Coleção pessoal de Liszt1999

61 - 80 do total de 118 pensamentos na coleção de Liszt1999

A luta contra a desigualdade social e econômica é a principal luta política. Nossas sociedades capitalistas de mercado são ‘paradoxais’ por produzirem, ao mesmo tempo, aumento exponencial da riqueza e pauperização de largas camadas da população. Quebrar esse paradoxo é tarefa da política.

“Talvez a posição atual mais decisiva do pensamento de esquerda seja a defesa radical do igualitarismo. Juntamente com a defesa da soberania popular, a defesa radial do igualitarismo fornece a pulsação fundamental do pensamento de esquerda."

“A política é, em seu fundamento, a decisão a respeito do que será visto como inegociável."

“No fundo, essa é uma sociedade que tem medo da política e que gostaria de substituir a política pela polícia.”

"Certo é que, no mundo inteiro, os partidos não encantam mais."

"Os partidos não estão na vanguarda, mas a reboque dos processos".

"A força transformadora da forma-partido se esgotou".

"Os partidos políticos são verdadeiros blocos de carnaval".

"O Brasil ainda não é uma democracia".

"A lei foi feita para os mais pobres".

"O imaginário da esquerda é marcado pela Revolução Francesa, pelos ideais de
liberdade, de igualdade e de fraternidade, e isso precisa ser repensado. O que vemos é que hoje ele é cada vez mais atenuado na esquerda mundial. Usam os ideais, mas fazem concessões cada vez mais graves em um plano conjuntural."

"O movimento estudantil é quase uma piada. Ele não existe e é quase totalmente dirigido
pelo governo, está totalmente cooptado."

´"É sempre bom lembrar que a direita, no Brasil, detém o poder. Às vezes, acontece de o governo escapar de suas mãos, mas o poder não".

"Mas pior fanatismo é o ideológico."

“O fanático é um ponto de exclamação ambulante.” A frase, eu daria bom dinheiro para obter o privilégio de sua invenção. Ela é de Amós Oz".

"Não existe poder democrático sem que o povo seja de direito e de fato soberano."

"Não sei como o STF, quando se arroga o título de protetor da Constituição, aceita a existência de cidadãos de duas classes, aqueles que têm privilégio de foro e os que não têm. Isso significa que não existe república."

"É perfeitamente possível ter uma democracia partidária e, ao mesmo tempo, aberta para os movimentos sociais. O problema é que os movimentos sociais são muito mais dinâmicos que o movimento do Estado, porque eles têm que se renovar mais rapidamente conforme os desafios vividos pela sociedade."

"À semelhança do que ocorre no partido dos Tucanos, PSDB, que chegaram a definir o nome do candidato à presidência em um jantar. Esse defeito de nossos partidos é mortal para eles, para a democracia e lesivo à soberania popular. É por isso que parte dos manifestantes tem verdadeira ojeriza aos partidos".

"Existem partidos que não escutam as lideranças de bases, não existe assembleia de fato, não têm as eleições primárias, que ocorrem nos Estados Unidos e na Europa, que permite recolher as intenções dos militantes".