar-se das duas, aceitando apenas aquilo que seja prazeroso para você. Diga não aquilo que te deixa sem perspectivas e naquela morosidade enfadonha E procure algo que te inspire com motivos de satisfações. Nós não morremos apenas quando deixamos de viver, mas sim quando perdermos as inspirações e deixamos de ser útil. Para morrer não teremos nenhuma dificuldade, podemos até deixar algumas para quem dependia de nós, porém uma coisa é certa, para viver sim é que teremos tanto trabalho. Mas se for para viver apenas como uma simples existência, não será tão necessário assim, pois se nada produzirmos, que importância teria esta vida? Os prazeres dos resultados de uma boa reflexão cura qualquer enfermidade do coração. Quando perceberes os limites da pouca qualidade de suas reflexões, aceitando até a própria ignorância, com certeza já destes o primeiro e decisivo passo rumo à sua sabedoria.
(teorilang)

⁠REFLEXÕES 02
Seremos sempre o resultado de nossas próprias reflexões.
Nada é imutável, nem as verdades ou certezas são absolutas.
Não adiante tentar adicionar mais dias em sua vida, somente ao final dela. O que mais te faltará, será a qualidade de vida que você já disperdiçou, e não a quantidade de anos vividos.
Porém, por mais velho que possamos ficar, jamais iremos deixar de querer ter, mais alguns anos ainda, pela frente. Reflitas mais, criando razões para se viver e sentir uma satisfação maior a cada passo. Se caires na pasmaceira do tanto faz, você achará que, tanto já fez, muito antes de nada ter feito. Nada pode ser considerado ótimo ou péssimo, sem que suas reflexões decidam, portanto valorize mais tais meditações, deixando que elas comandem sua felicidade. Reflita muito sobre sua conduta não se tornando um falastrão, pois se não fores o dono de seu silencio se tornarás escravo de suas palavras. Quanto menos você usar suas reflexões para decidir suas ações, mais desgotos pela falta delas irá ter. Se quiseres ter crédito com todos, começe, antes, por acreditar muito mais em você. Reflitas sempre e acredite em sua decisão, pois foi assim que o homem desceu do cavalo para embarcar num foguete e conquistar a lua. Nesta infinidade de caminhos, seria impossível a inexistência do seu. Para se chegar à algum lugar, precisamos apenas procurar o rumo da caminhada. Percorra tal caminho sem se estressar com a demora. Aprenda a curtir o cenário das margens e outros momentos diferentes que não conhecias antes. Desta forma, acabarás entendendo que nem sempre o destino traçado será tão interessante do que a felicidade descoberta na procura. No demais, tudo que for acrescentado, sempre será lucro.
(teorilang)

⁠SAUDADES 04
Nunca confundam suas saudades com simples lembranças.
Viver de lembranças realmente é um atraso de vida, pois ai se misturam as boas com as más e as péssimas recordações. Ao recordar-se dos maus momentos, você sempre ira sofrer novamente, além de desperdiçar seu tempo no presente. Saudades também são lembranças, porém nesta categoria, só caberão as melhores e imprescindíveis recordações. Quem, no presente, não curte o melhor do seu passado, nada terá para querer se lembrar no futuro, a não ser que construa, desde já, com qualidade, tais recordações. Nosso passado, aquele participante ativo de nossa história, nunca se acomoda por lá, por medo de solidão, por isto ele esta sempre presente, com os braços sobre nossos ombros.
O incrível é percebermos, enfim, que nem sempre, a própria presença física substitui uma saudade, pois temos na mente aquilo que esta presença significava na época, e não aquilo que ela se tornou agora. A presença de algumas pessoas, no passado, era tudo de bom, porém no decorrer deste tempo, sua ausência acabou se tornando tudo de melhor. Ou nos enganávamos com ela ou ela engava-se a si própria vivendo uma realidade diferente do que conhecíamos dela. Porém isto não é difícil de ser explicado, basta-nos apenas compararmos nossas saudades daquilo que já fomos um dia. Ao sabermo-nos, porém, ser o protagonista das saudades de alguém, chegaríamos, incrédulos, ao ápice de nosso contentamento, e mesmo não tendo nos atentado para isto antes, priorizaríamos agora, esta alma especial, para sempre.
(teorilang)


SAUDADES 05
Nem todas as saudades poderiam ter o mesmo conteúdo. Se pudéssemos classificá-las numa escala de sentimentos que vai de 0% a 100 % ficariam assim bem avaliadas: Saudades dos lugares, momentos e situações, 30%. Dos filmes ou peças de teatro assistidos a sós, 20%. Da mesma situação anterior, porém assistido a dois 40%. As saudades dos amigos do tempo escolar valeriam, 30%. Das amigas mais especiais deste mesmo tempo escolar, 40%. Um relacionamento especial, porém num curto tempo, 50%. Um amor fiel, que nos acompanhou até os dias de hoje, 95%. Porém, a saudade maior e mais controversa, levando-se em consideração a mesma condição anterior, mas, ao invés de permanecer até hoje, tivesse se perdido ao longo desta jornada, talvez pelas inconstâncias da juventude, orgulho ou outros fatores externos, seria avaliada em 100%. Dizem que o passado não volta nunca, e isto é uma lógica imutável, até que se crie a cobiçada maquina do tempo. Porém existem situações reais, onde aquele, consumido pelas saudades, numa situação de grande inconformismo, pela perda daquele amor, mesmo pela distância e pelo tempo, num ultimo alento, ainda consiga reunir todas as indicações do paradeiro do protagonista desta saudade. Isto feito já seria possível fazer acontecer este reencontro. Só restaria apararem-se, duplamente, as arestas obtidas, por este tempo de ausência. Fora isto, que motivos teríamos, para duvidar do renascer desta união, pela ação da magia das saudades retornando das cinzas? Se entendermos os motivos que levaram, até os grandes sábios a refutarem a certeza de tudo, então acabarás por entender também a possibilidade de tudo. Sendo assim as peculiaridades que formam as saudades acabam por releva-las a um patamar acima do anterior, de onde nem se vê o próximo degrau.
(teorilang)

⁠SAUDADES 03
Somos todos um conjunto de saudades de boas lembranças.
São elas que nos movem adiante, apesar de serem saudades que ficaram para traz. São até preferíveis os reflexos das dores assimiladas pelo tempo, ou as saudades que quase se perderam, do que o triste vazio sentido pela falta de conteúdo, como se nem tivéssemos passados por elas. Se as saudades deixadas ou sentidas nos derem mais anos de vida, eu já me sinto eterno, pois minhas memórias insistem em viver daqueles bons momentos. O que mais aviva tantas saudades são as trilhas sonoras vividas na época, e que não conseguiram serem dissipadas, pela força da modernidade. A cada acorde, um pulsar que nos lembra de alguma donzela, e a cada tema, aquela especial que nos imortalizou. Dizer que se morre de saudades, seria um contrassenso, pois tais saudades nos revitalizam. Equivoca-se quem troca o nome desta passagem saudosa, para pesadelos por tempos ruins, que já deveriam ter morrido logo, na origem. Portanto pense bem antes de abrir a porta, errada, pois poderás estar exposto ao vento trazendo de volta as paixões, ou às tempestades daquele tormento que pensastes ter sucumbido. A tudo que insiste em ficar, daqueles que se foram, dá-se o nome de saudades, mesmo que elas sejam benéficas ou inaceitáveis. Um abraço pode envolver algum alívio ou dores, porém jamais superará as tantas outras, pelas impossibilidades deste abraço. Sinta-se feliz por suas saudades, pois isto quer dizer que tua vida, pode não ter Sido glamorosa até aqui, porém não te faltou conteúdo. Se te faltar fé, amor, esperança, e o encontro com tua alma gêmea, você realmente passou pela vida sem tê-la vivido, pois ainda perdestes assim, até o direito e o motivo às saudades.
(teorilang)

