Coleção pessoal de ivan_teorilang

41 - 60 do total de 737 pensamentos na coleção de ivan_teorilang

⁠NOME DE DEUS, SOMENTE
COM LETRA MAIÚSCULA
Perdoem-me aqueles que eu não conseguir fazer - me entender. A minha intenção aqui, jamais será parecer-me melhor que alguém, ou mais culto ou letrado do que, quem quer que seja. Isto é mais um desabafo do que uma crítica ou uma aula. Refiro - me ao tratamento dirigido a Deus ou à Jesus Cristo quando escrevemos a respeito. Fico abismado quando leio qualquer artigo onde a referência é Deus vem trazendo a letra "d”, no diminutivo. Tanto a palavra Bíblia, como, Deus, entre outras, já deixou, a muito tempo, de ser um substantivo comum para se tornar um substantivo próprio. Se Deus é Único e a mais sagrada das criaturas, por que referir - se a Ele no diminutivo? A não ser que estejamos nos referindo á deuses fictícios. Entenda aqui as formas corretas e (mais simples) de nos referirmos a Ele, mesmo que só moralmente, pois não precisamos de qualquer outro motivo para isto. Quando nos referirmos a Ele, independente da localização na frase, se no inicio no meio ou no fim, letra maiúscula sempre. Quando nos referirmos a qualquer situação baseada nEle, como pronome pessoal de referencia, letra maiúscula na segunda letra, como ai esta. Todas as vezes que estivermos referindo-nos a Deus, ou á Cristo, mesmo que sejam usadas outras formas para isto, como, Criador, Pai, Jesus, Jeová, Redentor, Salvador, Senhor, Altíssimo, Provedor, Redentor, Eterno, ou qualquer outra palavra que a Ele se refira, letra maiúscula sempre.
O contrário disto seria pura falta de respeito. Com ou sem apóstrofos, as duas maneiras estão corretas:: d'Ele, n'Ele, d'Aquele, n'Aquele, pel'O. Casos em que a segunda parte, forma masculina, é aplicável a Deus, a Jesus à Maria etc..; d'Ela, n'Ela, d'Aquela, n'Aquela, pel'A, n'Ela, pel'A. Sei até que, além do próprio corretor ortográfico, vão aparecer os catedráticos e os professores de plantão, não tão favoráveis à esta regras, e eles até teriam razão, em se tratando de gramática pura, porém não como uma reverência ou um cuidado especial a quEm tudo representa no Universo. Portanto prime por louvá-Lo sempre desta forma, pois é preferível errar na gramática e agradar ao nosso Criador, do que corrermos o risco, até de ignorá-Lo.
(teorilang)

⁠PÁSCOA X PANDEMIA
Mais do que nunca, diante os fatos, se faz presente a necessidade de se celebrar a nossa verdadeira páscoa.
Estamos todos naquele mesmo barco que se afunda a cada gemido, e a cada turbulência, causada por ondas crescentes.
Agora é época de renovar para renascer ou reinventar para suportar. De outra forma nos afundaremos nesta maré descomunal, que neste instante, se abate sobre nós. Quer percebamos ou não, em nosso íntimo, sempre fomos um renascer de momentos, porém, muitas vezes para pior. A qualidade que tínhamos ontem, já se perdeu daquilo que somos hoje. Este nascimento aliado à morte e ao renascimento faz parte de uma mesma existência. Desejar que o mundo mudasse é nos auto-ordenar a mudá-lo. Porém um renascer só terá fundamento se incluirmos neste processo a renovação, pois renascer sem renovar é o mesmo que continuar sem vida. A celebração da ressureição de cristo é a maior prova de autenticidade de sua santidade frente ao Criador. A pandemia é o sinal, a desvalorização das virtudes, o motivo, e a cura é nossa necessária redenção. Cristo tem nos mostrado o espetáculo de sua ressureição, não apenas no livro sagrado, mas a cada detalhe do capricho nas flores, a cada uma das inúmeras tonalidades presentes nos colibris, e nas estrelas, além do zelo e cuidado com suas, persistentes criaturas humanas. Se entenderes que a ressureição de Cristo nada acrescentou à sua vida, é porque aquilo que você chama de vida, deveria chamar-se apenas existência, como acontece com os animais. Faça desta páscoa, a tua páscoa. Faça desta ressurreição, a tua ressurreição. Nunca se entregue, pois é somente diante as adversidades que poderemos vislumbrar uma nova oportunidade.
(teorilang)

