Coleção pessoal de ednafrigato
Empatia é uma ponte que atravessamos para chegar do outro lado de nós mesmos e resgatar o riso do outro que por algum motivo ficou ilhado pelas lágrimas.
Você que aqui está comigo não chegou com laço de fita, mas chegou com prece nos lábios, com poesia no olhar e com o sol no sorriso e, mesmo sem o laço de fita eu não duvido que seja um presente de Deus, que com o nome de amigo ele mandou a vida entregar-me.
Último dia do mês
Hoje o barco do tempo deixa para trás mais um mês. Levanta âncora, iça vela e parte para explorar um novo mar. Embora eu não saiba o que vem pela frente, sigo confiante na certeza de que Deus me guiará por caminhos de luz, porque foi em suas mãos que entreguei o leme da embarcação da minha vida. Senhor, traga-me um mês de águas calmas, traga-me um mês abençoado!
Absolutamente tomada pela paralisia da incerteza ando sem sair do lugar de um canto para outro de mim mesma perguntando-me: qual o momento, o divisor de águas, o ponto preciso que marca o grande salto? Qual o instante em que as pessoas já totalmente despidas do medo, falsas verdades e melindres arriscam o mergulho preciso e, pulam de cabeça na vida?
Hoje li um texto que dizia: "agora estamos aqui, mas amanhã podemos ser só lembranças". A frase que eu já havia lido tantas outras vezes, dessa vez me intrigou, vibrou dentro de mim de uma forma diferente das outras vezes e imediatamente me remeteu à fragilidade da vida, ao quanto a existência é efêmera. Todos nós temos que partir um dia, isso é inevitável, não podemos escolher ir ou não, mas podemos escolher ser ou não lembrança no coração das pessoas. Por isso, viva de tal forma que quando partir, quando não puder ser mais nada além de pó nessa Terra, você possa tornar-se uma lembrança bonita, uma saudade para alguém. Isso é o que de mais precioso podemos deixar àqueles que amamos e que nos amam, também.
É necessário colher a esperança nos canteiros do pensamento, antes que nasça o sol para que se mantenha viçosa e verdinha o dia inteiro.
Miragem ou Verdade?
Muitas vezes verdade e miragem se confundem perante nossos olhos. Assim como a miragem é apenas um efeito óptico, a verdade é tão somente a percepção dos nossos sentidos, de um fato supostamente verdadeiro. Podemos dizer que a verdade faz parte da escala de valores tanto no sentido humano, quanto material. Já a miragem, ao contrário do que acreditam muitas pessoas, é uma alucinação provocada pelo forte calor. É um fenômeno óptico real que ocorre na atmosfera e, que pode inclusive ser fotografado. Paralelo as percepções conceituais e ópticas de miragem e verdade estão os sentimentos, mas numa outra esfera de consciência. Por serem absolutamente particulares e únicos, não há como mensurá-los ou fotografá-los, mas nem por isso podemos dizer que não existam. Benditos sejam os sentimentos que fazem com que nos sintamos vivos, mesmo quando tudo a nossa volta está morto.
Que nunca me falte uma esperança bonita estampada no olhar, um encanto singelo alongando a curva do sorriso e uma palavra doce na boca vestida de poesia.
Saudades são as flores das lembranças mais singelas que guardamos, desabrochando sutil e perfumadas no jardim do coração.
Hoje não é uma competição com a obrigação ser sempre melhor que ontem. Não coloque o peso da disputa no teu dia, apenas viva-o de forma leve, descontraída, grata e com a responsabilidade de estar vivendo um dia único.
A tua vida diz respeito a você e a minha a mim, logo, você pode fazer o que quiser, mas eu só aceito o que mereço e o mínimo que eu mereço é respeito.