⁠SAUDADES 02
Apesar de cada um de nós sermos únicos, isto não quer dizer que sejamos totalmente diferentes de todos, pois em nossa formação integral, temos um pouco de cada um daqueles que conviveram conosco, e até das saudades que deixamos e trazemos na vida. Somos como uma colmeia completa, onde cada elemento só irá ter sua significância em conjunto, e as saudades juntamente com as lembranças, se encarregarão da união pela nossa formação. As pessoas mais especiais em nossas vidas deixam até mais que saudades, pois ao partirem levam consigo, parte de nossas almas. As saudades poderão ser medidas da maneira mais sofrida, pelas dores, decepções, ausências e ansiedades, porém será no próprio amor a sua plenitude. Porém como tudo tem seu lado inverso, acautele-se, pois, no mesmo caminho que alguns deixam saudades, outros podem deixar o alivio de sua ausência. Prime pelos motivos do coração gerando quantas saudades puderes, pois na falta dela, a solidão será sua companhia. Deveríamos viver exalando motivos de boas lembranças, desta forma nem a morte nos venceria, pois seríamos imortais na mente daqueles a quem cativássemos, mesmo que da maneira mais simplista e sutil possível. Para que nosso dia seja completo ele, no mínimo, têm que nos proporcionar sempre aqueles tenros momentos de desejos, acompanhados de sonolentas saudades e a calmaria indolente das boas lembranças. Saudades não define nenhuma separação, mas sim que já estivemos juntos. As saudades daquilo que fizemos sempre será mais valiosa e saudável do que as saudades do que não fizemos, pois esta ultima ainda nos trará a decepção pela falta desta tentativa. Existe ainda aquela saudade agoniante, onde se explicaria com a falta do movimento da alma para acompanhar o corpo, naqueles momentos onde a mente age com a razão e o orgulho, esquecendo-se da emoção, assim sua altivez momentânea, será mantida, porém seu arrependimento poderá ser eterno. A saudade é poderosa, ela viaja no tempo e dissipa a distância, te coloca em contato com o fruto desta lembrança e até consegue refazer ou continuar histórias, perdidas no passado.
(teorilang)

⁠SAUDADES 01
Não confunda os bons sentimentos das saudades com as lembranças dos piores momentos que tivemos na vida.
Uma coisa é relembrar, cheios de emoção, os momentos inesquecíveis que ajudaram no crescimento e adicionaram os conteúdos humanos mais necessários à nossa alma. Outra é nos fazer sofrer a cada recordação infeliz e cruel. Saudades são os melhores momentos de uma vida, é o que realmente valeu a pena. Saudades são manifestações da alma inconformada, por ter sido tirada de uma época gloriosa e pulsante, de onde jamais desejaria ter saído. Época de magia, onde se cultivou as coisas do amor e da amizade em toda sua plenitude. Nada poderá substituir aquela ausência sentida da voz e até do cheiro de alguém que se imortalizou em nós. Diante tais acontecimentos da memória, temos até dificuldade em saber se realmente as tais, boas lembrança, nos fazem bem ou nos angustiam. Se a existência das lagrimas tiverem dois sentidos, um para as boas recordações e outras para a dor, só cabe a nós sabermos como distingui-las. Apesar daqueles arroubos da juventude percebemos, atônitos hoje, que além de nem todos os bons sentimentos terem sido correspondidos, eles, mesmo sidos, não se perpetuaram como acreditávamos. Porém uma coisa é indiscutível, nossa vida sem as passagens sentimentais deste nível, jamais teria tido aquele clamor que só os privilegiados tiveram. As ausências sentidas hoje, já apagaram as paixões passageiras, porém aguçaram as que realmente foram importantes. Estas, num simples acorde musical ouvido, nos remetem de voltar ao tempo, fazendo-nos até ir às lágrimas ali naquele canto, onde ninguém irá notá-las. Porém, pior que a distância de corpos é a da saudade, esta é como a leve brisa que nos refresca no verão, porém pode até nos congelar no próximo inverno.
(teorilang)

⁠DECEPÇÕES
Não te desespere frente tuas adversidade, pois os melhores resultados sempre acontecem após estas decepções.
Será apenas com teu suor que as coisas irão acontecer.
Há momentos que não se deve esperar nada de ninguém, pois suas decepções poderão ser ainda muito maiores. Evite-as trocando tais decepções por possíveis surpresas.
Nossas decepções pode até ser um sinal divino para que mudemos de direção. Decepcione-se sim, mas das vezes que desistiu sem nem tentar. A única maneira de não se lamentar por suas decepções, será evitando-as, sonhando menos, esperando menos, e tendo menos expectativas, pois muitas vezes esperamos demais de quem nem tem para oferecer. A esperança existe para que a decepção não se instaure de vez, pois, em nossa falta de fé sempre enxergaremos motivos para este desânimo. Entendamos que a vida não é decepcionante, ela, apenas tem seus momentos ruins. Você sempre receberá de volta aquilo que distribuíres. Esparrame esperanças temperadas com ação e determinação, evitando expectativas, a matéria prima da decepção, e terás como retorno o sucesso como premiação. Não se iludam com traições dos inimigos, pois destes podemos esperar de tudo, menos, traições, coisa que só acontece vindo de amigos. A felicidade não poderia ser tão intensa se não fosse as decepções a equilibrá-la. Só saberá ter encontrado a felicidade, aquele que já tenha sofrido ao passar pelas inclemências das decepções. Porém a mais pura, nua e crua das decepções, aquela que pode até te levar à morte, é acreditar ter ganhado a sorte grande, porém não ter se lembrado de registrar o jogo.
(teorilang)

⁠DUVIDAS
A dúvida é fundamental numa relação entre humanos, pois ter certeza absoluta de tudo chega a ser irresponsável.
Todos os nossos conflitos pessoais giram em torno destes momentos de incertezas. As pessoas com alguma cultura ou discernimento, sempre estarão vivendo este dilema, imposto pela dúvida, enquanto que para os mais simplórios e ignorantes isto não acontece, pois estes sempre estão na certeza de tudo. Para que cada certeza razoável possa existir terá que haver dezenas de outras razões para que a dúvida prevaleça. Ou seja, fica muito difícil usarmos de sensatez dentro de um mundo, beirando a insanidade. Se passarmos a acreditar naqueles que prezam e buscam pela verdade, confiaríamos neles, após as encontrar? Sempre iremos nos abalar frente às dúvidas de nossas próprias convicções. Em nossas conveniências, muitas vezes preferimos nos enganar, se isto nos render algum prazer do que termos certeza daquilo que possa nos desagradar. Nossa sabedoria é avaliada pelo tamanho da lista de nossas dúvidas, por isto procuro ficar sempre no equilíbrio entre duvidar de tudo e acreditar em tudo, pois de um lado ou do outro minha ignorância seria totalmente escancarada. É preferível a angústia de uma dúvida do que a morte pela mentira e até a insuportável dor da verdade, porém pior do que a dúvida de um talvez, ou a certeza de um não, será tua constatação da falta de “apenas um triz” para ter vencido. Será muito melhor termos uma incerteza na mente do que a fatalidade de uma certeza consumada. Saberás estar no caminho da certeza ao encontrar a dúvida de sua dúvida. Para aqueles que nada sabem, como poderão duvidar de alguma coisa? Nada mais nos dará tanta certeza quanto à certeza de uma incerteza. Se uma despedida pode ser tão sentida, imagine se ainda tiveres na duvida de um retorno?
(teorilang)