⁠EVOLUA COM A PANDEMIA
A pandemia é cruel e sofrida, porém ao refletirmos sobre, percebemos que mesmo ela, ainda irá acabar nos proporcionando algum legado altamente positivo.
Se fizermos uma associação entre a pandemia e o tempo, ficaremos perplexos com os resultados. Como já sabemos,
O tempo é irredutível, pois em nossa caminhada pela vida afora, nada poderia voltar atrás para ser contornado após acontecer. Ou nos preparamos com algum tempo estimado de antecedência ou perdemos tempo. Porém como tudo é possível neste mundo, agora percebemos que até o tempo acabou se submetendo para auxiliar alguma mudança de destino que se fazia necessária ao vivenciarmos esta nova e surreal ocasião. Devido á um grande milagre, toda esta estrutura montada pelo tempo, a ser administrada pela eternidade acaba por sofrer uma ruptura em seu alicerce principal. Esta ruptura, providencial, acabou por nos proporcionar um intervalo naquele ritmo equivocado de vida que vínhamos levando. Então é chegada a hora de aproveitarmos esta falha no tempo para corrigi-lo. Temos neste momento em nossas mãos, toda a oportunidade para reavivarmos nossa fé, pois somente ela tem o poder de realizar o impossível. Esquecermos de vez que nosso ritmo anterior já estava comprometido com a pior das derrotas, devido todos os enganos que estávamos praticando, e retomarmos ao nosso verdadeiro caminho que se perdia na cegueira das ilusões. Devemos agradecer muito a Deus pela oportunidade desta evolução, pois o que estava em jogo era nosso próprio espírito cada vez mais perdido no limbo de nossa frágil existência. Lembrem-se pois, que as regras do isolamento são somente físicas e em nada poderá impedir nossa evolução espiritual. Façamos pois, agora, de nosso lar o nosso templo, realçando, desta forma os sentimentos que se perdiam.
(teorilang)

⁠REFLEXÕES 02
Valorizarmo-nos mais, eis ai o caminho. Se continuarmos a olhar apenas para o que se passou e para o que poderá vir, sem ação, nada conseguiremos modificar. Porém ao passar a compreender que, apenas olhando para dentro de nós, é que conseguiremos aperfeiçoar aquilo que sempre esteve em nossa essência, ai sim tudo poderá se transformar. Todas as vezes que nos iludirmos acreditando, piamente, já sabermos nosso destino, mesmo sem refletir a respeito, é ai que nosso senso de rumo se perde com maiores facilidades. Assim nosso equilíbrio interno, perderá o prumo, antes mesmo das considerações externas dos críticos. Desta forma você sempre terá aquele seu verdadeiro destino traçado e integral à sua disposição, pois mesmo que as fraquezas e os tombos descuidados aconteçam, você terá sempre esta reserva de discernimento aguçado a seu favor. Podemos até superar situações negativas em nossa retaguarda, porém dificilmente, aquelas que acontecem em nosso interior. Uma coisa é certa, só valorizaremos as vitórias, se antes tivermos conhecido o amargor das derrotas. Apesar de que, o principal em nossa existência, nem serão sempre as temíveis derrotas, pois estamos expostos a todas elas, mas sim nos prepararmos para a próxima batalha com as experiências anterior. Nunca deixes para colocar amanhã em prática aquela decisão que tivestes ontem, pois o prazo de validade dela se inspirará hoje. Jamais se iluda tanto com tantas facilidades encontradas para alguma realização, pois se este caminho ainda estiver aberto é porque outros já desistiram dele. Deixar de culpar outros por suas contrariedades seria de muito bom tom, pois seremos sempre fruto de nossas próprias escolhas. Em suas dúvidas para começar algo novo, por menores que elas sejam, informe-se sempre antes, pois poderá estar ali, naquele pequeno detalhe, a chave de sua derrota. Nunca será tarde demais para ainda vir a ser aquilo que sempre desejastes ser, lá do fundo de sua alma.
(teorilang)

⁠INGRATIDÃO
Negação e falta e de reconhecimento por benefícios recebidos.
Todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade. A ingratidão se faz presente, quando frente ao desinteresse e a insensibilidade de se reconhecer favores. Apesar de ser um direito pessoal, o de se optar pela ingratidão, ou pelo reconhecimento, este é um direito apenas superficial, cuja conduta humana poderá aprovar ou não. Mas em se tratando de virtudes como o caráter, dignidade, e a compreensão, este ato passa a ser visto com admiração, e agirá como estímulo para que este benemérito continue com sua ação invejável de cidadania. Caso contrário, este cidadão, sendo vítima de mais uma ingratidão, poderá deixar seu posto de benfeitor para ocupar, o já abarrotado, grupo dos avaros e egoístas, que cada dia cresce mais. Se fores daqueles que, fraternalmente cultiva a bondade por desprendimento, sem nenhum motivo para se preocupar com reconhecimentos, ajudando outrem de maneira anônima, pode esperar que, normalmente, sentirá logo em seguida o peso da ingratidão, mesmo sem a considerar, praticado pelos velhos e conhecidos oportunistas de sempre. A ingratidão mais perversa é cometida por aqueles que já ajudamos em seu crescimento. Nosso erro não é criar motivos para que outros nos deem créditos por isto, mas sim chocarmo-nos com a falta de valorização à nossa consideração. Tudo isto nos afetará de maneira a nos levar a termos em mente a predeterminação calculista de que todos não mais deverão esperar de nós aquilo que nunca nos deram em troca.
“a ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos.” (GOETHE)
“todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos da humanidade”.
((teorilang)

