Coleção pessoal de dominici01
A primeira regra é manter o espírito tranquilo. A segunda é enfrentar as coisas de frente e tomá-las pelo que realmente são.
Ambivalência significa ter duas tendências ou inclinações opostas ao mesmo tempo. É como se você estivesse pendendo para dois lados diferentes, sem saber ao certo para qual lado se inclinar.
Exemplo 1: Imagine que você está em uma encruzilhada e tem duas opções: ir para a esquerda ou para a direita. Se você estiver ambivalente, você vai sentir uma atração por ambas as opções, sem saber ao certo qual é a melhor escolha.
Exemplo 2: Um exemplo real de "ambivalência" na sociedade brasileira pode ser observado na relação com a corrupção política. Muitos brasileiros condenam veementemente a corrupção e exigem punição para políticos corruptos. No entanto, essas mesmas pessoas podem, em situações cotidianas, praticar pequenos atos de corrupção, como furar filas, comprar produtos piratas ou tentar subornar um guarda de trânsito para evitar uma multa. Essa dualidade entre o discurso anti-corrupção e práticas individuais que perpetuam uma cultura de "jeitinho brasileiro" ilustra uma ambivalência moral e comportamental profundamente enraizada na sociedade. Tal contradição reflete valores conflitantes: o desejo por uma sociedade justa e ética versus a busca por vantagens pessoais imediatas, mesmo que à custa de normas sociais e legais.
Exemplo 3: Pedro declara lealdade a Jesus, mas o nega três vezes (Lc 22:31-34), Paulo e seu conflito interno entre seu desejo de fazer o bem e sua tendência de praticar o mal (Rm 7:19-24) e o "espinho na carne" (2Co 12:7-10), Rei Davi é descrito como "um homem segundo o coração de Deus" (At 13:22), mas também comete adultério e assassinato (2Sm 11).
Só quem assume a história de sua vida pode ver nela a realização de si mesmo. A responsabilidade de assumir o controle da própria biografia significa ter clareza sobre quem se quer ser.
Um dos mais elevados deveres humanos é o dever do encorajamento... É fácil rir dos ideais dos homens; é fácil despejar água fria no seu entusiasmo; é fácil desencorajar os outros. O mundo está cheio de desencorajadores. Temos o dever de encorajar-nos uns aos outros. Muitas vezes uma palavra de reconhecimento, ou de agradecimento, ou de apreço, ou de ânimo tem mantido um homem em pé.
Só há uma forma de trazer paz ao coração, alegria à mente e beleza à vida: é aceitar e fazer a vontade de Deus.
Um agnosticismo reverente pode ocasionalmente ser um evangelismo melhor do que uma religião que conhece todas as respostas.
A oração nunca fará nosso trabalho por nós; o que ela fará é nos fortalecer para o trabalho que deve ser feito.
A mão de Cristo é poderosa para sustentar o universo das estrelas e suave para secar as lágrimas de nosso rosto.
É preciso um olhar de artista para notar que o fim da vida não difere de uma fruta madura tombando da árvore.
Se alguém me ofendeu, e daí? Minha paz vale ouro!
Se alguém me rejeitou, e daí? Eu vou ter um caso de amor comigo! Eu não me rejeito, eu não me abandono!
Se alguém me criticou injustamente, eu não compro aquilo que não me pertence, isso é autocontrole!
Você vai se relacionar com pessoas, você tem que saber que você é imperfeito, vivendo com pessoas imperfeitas!
Superar é preciso. Seguir em frente é essencial. Olhar para trás é perda de tempo. Passado se fosse bom era presente.
A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente.