Coleção pessoal de gilbertobegiato
Na práxis do evangelho, o Jesus Histórico pode ser muito mais divino do que se imagina, assim como o Cristo Místico pode ser muito mais humano do que se anuncia.
Será que a imagem de Deus que transmitimos através da experiência de vida prática é o Deus verdadeiro? Quem escandaliza o nome de Deus e o faz desacreditado?
A práxis da teologia deve estar inserida na vida. Não existe caminhada cristã descompassada com a vida.
Quando ouvimos e buscamos o Cristo que outros vivem apenas, corremos o risco de adorar um deus que não existe. Preciso ter experiências pessoais deste Cristo.
Geralmente os que mais falam são os que menos dizem, pelo fato de serem os que menos ouvem. Para falar ao coração são necessárias obras. As palavras podem ser esquecidas, mas um ato de amor fica para sempre.
Evangelizar é olhar nos olhos, saber ouvir e falar, é essencial tocar o território do coração, é amar o outro na sua totalidade. O melhor evangelizador é aquele que consegue ouvir o que o coração do outro está falando e isso só é possível quando se sabe ouvir com o coração. O evangelizador que sabe ouvir revela uma capacidade extraordinária, que é a de silenciar para aprender.
Por isso Jesus disse: “Éfeta”, para que se abra a mente e o coração. Saber dialogar com o outro é próprio de pessoas que não são preconceituosas e intolerantes, pois as preconceituosas e intolerantes são “surdas e mudas”.