⁠DISCERNIMENTO
Discernir é ter sua visão aguçada além dos limites materiais. Aquele que supera sua miopia na amplidão de sua própria existência, não se perde nas dores das divagações desnorteada querendo entender a todo custo a alma humana nesta grande jornada pela vida. Muito além daquilo que você acha que já aprendeu neste curto espaço de sua existência, o discernimento se completa com a percepção, adquirida à duras penas, na formação de seu espírito. Nos ingredientes da receita que formam o discernimento, se destacam a compreensão, o critério e o conhecimento, com uma boa dose de bom senso, os quais irão te levar mais próximo ao entendimento para a decisão final, que irá formar a sua própria opinião, diante de qualquer situação. Caso queira adquirir o discernimento necessário para tornar mais leve o fardo que carregarás por toda sua vida, nunca se estresse com a impaciência, pois ela será sua inimiga natural, o que deturpara a formação de uma ideia mais saudável na compreensão das coisas que lhe permitirão chegar a qualquer conclusão. Não se esqueça também que faz parte de um discernimento adquirido, saber que, em muitas circunstâncias, aquilo que é verdade para alguns nem sempre é a mesma para outros, portanto nunca deixe de levar em conta também a precaução, colocando-se, desta forma, do mesmo lado de seu interlocutor, assim como a análise daquilo que o tenha levado àquele raciocínio diferente do seu. Não se consuma tanto tentando encontrar a grande verdade, pois esta nada mais é que as fagulhas das cinzas de uma fogueira espalhada pelo vento numa noite de verão. Muitos poderão apanhar no ar, cada fragmento destas cinzas antes que elas se dissolvam por completo. Se juntarmos todos estes fragmentos como num quebra cabeças, somente ai poderemos desvendar a grande, única e verdadeira verdade, porém nem assim nos satisfaremos com ela.
(teorilang)

⁠DEUS PERDOE SUAS CRIATURAS
Deus é a essência de nossa própria existência.
Se Sua presença é tão clara, tão evidente, quando olhamos com os olhos do coração e da razão, questionar Sua existência passa a ser blasfemo, desonesto e imoral. Devido às adversidades inevitáveis que vivemos, muitos passam a se afastar dEle, quando deveria ser o inverso. Nossa ignorância materializa nossos corações e nos cegam, tirando-nos a fé. Neste mundo, como tudo tem seu oposto, existem pessoas esclarecidas que teme perder sua importância para com Deus, e com isto não o encontrar, como também existem aqueles pecadores carregados de remorsos, por culpas conscientes que temem encontra-Lo. Se deixamos de ter tempo até para a família, que está visível e sólida ao nosso lado, o que se esperar daquilo que nossos olhos insistem em não enxergar? Nossa ignorância é tanta que achamos que algo só por ser inexplicável, deixa de ser possível. Por mais que imaginemos saber, do que vale nossa vã sabedoria perto daquEle que é o criador de tudo que existe? Jamais deveremos nutrir o sentimento da pretensão ao queremos entender tudo de Deus em sua infinita onisciência. Já deveriam bastar para nós, suas palavras registradas na Bíblia, o mais sagrado dos livros, o qual estamos sempre a ignorar. Desculpamo-nos sempre, usando a falta de tempo, sem nos lembrar de que, tempo infinitamente maior, é o que vem após esta nossa breve passagem por este mundo, e que aqui estamos para comprar nosso passaporte com a moeda de todas as virtudes. Podemos comparar nossa sabedoria como um grão de areia no mar, já a sabedoria divina, com o tamanho do universo que Ele criou. Como podemos querer entender suas razões? Quando a ciência é praticada por quem foi talhado para isto, não apenas para estudar, mas para entender a perfeição da natureza, da anatomia e do universo, passa a se sentir mais próximo dEle a cada descoberta. Quando iremos entender, que Deus não tem religião, Ele é a causa e o efeito de todas. Muitos se revoltam contra Ele quando em situações adversas, mal sabem estes, serem os próprios responsáveis por suas condições, pois Ele, além de conceder o livre arbítrio, também, nos presenteou com todas as ferramentas para que construíssemos e realizássemos todos os nossos mais complexos desejos. O vazio de Deus cega, Sua presença é ignorada, e Sua fé sacrificada. Onde há ódio e trevas, prevalece a ausência do amor e da luz. Com Deus cremos no incrível, enxergamos o invisível e realizamos o impossível.
(teorilang).