⁠O TEMPO 04
Como para tudo se tem um tempo único e certo, imagine a importância em sua vida ao se deparar com o esperado tempo para a concretização de teus sonhos! O tempo é a argamassa da vida, é disto que ela é feita, portanto qualquer desperdício de tempo poderá te tirar parte desta tão sonhada morada. O tempo é indomável, por enquanto, pois seus dias estão contados até a invenção da maquina que leva o seu nome. Certo esta o poeta ao afirmar que, podemos até enganar uma pessoa por muito tempo, e outras ainda, por algum tempo, porém será impossível enganar a todos por todo o tempo. Só há uma forma de vivermos muito tempo bem em sociedade, é só nos permitirmos sermos enganados, enganando também. Se perguntássemos a todos, o que seria mais importante, uma verdadeira amizade ou um grande amor, a resposta unanime seria o amor. Então aproveito para perguntar novamente_ se for assim, então porque é que o tempo que fortifica as grandes amizades é o mesmo tempo que enfraquece o amor? A velocidade do tempo nos faz ultrapassados no mesmo instante que tentamos ser atuais, acompanhando as ultimas tendências. O passar do tempo é impressionante, pois quase tudo que escrevi e revisei, há um ano ou mais, relido agora, me faz parecer tão sem sentido, que tenho que revisar novamente. Se passarmos a usar sempre aquele bom tempo para reclamar, este tempo nos sobraria para concertar, E com certeza deixaria de ter tantos motivos para contestar. Ansiedade é o nome dado entre a diferença do tempo de deus e o nosso. O tempo pode até nos ajudar a mudar nossos princípios, porém jamais nos isentará daquilo que já fomos. Se quiseres avaliar o grau de sua notoriedade, marque em quanto tempo sua ausência demorará a ser notada. Muitas vezes a sua importância para alguém não reside, apenas, no fato dos sentimentos dela por você, mas sim na conveniência pelo tempo, daquilo que você sempre ofereceu a ela.
(teorilang)

⁠O TEMPO 03
Valorize e priorize mais seu tempo, pois se tudo perderes, tudo poderá ser reconstruído, quanto ao tempo perdido, jamais, em hipótese alguma, poderá ser recuperado. O tempo tem suas peculiaridades, ele é visto e sentido de muitas maneiras, e levando em conta às diversas situações. Se dependeres dele para se obter uma resposta afirmativa, importante, que poderá mudar o rumo de uma vida, ele se arrastará para chegar até você, angustiado pelos resultados desta informação. Poderá ser muito curto se estiveres comemorando uma grande vitória. Porém, rápido demais para os indecisos. Muito longo para se chorar uma perda, porém infinito e paradisíaco para os amantes. Existe também aquela situação paradoxal, onde o amor poderá acontecer num simples fragmento do tempo, porém com a intensidade de uma radiação cósmica, mutar e se eternizar sem nenhuma força para regredir ao início. Não percas tempo com pequenas anotações para ficar na lembrança, pois poderás não ter tempo para formalizar o teu relicário. Tempos ruins já aconteceram e ficaram perdidos por lá, troque tudo pela poção magica da esperança e renove as ferramentas para a realização. Não tenho saudades, pois o tempo para isto já se inspirou há muito tempo, o que ainda tenho são boas lembranças. Se fores comodista nem conte com o tempo, pois quando pensares deixar para o futuro, ele já terá virado passado. Não se lastime, pois tudo tem seu tempo, se neste ele o atormenta, no próximo poderá inunda-lo de alegria.
Existe solução para tudo, para os equívocos a elucidação,
Para o fracasso um novo começo, porém para os amores impossíveis, somente o tempo, com todos os seus segredos.
(teorilang)

