Coleção pessoal de gamual

Encontrados 12 pensamentos na coleção de gamual

Não sei onde vou... Não sei para que é que vou e porque é que vou...
Não sei o que fico a fazer e porque o fico a fazer...
Não sei se vai dar sol, se vai chover... Não sei se vou sorrir, se não vou sorrir...

Só sei que não quero cair outra vez... O trapézio é demasiadametne alto para eu resistir a outro tombo destes... Tenho medo de subir para ele outra vez, por isso, talvez seja melhor ficar a observar toda a sua beleza de cá debaixo, e ver como os outros mostram as suas habilidades nele... Mesmo que sinta inveja dos que sorriem quando estão lá... Porque certamente vou ter pena dos que caírem e vou agradecer a Deus por ter optado ficar no chão...
Mas a pergunta que me assusta é: haverá vida, para além do trapézio?

Carta
Coração:
Eu sei que já o expulsaste...
Sei que já ultrapassaste tudo...
Sei que a única mágoa que te resta é por ele ter esquecido o que foram no passado e não perder uma oportunidade para te tentar picar...
Não tentes entender o motivo, coração...
Não mudará em nada o teu rumo!
Pessoas entram, pessoas saem, mas eu e tu estamos destinados a continuar juntos.
Por isso, não nos voltemos a magoar um ao outro!

Tu, promete que não voltarás a cair da maneira cobarde que caíste ante ele, nem com ele nem com mais ninguém. Eu, prometo que o manterei arredado dos meus pensamentos, que não evocarei as "nossas" recordações...
Tu baterás rumo à liberdade que antes não tinhas e eu não deixarei que mudes o teu rumo...
E juntos, não mais permitiremos a humilhação, a inveja, a propagação de superioridade por parte dos outros...
Porque juntos, meu caro, somos invencíveis. Eu a pensar e tu a sentir...

Ass: a cabeça

Sonha...

Deixa a luz lá fora... Deixa o medo com o escuro...
Deixa os receios juntos da ponte para que o vento os atire de lá abaixo...

Esquece os gritos que te sufocam a alma, o nó na garganta que te impede de respirar em pleno...
Sonha... Sonha com a liberdade... Sonha com o infinito...
Sonha com o impossível, porque apenas é impossível enquanto não lá chegares.

Vá, fecha os olhos, respira fundo e sonha...

É nesta simples características que nós, humanos, nos consgeuimos parecer com os deuses... No sonhar e na ambição...

SONHA!

Existem sempre obstaculos no nosso caminho. Existem sempre pessoas prontas para nos empurrarem para se apoderarem das nossas conquistas. Existem aqueles que nos usam para subirem um pouco mais do que o que são capazes... É isto motivo para não irmos atrás do que tanto queremos? Não. Porque de perdedores, jás bastam esses!

Encerrando Ciclos

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração - e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa.

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo.

Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.

Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

"Existem pessoas que aparecem na vida, para nos fazer desejar a morte... e quando já desejamos a morte com todas as nossas forças, aparece alguém que nos faz querer viver..."