⁠ EU MESMO, POR MIM
O ser humano é cego para os próprios defeitos. Jamais um idiota se acha idiota. Os defeitos existem dentro de nós, ativos e militantes, mas inconfessos. Nunca iremos ouvir um político gritar solene em seu palanque: “eu sou corrupto”. Para não ser mal interpretado e não me fazer parecer diferente deste acima citado quero aqui deixar bem claro que, todos os meus pensamentos são apenas dissertações daquilo que eu gostaria muito, que se concretizassem em mim, para servir como definição de um comportamento inerente à nossa raça, cada dia mais próxima da degeneração do que da perfeição. Gostaria muito de por em prática tudo aquilo que escrevo, e sem querer com isso me fazer o dono da verdade, pois o único com este direito foi crucificado. Com certeza, no meu caso, além de utópico, seria tão ignorante como pretensioso ao extremo, se quisesse confirmar o que escrevo com aquilo que sou. Já existiu muita gente que seguiu e viveu desta maneira que para a maioria seria impossível, haja visto nossa condição humana longe da perfeição, mas estes diferentes foram canonizados. E é por isso que o grande pensador tem seus méritos, pois ao se expressar, o faz procurando reavivar todos os bons sentimentos por nós esquecidos, e que nossos propósitos banalizados por tanta mudança de valores, nos tem consumido. É grande a importância destes, que dedicam sua vida passando a seus semelhantes, palavras que sempre irão aliviar, de alguma forma, seus muitos conflitos diários, que impiedosamente castigam, e nos tornam cada vez mais materialistas e individualistas. Mas com tantos itens a serem seguidos para a busca da perfeição, mesmo com toda a dificuldade disso se tornar real, este mundo seria muito melhor, se colocássemos em prática pelo menos metade de todas as virtudes que temos esquecido dentro de nós. É aí que um pensador se faz importante, pois ele nos leva a buscar em nós mesmo, aquilo que tínhamos adormecido por falta de uso. Mas, deixo aqui, bem claro também, que, quando me refiro aos grandes pensadores, certamente não estou referindo-me à minha pessoa, pois, como muitos, nunca fui um exemplo de tantas virtudes a ser seguidas. Quanto ao que escrevo, o faço porque estou convicto desta retidão que gostaria para mim e que fossem estendidas para toda a humanidade.
(teorilang)

⁠COMPAIXÃO 02
(continuação...)
Não confundir nunca sentimentos de pena com compaixão.
Sentir pena é sentir-se superior a quem esta sofrendo, rebaixando-o de maneira discriminatória, e ficar por isto mesmo, não lhe prestando o necessário socorro. E ás vezes, mesmo ajudando-o, será demagógico, pois só o fará na presença de outros, com o único intuito de se engrandecer à custa daquele sofrimento alheio. Normalmente sentimos pena também, quando deparamos alguém em situação de desespero, que poderá até nos comover às lágrimas, comprometendo todo nosso dia.
Porém, se ficarmos apenas na "pena" sem nada fazer a favor daquele infeliz, como poderemos chamar isto de compaixão? Compaixão é exatamente o oposto disto, acrescido de outros motivos como, incondicionalidade, doação e amor ao próximo como gostaria para si mesmo. Compaixão, amor e bondade é a fórmula mágica que constrói a essência da fraternidade expandindo nosso espírito e dando-nos paz interior. Sempre que existir nobreza na alma, a compaixão será exercida de forma espontânea. A compaixão não se exerce só com ideias e expressões inteligentes, mas sim com atitudes louváveis. Compaixão e bondade é o caminho da felicidade para quem as recebe, mas tal caminho encurta-se mais ainda para quem as proporciona. Estarás alcançando sua emancipação cristã quando perceberes sentir a dor do próximo em ti. Se abdicares de sentimentos como compaixão, amor, solidariedade e bondade, estarás também se isentando de qualquer sentimento feliz em sua alma. Acredites, se as angustias e as dores de alguém ao seu lado não forem sentidas por ti, é porque seus males são maiores.
(teorilang)