⁠O TEMPO 02
Ao “matar” seu tempo, com situações ou motivos fora de tempo, você nunca poderia ser compreendido como um assassino, pois tal deslize estará sendo praticado contra si próprio, e ai a morte passaria a ser considerado um suicídio. Porém, como exceção a esta regra, se este tempo perdido te propiciou algum prazer ou deleite, deixou de ser perdido. Pense muito bem, pois, seu curto tempo de vida jamais será alterado, e a cada momento perdido na juventude terá que ser descontado, infalivelmente, em sua longevidade. Percebemos numa situação, entre o tempo e a paciência, um verdadeiro paradoxo, pois mesmo tais circunstâncias sendo opostas, nenhuma perde, seu grau de importância para a outra, pois as duas sempre serão imprescindíveis dentro do contexto à que pertencem. O, pretender, muitas vezes nos surpreende com aspirações interessantes, como não desejar ser velho, por exemplo, ninguém quer esta realidade, porém todos ambicionam ter uma maior longevidade possível. Uma coisa é certa, porém, contrariando o que poderíamos entender como lógico, hoje ninguém cogita ter muita saúde lá no futuro, apenas um dilatado tempo de vida, ou seja, preferimos estar muito tempo doentes e sofrendo, do que mortos antes disto. Entendam, não temos escolha, ou vivemos bem ou morremos mal. Como o impossível é apenas uma questão de tempo, tudo passa a ser possível, já que o tempo e a vida vivem de mãos dadas. Leva muito tempo para chegarmos à meia idade, porém dai para frente o tempo se encarregará de se degenerar e desfazer esta matemática. O tempo é tão equilibrado que pode acrescentar, eliminar ou transformar tudo, sem nada e nem ninguém, destruir. O tempo é tão acelerado que precisamos da metade dele, nos preparando, para poder aproveitar muito bem a outra.
(teorilang)

⁠O TEMPO 01
Administre seu tempo e curtirás muito mais o seu intervalo.
Nunca desperdicionaríamos nosso tempo se neste tempo aprendêssemos com nossos erros. Porém teríamos que aprender também com os erros alheios, pois jamais teríamos tempo disponível para cometermos todos os erros. Valorizar os acontecimentos pelo tempo de duração seria um equivoco, pois tais fatos só adquirem valores pela intensidade e motivações em que foram criados, como o êxtase de momentos inesquecíveis e às amizades especiais. Existe um tempo em nossas vidas que se faz necessário trocarmos até os próprios colchões, que já adquiriram nossos contornos pelo uso, e desistirmos dos mesmos caminhos surrados, que nunca nos levou a lugar nenhum. Batermos o tempo todo na mesma tecla, só vai coloca-la em risco de quebra, deixando intactas as outras que poderiam formar as palavras indicativas do rumo à vitória. Não gaste seu tempo apenas temendo cometer erros, pois este tempo perdido poderá ser usado tentando os acertos. Esteja certo que no tempo de sua maturidade, terás mais motivos para arrepender-se de não ter feito, do que, ter feito. Pensar, em como, apenas, passar seu tempo, irá inibir o bom aproveitamento dele ao ser, utilmente, consumido. Se tiveres pressa para ceifar os ramos de trigo, antes demore amolando, muito bem, o alfanje a ser utilizado. A pressa poderá ser inimiga, mas com a total falta dela, poderemos perder muito mais tempo, desnecessariamente. Na juventude, frente aos avós, sempre entendemos a velhice como um futuro mais distante do que o necessário, porém, curiosamente, para estes avôs, foi somente um breve passado. Sem tempo para raciocinar, nem percas seu tempo para aprender, pois um depende do outro. As situações mais necessárias, porém, muito difíceis de serem realizadas: Relevar um insulto, preservar um segredo e, finalmente, priorizar o boTeorilangm uso do tempo, pois este nunca voltará.
(teorilang)

⁠DISCERNIR PARA EVOLUIR
Entenda de uma vez, por mais que você consiga adquirir nesta vida, nunca será seu para sempre, mas sim e tão somente, um empréstimo. Quem já se foi deixou para que você tomasse conta até que o próximo te substitua. E assim a vida segue seu curso, neste intercalar infinito de posses passageiras. Porém é o grau da importância dada por todos á este simples toma lá da cá, é que irá formar sua essência, e fará a diferença em sua evolução. Jamais um usufruir de forma ilícita poderá ter a mesma importância daquela posse conseguida à duras penas. Como jamais terá alguma chance de evolução quem rouba de outros aquilo que não fora a ele destinado. Desta forma, equivocadamente, perderá um precioso tempo, carregando uma missão alheia, que em nada a ele será acrescentado, e se nenhuma atitude houver para reverter tal deslize, terá como destino, se acabar no limbo das ilusões perdidas. Assim sendo, sua regressão será real, e será reenviado para um novo começo desta etapa sofrida a que ainda pertencemos. Enquanto que á vitima deste episódio, todas as chances se multiplicarão para um desfecho, com louvor, desta necessária fase. Portanto, valorize mais seus semelhantes e as coisas e os momentos mais simples, que te colocará numa situação favorável à compreensão final deste discernimento. Caso contrario, estarás sempre retornando ao começo desta penosa universidade da vida, sem nunca conseguir diplomar-se para assumir seu lugar, merecido, no ápice da evolução, a caminho de sua emancipação e glória.
(teorilang)