⁠COMPAIXÃO 01
Para este mundo, cada vez mais frio, calculista e individualista, o ato da compaixão está cada vez menos evidente, e isto, além de nos embrutecer, nos tornas infelizes e até nos deixam mais suscetíveis às doenças, pois já foi comprovado, que infelicidade, causa enfermidades. Com a existência da compaixão em nossos corações, além da nobreza deste sentimento, teremos mais anos de vida. Compaixão é o ato de estar sempre à disposição de seu semelhante, de maneira incondicional, sem qualquer crítica, com o único intuito de ajudar a aliviar de alguma forma, o fardo que este carrega com dificuldades. Sua bondade já se reconhece, com apenas este sentimento da compaixão, pois mostra a ti mesmo e aos outro, a pureza e a evolução de sua alma. Se compadecer com o sofrimento alheio, sofrer junto com ele, e ajuda-lo a aliviar sua dor, e de forma parecida, comover-se também com o sofrimento, causado pelo homem aos animais, é a mais bela definição de humanidade que se poderia ser vivida. Ao adquirirmos o hábito da compaixão, nós aprendemos a banalizar nossos pequenos desejos, meros caprichos, para abrir nossos corações para o que mais nos importam, nossa condição humana de fraternidade e igualdade. Compaixão se exerce, de forma incondicional, sem nos importarmos com a valorização e o reconhecimento dos outros, e até de maneira anônima. "Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos... aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza.”
(Albert Einstein)
(Continua em COMPAIXÃO 02...)
(teorilang)

⁠Fé
A fé além de “mover montanhas”, ela é a responsável direta pela nossa harmonia neste planeta, pois se a perdermos nada mais restará para nos superarmos, quando frente a qualquer adversidade. Imaginar-se sem fé é o mesmo que voltarmos ao passado de nossa raça, onde não nos diferenciávamos dos outros animais. A fé nada mais é que uma força propulsora a alimentar nossa alma nos momentos mais difíceis e adversos de nossas vidas. Para ela tudo é possível, desde as doenças, teoricamente, incurável, até a superação de qualquer obstáculo que se opuser à nossa frente. Qualquer porta que nos depararmos, não nos será intransponível, pois teremos as chaves da fé, para escancará-la. Um grande contra censo se percebe quando nos deparamos com ateus e materialistas, que negam a existência divina ao mesmo tempo em que acreditam em amuletos e superstições. Jamais deveríamos nos esquecer porém de que, nem só de pura fé poderá ser presenteado com o sucesso, mas sim com grande empenho e determinação para colocar em prática este sentimento. Se for portador de uma fé pouco convincente, abalada pelas adversidades que não conseguiste superar, ainda assim esta fé levará tua alma ao reino dos céus, haja visto a infinita bondade divina, mas se sua fé for inatingível, mesmo frente a todos os percalços, esta fé é que atrairá o céu para tua alma. Não vos equivoqueis ao deixar que sua fé enfraqueça perante os maus exemplos de alguns padres, ou pastores, pois eles têm a mesma fragilidade nossa, isto é, também são humanos, embora sua função seja de dar o exemplo daquilo que pregam de melhor. Não trazermos a fé conosco, seríamos apenas uma casca sem árvore, um rio sem água, uma casa sem chão, ou um céu sem estrelas...
(teorilang)

⁠CONSCIÊNCIA
Consciência é o que todo ser humano deveria ter de melhor. Deveria, mas infelizmente nem todos tem. Consciência não pode ser confundida apenas em saber o que é certo ou errado, mas sim, em optar em viver o certo, mesmo quando isto de alguma forma, lhe trouxer algum prejuízo material ou algum transtorno emocional naquele momento. Uma coisa é errar por ignorância e outra é errar conscientemente. Tendo sido sincero com seu semelhante, e consequentemente, consigo mesmo, logo serás admirado por eles, assim evitarás o remorso que teria, se não tivesse agido assim. Esteja consciente que, acostumado á relevar os pequenos delitos, poderás estar abrindo a porta para realizar os grandes. Muitas vezes por simples comodismo ou por conveniência pura, nos pegamos mentindo, nos fazendo de desentendidos no assunto. Isto acontece com muita frequência, ao ignorarmos o fato de que uma mentira quase sempre é injusta, e a verdade, por mais que nos prejudique, nunca irá nos ferir a moral, e sim torna-la mais sólida. Honesto consciente e íntegro é aquele que ao perceber seu erro, se desculpa e muda de atitude, pois se não o fizer de imediato, outros erros se originarão deste, ao tentar remediar o irremediável. Consciente é aquele que, ao perceber alguma injustiça sofrida por algum amigo, vai a sua defesa como se fosse consigo mesmo. Também é aquele que, percebendo algum erro a seu favor em algum negócio, faz com que este erro seja corrigido para não deixar que o outro leve prejuízo. È difícil entender como uma pessoa, ao persistir em só tirar proveito da situação, mesmo sabendo que aquilo esta prejudicando moral ou financeiramente alguém, consegue ter uma vida feliz, dormindo todas as noites sem nenhum sentimento de culpa a incomodar-lhe a mente. Ao duvidarmos de alguém, antes de acusar teremos que investigar e analisar bem a situação, para não corrermos o risco de estarmos sendo injustos. Temos que ter cuidado com nosso orgulho, pois este sempre nos leva ao erro e à injustiça. Com a humildade presente, além de errarmos menos ainda nos acompanhará a felicidade de uma consciência sempre leve e plena.
(teorilang)

⁠BÍBLIA 02
Continuação de Bíblia 01....
Quando te sentires o mais infeliz e insignificante dos mortais, dê uma olhadinha nas páginas da Bíblia, Deus irá te guiar até a página e o capítulo certo para elucidar esta angústia que te atormenta. Se te tornares descrente, por não entender aquilo que lá está, haja da mesma forma que costuma agir ao não entender o que diz na bula de um remédio, pergunte a quem entenda, neste caso procure um padre, um pastor evangélico, um teólogo, ou aquele mais familiarizado pelo costume de sempre estar a ler. Mas o principal é acreditar sem questionar, pois não tem nada mais confiável que palavras inspiradas pelo próprio Criador de todas as coisas. Nossa preocupação não deveria se resumir àquelas passagens da Bíblia, que à primeira vista, não entendemos, mas sim as mais simples e que entendemos bem, pois as aplicamos em nosso dia a dia. A Bíblia deveria ser o livro de cabeceira de todos.
A humanidade deveria sair das futilidades da vida e jamais dar as costas àquilo que sugere de onde veio, porque veio, e para onde vai. Sábio é aquele que, para ter o domínio da ciência ou outras matérias, nunca abriu mão do primeiro livro de sua biblioteca, a Bíblia. È muito fácil perceber no seu dia a dia, a força do conhecimento sobre a Bíblia, basta analisar com que veemência e autoridade, aquele humilde pregador, se faz ouvir onde quer que esteja. Ele pode nunca ter feito nenhuma faculdade, mas de posse da Bíblia naquele momento, supera toda sua timidez e simplicidade e passa a ser o dono da única verdade que rege a humanidade.
"Que o homem progrida quanto quiser, que todos os ramos do conhecimento humano se desenvolvam ao mais alto grau, coisa alguma substituirá a Bíblia, base de toda a cultura e de toda a educação.”
(Immanuel Kant)
(teorilang)

⁠BÍBLIA 01
A Bíblia é o mais sagrados dos livros, aliás, considerar a palavra Bíblia simplesmente como um livro, chega a ser simplório demais, pois deveríamos saber que a Bíblia é o registro de palavras diretas do Criador do universo que inspirou aqueles que a compuseram. Bíblia não se refere apenas a um livro, mas sim á setenta e três livros reunidos e escritos ao longo de aproximadamente mil e seiscentos anos. Livros estes onde se constatou a presença de Deus, por clérigos, teólogos e até santos, como acontece quando algum perito identifica o escritor por sua tendência e ideias literárias, ou um pintor pelos traços e cores de uma tela pintada. Na ocasião, mesmo antes de todos estes livros que compõem a Bíblia, serem escritos o apóstolo Paulo já a profetizava e a canonizava como o livro das escrituras sagradas. A Bíblia tem como principio básico, ensinar os homens a amar seu próximo mesmo que ele seja seu inimigo, pois somos a mesma raça, tivemos em comum o mesmo Criador, o que nos tornam todos irmãos. Ao renegarmos as próprias escrituras divinas, estamos nos renegando como parte da criação de Deus. Então o que somos nós? Que classificação teríamos se tudo que vemos, sentimos ou não, fazem parte dEle? Seríamos apenas uma alma vagante sem rumo e sem sentido. Juntando-se todos os livros impressos até hoje, com os que virão a serem impressos pelo futuro, nunca terão a importância da Bíblia, pois ela é sagrada. Ela é a maior dádiva de Deus para a humanidade.
Cont.... até Bíblia 02
(teorilang)