⁠CAINDO EM SÍ - 02
Não espere que a vida sempre te receba com sorrisos e de braços abertos, pois isto só acontecerá se você der motivos. Portanto preze seu bom comportamento e suas gentilezas. Faça do seu sorriso o seu cartão de visitas, expandindo sua simpatia e sua credibilidade. Esteja sempre preparado para aquela oportunidade tão especial, pois ela poderá se esvair rapidamente, e comprometer, previamente, o seu futuro. Acreditar é vencer, e adquirir coragem é a mais importante arma de um guerreiro no seu terrível campo de batalha. Você aprende, quase de tudo, nas universidades, porém o, “quase” irá te impedir de completar seu aprendizado, pois ele consiste nas melhores lições ministradas pela própria vida. Você aprenderá a se reerguer a cada tombo, a cicatrizar e valorizar cada ferida, e a contornar todos os obstáculos. Reflita bem e distorça cada detalhe viciado, que á primeira vista lhe pareça indiferente e até certo, porém a realidade mostra outros valores não reparados antes desta análise. O certo não seriam as vitórias e mortes nas batalhas, mas sim a diplomacia evitando tais confrontos. Não seria certo também, até se entristecer com a miséria de alguém, mas sim, ajudá-lo de fato a suprir suas necessidades neste instante. Também seria muito errado inconformar-se, irado, com a conquista alheia, por inveja, mas, ao invés disto, alegrar-se por ela e parabenizá-los por esta glória. Errado também seria elogiar, falsamente, seus amigos saindo às ruas, reivindicando melhores condições de vida aos políticos, onde você também seria tão beneficiado, quando o certo seria acompanha-los nesta empreitada. E por ai vai, a lista é muito extensa para que não nos importemos, com ela. Use o seu raciocínio acompanhado de sua sensatez e alivie sua consciência, ajudando a reverter tais situações cruéis e equivocadas, em benefícios e refrigério ao seu semelhante.
(teorilang)

⁠A VIDA É APENAS UM SOPRO?
A vida é tão curta que já nascemos nos vacinando, como um preparativo para nos distanciarmos desta fatalidade mortal.
Porém se pensarmos assim e levarmos ela tão a sério, logo estaremos mortos, em vida, sem termos chance de conhecê-la.
Ela é verdadeiramente curta se comparada a outros mistérios e a imensidão do universo, porém se bem administrado, nosso cérebro poderá estendê-la pelo infinito afora, apenas usando o nosso exclusivo, e insubstituível dom mágico, da imaginação. Imaginar é saudável e preciso, viver é apenas sua consequência. Não há vida que sobreviva à fria austeridade de qualquer realidade sem podê-la equilibrar com a uma fértil imaginação. Ela é ilimitada, tem o tamanho do universo e expande com ele.
É uma dádiva divina de onde nascem os prazeres, quanto que
À importância do conhecimento, que é o que divide ao meio nossa essência, além de limitado, poderá ser um martírio se levado tão sério. Os sonhos, irmãos noturnos da imaginação, nos fazem companhia, até o retorno dela, que se ausenta todas as noites para recarregar suas baterias com a sua magia, e nos despertar depois com os tépidos raios do amanhecer. Desta forma, a vida deixa de ser curta e maçante, para todos aqueles que possuem a sabedoria desta necessária consciência. Para os outros infelizes, vivemos apenas nos desviando da rude realidade que nos cerca pelas funções dos órgãos, tecidos, glândulas, nervos, cérebros e veias, dividindo seu espaço com uma quantidade maior de bactérias do que as próprias células. E este conjunto todo, ainda exposto a uma atmosfera hostil de um planetoide perdido num espaço sempre bombardeado por irradiações e resíduos estelares, vagando ameaçadoramente. Porém, para estes últimos espécimes, isentos da qualidade de seu pequeno cérebro, entendem-se enclausurados nesta frágil redoma terrestre à espera do primeiro desequilíbrio natural local dos vírus e ou do cosmos, para ter seu fim decretado. Assim, nossa vida não passaria mesmo de um sopro em seu alento final.
(teorilang)