⁠DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Doar órgãos é uma questão tão crucial nos dias de hoje, que já deveria ter lei aprovando o aproveitamento deles logo após cada falecimento, evitando passar por polêmicas absurdas, causadas por questão religiosa e moral. Isto é errado? Seria uma violação aos direitos humanos? Errado por errado, seria a única solução para diminuir as filas dos desesperados à procura de salvação. É preferível errar salvando-se vidas, a perdê-las de maneira estúpida por omissão ou por polêmicas infundadas, pois primeiro vem o sublime direto à vida, depois as polêmicas questões éticas. Podem ter certeza que se, aprovada tal lei, cairia por terra o famigerado tráfico de órgãos. Tudo isso sem contar com os motivos óbvios para se chegar a este veredicto, pois não haveria ninguém contrário á lógica de que, doar órgãos fosse um ato de humanidade, amor, de desprendimento, fraternidade e caridade. Acredito piamente que a pessoa mais implicada neste caso, o próprio doador, do plano espiritual que estiver, estará radiante de felicidade em saber que seu coração, o qual seria devorado por vermes, estará pulsando em outro peito dando novas perspectiva de vida a quem já não tinha nenhuma. Seus rins estarão livrando mais um desafortunado das terríveis maquina de hemodiálises. Suas córneas estarão proporcionando a aquele que vivia sem rumo no escuro fadado pela cegueira, a se maravilhar com as cores inebriantes da natureza. Seus ossos, músculos e nervos, de alguma forma, estarão dando o direito a aquela criança que se sentia discriminada em sua cadeira de rodas, voltar a andar. Suas células, da mesma forma, a corrigir a surdez e a mudez de quem não conseguia se instruir devidamente e ter uma vida plena. Em minha humilde opinião, ou doamos nossos órgãos em vida ou deixarmos nossas vontades expressas a nossos familiares, para que isto se concretize após nossa morte. Nós como filhos de Deus, jamais deveríamos negar os órgãos a quem deles necessitassem, órgãos estes que não teriam outra serventia além de alimentar vermes e voltar ao pó de onde se originou, pois nossa alma diante este gesto estará viva e valorizada ao lado dEle para a eternidade.
(teorilang)

⁠CRÍTICAS
Crítica é o que nos leva a encontrar muito defeitos nos outros, e uma grandiosidade de virtudes em nos mesmos. Deveríamos perder nosso precioso tempo em encontrar soluções, e não passarmos nossa vida, a nos lamentarmos em função de críticas recebidas, ou nos fazendo superiores ao criticar os outros. Se dermos demasiada atenção às críticas, nunca acharemos soluções apropriadas para resolver aquela situação, pois para cada solução que acharmos existirá sempre um crítico, de plantão, a nos questionar. Crítica, de certa forma, passa a ser uma palavra de duplo sentido, pois se a considerarmos sempre como um ato pejorativo, estaremos nos equivocando também. Haja visto que, na falta dela, nos acomodaríamos com a primeira solução para aquele problema, sem tomarmos consciência de que, na maioria das vezes, uma solução mais adequada poderia surgir se tivéssemos o crítico certo para nos abrir os olhos para alguma opção diferente. Quantas invenções, descobertas ou criações não estariam comprometidas se a crítica não nos ajudasse a reconsiderar nosso primeiro ponto de vista? Podemos não concordar com os que nos cercam, mas jamais devemos negar o direito deles se pronunciarem a respeito, pois se temos motivo para discordar o outro também tem seus motivos para afirmarem o contrário. Devido á nossa vaidade, muitas vezes preferimos ouvir elogios falsos e nos enganarmos acreditando neles, do que ouvirmos críticas das quais acreditamos, por conveniências, serem verdadeiras. Vale mais um bom exemplo do que uma crítica, mesmo que construtiva, ou dezenas de palavras ditas ao acaso. Nunca deveríamos levar tanto em consideração certos críticos, pois não se conhece na história nem um tão importante que se tenha sido imortalizado, apenas por ser crítico. Como seria o mundo somente com aqueles que só fazem críticas sem os que só realizam?
(teorilang)

⁠ARROGÂNCIA
A arrogância talvez seja o mais intolerável dos sentimentos baixos, é daí que nascem a mesquinhez, as descriminações sociais e raciais, a avareza, a tirania, e o ódio. A arrogância pode ser remediada, e até sanada de vez, com a prática da humildade e amor ao próximo. Aquele acometido por tal sentimento, jamais dará ouvidos aos conselhos ou ideias de alguém, e por consequência, saberá sempre menos. Nunca irá querer saber mais, por achar que isto o irá colocar menos sábio, do que aquele, com quem poderia aprender. O arrogante detém total ignorância a respeito da vida, acha-se acima do bem e do mal, não desconfia que o fim dele, depois de muito conviver com a solidão, além de ser um alivio para muitos, poderá até ser desejado por outros. Ao morrer o arrogante, terá a mesma importância daquele miserável que por ele foi ignorado e discriminado, pois os dois serão devorados pelos mesmos vermes. Os arrogantes se fazem parecer muito mais forte do que são na realidade, seus procedimentos são dirigidos para enganarem a si próprios e aos outros. Basta uma pequena controvérsia ás suas ideias, pra que se sintam perdidos. É incrível ver, como aquele indivíduo, que se acha crescer com qualquer pequeno êxito, pode chegar ao auge da arrogância, por tão pouco. Esta arrogância, tão precocemente adquirida, faz com que aquele pequeno êxito, já se torne fadado ao fracasso, juntamente com sua autovalorização, pois sua antipatia, não será aceita por ninguém. Este ato leva a medir a extensão de sua ignorância, pois ele pertence ao seleto grupo dos imbecis de um reino, sem majestade e nem coroa.
(teorilang)

⁠MULHERES
Mulher, hoje é mais um de seus dias. Daqueles dias que se comemora trezentos e sessenta e cinco vezes por ano. Mulher e mãe então, mereceria dupla comemoração, se isto fosse possível, pois quem fez o calendário certamente pecou em não levar em consideração a importância deste fato. Mulher, única razão a inspirar os homens em sua jornada por este mundo, pois que motivações teriam estes, se não tudo fazerem para tê-las a seu lado? Mulher, símbolo de fecundidade a povoar este planeta. Mulher, seu filho pode até não ter um pai, devido a tantos desencontros, porém tua presença sempre fora marcante e sagrada junto a sua cria quer seja ela fruto de laços alicerçados e até abastados ou fragilizados pela ausência de qualquer amparo negado a ti, pelas inconstâncias desta vida. Mulher deixo aqui minhas mais sinceras reverências à tua imagem, pois como não ser assim, se até o Rei dos reis a incluiu em sua vida eterna chamando-a de mãe?
(teorilang¬)

⁠ALMA 02
...cont. de ALMA 01
A ilusão do materialismo nos faz egoísta, e este sentimento é que mais envenena nossa alma, enquanto não nos desprendermos destes valores passageiros, ela nunca terá chance de se realizar em sua total plenitude. Não faça de suas orações apenas um veículo para tudo pedir, sem se lembrar dos agradecimentos por aquilo que já conquistaste. Não acredite que só estando ali repetindo de maneira mecânica orações decoradas, você estará falando com Deus. Oração é o ar que nossa alma respira, e se mal a fizer, estarás correndo o risco de sufocá-la, e isto poderá comprometer a saúde de seu espírito. Deveríamos dar muito mais valor á nossa alma, pois é ela que sustenta todo o peso de sentimentos muito leves como, lembranças, saudades, amor, gratidão, fraternidade, solidariedade, mas também sentimentos muito pesados como, ódio, discórdia, descriminações, orgulho, egoísmo, preconceitos, avareza. Quando Deus disse “tu és pó e ao pó voltarás”, não se referiu a sua alma, esta é imortal. Existem certas atribuições conferidas à alma como, o amor que é considerado o perfume dela, as lágrimas são o seu sangue, a virtude é sua afabilidade e a justiça dela, a competição é a paixão das almas nobres, como também são as paixões as portas dela, o gosto é a consciência literária da alma, por outro lado, o egoísmo é o seu veneno, a bebedeira juntamente com as drogas, são o purgante dela, o remorso é a indigestão da alma, a inveja é o suplicio das almas vis, e por aí vai... Como não é possível dois corpos ocuparem o mesmo lugar no espaço, Deus, apesar de todas as suas atribuições, também não consegue fazer caber graças num lugar onde apenas seu livre arbítrio seja considerado, sendo que este decidiu por não aceitar ser portador de tal conteúdo.
(teorilang)

⁠ALMA 01
É a alma e não o coração, o arquivo de tudo o que és, ou poderá vir a ser, só depende de você saber pesquisar para encontrar o caminho que melhor se adapte àquilo que considerar de maior importância. Mas cuidado ao fazer tal escolha, pois isto pode determinar o rumo de sua felicidade para este mundo e pela eternidade. Uma alma pura pode passar por lugares terríveis, que nada a afetará, pois possui um escudo natural, criado por um comportamento ilibado, de bondade, humildade e altruísmo a fortalecê-la. A sensibilidade de uma alma pura é radiante, e este efeito, mesmo invisível aos olhos, se faz sentir num coração transbordante de carisma e simpatia, que sempre contagia. Uma alma impura, materialista e com remorsos, passa grande parte de sua existência, tão aterrorizada com o inevitável confronto com a morte, que não consegue tempo para o aprendizado da vida. O tempo que tens na trajetória de sua vida por este mundo, faz seu corpo sentir os efeitos dos anos passarem, mas sua alma se enriquece e se valoriza a cada adversidade, sabiamente superada. Nascemos como um cristal bruto cabe aos nossos pais, com boas orientações, iniciar nossa lapidação, mas vai depender apenas de nosso próprio comportamento, pela vida afora, A continuação desta obra, que sendo bem executada, enriquecerá, valorizando assim o conteúdo de nossa alma. A ilusão do materialismo nos faz egoísta, e este sentimento é que mais envenenará nossa alma, enquanto não nos desprendermos destes valores passageiros, ela não terá chance de se realizar plenamente. Onde reinam sentimentos impuros como o ódio, a consciência pesada, a vergonha, O orgulho, o egoísmo e a descriminação, isto irá fazer nascer uma barreira poderosa que afetará o bom desenvolvimento de nossa alma...
Cont. em ALMA 02...
(teorilang)