⁠VOCÊ NO COMANDO
Tranquilize-se com a qualidade daquilo que tens recebido, pois, para cada ação tua, gerará sempre uma reação, porém adquirindo ainda mais energia, neste retorno até você. Se as reações te incomodam capriche na sua próxima ação. Se te achas em situação de inferioridade, e acreditas que não terás força para superar isto, perceba primeiro que, esta situação só acontece por acreditares menos em ti. Supera-te em teu íntimo que pouca coisa, ou quase nada será invencível para você. Percebas então que sua maior satisfação e dificuldade será vencer, apenas a si próprio. Comece por levar a sério suas escolhas assumindo de vez sua decisão de decidir, pois se te amedrontas com os resultados, imagine se deixares de decidir alguma coisa! Decidindo-se, terás a oportunidade de fazer acontecer o que lhe convier, não decidindo terás que aceitar o que vier. Porém para que isto tenha sentido, não perca mais tempo em suas divagações. Reflita bem e alerte-se para a cotação atualizada de valores, para as situações mais importantes: um hoje vale por dez ontens e cinco amanhãs. Se deixares para amanhã, este teu ontem perderá todo o seu valor, enquanto que o amanhã, advindo deste ontem, correrá o mesmo risco e fará que seu próximo amanhã possa inexistir. Passamos por tantas inconveniências que estamos sempre no limiar da desistência. O que nos impedirá desta escolha derrotista, será apenas o fato de já termos em nós aquela razão latente de viver, e seus nobres motivos para insistir nesta luta. Sejas persistente em suas determinações, pois se o pensamento amadurece e o desejo inspira, a fé conclui.
(teorilang)


PRECEITOS BÁSICOS PARA A VIDA:
Alivie o seu fardo de cada dia “rezando” estas palavras e acreditando em cada uma delas como seu único guia:
Realce sua fé, realize seus sonhos, supere suas mágoas, derrote a falsidade, releve as desavenças familiares, perdoe sem julgar, cure suas enfermidades com sua alegria, fortaleça-se com as próprias vontades, aceite as mudanças vitais, tenha humildade para reconhecer, força para resistir, inspire-te com os desafios, ignore a inveja, independa de alguém, resigne-se para aceitar as limitações, mas resista para tentar superá-las, detenha as expectativas evitando as decepções, elimine todas as suas certezas, raciocine antes de falar ou preserve seu silêncio, alegra-te com a felicidade alheia, ignore o seu passado, preserve as emoções, ouça mais, aprenda com os erros, agilize as esperanças, equilibre as ansiedades, valorize mais quem te valoriza, releve quem te releva, tolere todas as diferenças, permita-se às novas ideias, e a novos rumos, considere outras opiniões contrarias. Porém, finalmente, não ache que todos os preceitos acima estejam completos para maravilhar-se com os resultados, pois somos todos únicos e mutáveis, e nossos valores sempre acompanharão esta tendência, sendo ideais para alguns e até detestáveis para outros. Faça valer o que acreditas, priorizando sua fé em deus, sem exigir o mesmo raciocínio dos outros, e sua vida será mais prolongada pela saúde de sua consciência.
(teorilang)