Coleção pessoal de Liszt1999

21 - 40 do total de 118 pensamentos na coleção de Liszt1999

A representação é uma ilusão".

GOVERNAR não é dirigir. Governar é fornecer as condições para que as pessoas dirijam a si mesmas".

POLITICA é a defesa insuperável e absoluto do bem comum. E para isso é necessário que você tenha um mínimo de virtude cívica".

A psicanálise é uma gramática dos afetos".

O Brasil é um país que sonha acalmar seus medos apelando à violência de Estado."

Nossa redemocratização sempre incompleta."

A liberdade não é um atributo individual, ela é uma realização social própria a sociedades marcadas pela igualdade e pela indiferença social às diferenças antropológicas. Não há indivíduos livres em uma sociedade não-livre”.

Neste país em decomposição, nenhuma instituição funciona de forma minimamente normal."

Uma experiência política não pode ser objeto de uma dedução transcendental. O que me impressiona é, ao contrário, como há uma legião que tenta nos dizer que toda forma de fortalecimento da força do demos só pode produzir catástrofes. No que se percebe que eles têm uma visão completamente a-histórica de dinâmicas políticas. O que não poderia ser diferente, já que no fundo, seu debate não é político, mas teológico.

O STF [Supremo Tribunal Federal] referendou todos os piores momentos da história do Brasil. É o poder monárquico por excelência. Não tem nenhuma intervenção popular no interior do Judiciário. Advogam às costas da população sem o menor problema."

Como afirma o Jurista Fábio Konder Comparato "o Supremo Tribunal Federal, cuja função precípua é "a guarda da Constituição" (art. 102), tem transigido com todos os desvios, relevado todas as arbitrariedades, admitido todas as prevaricações".

O Brasil assumiu de vez sua face de oligarquia cujos governantes e juízes permanecem no poder a despeito de qualquer consideração pela vontade popular."

Temos que federalizar o Brasil, ou não mudará muita coisa"

É preciso que deixemos de ser espectadores da ordem política e nos tornemos atores dela."

Vemos uma sociedade violenta que é regida
por um Estado violento, que abusa da força física e dos impostos, não presta contas a ninguém."

Uma nova Constituição é algo urgente para o Brasil e para redefinir os poderes, a prática política, os partidos e modificar pontos essenciais na estrutura do Estado. Essa é a tese e a urgência. O problema é com quais instrumentos nós podemos fazer isso. Do modo como estamos, que partido político terá legitimidade para liderar eleições para uma Assembleia Nacional Constituinte?"

Temos partidos políticos destroçados. Instituições que estão anacrônicas, antiquíssimas. A reforma política não aparece no horizonte e a classe política está mais preocupada com os seus privilégios do que com o bem-estar do país."

Isso é próprio de um país em que a cidadania é extremamente frágil, ela não se compromete com a sua responsabilidade pública e entrega o seu destino na mão de salvadores."

Tivemos um ministro da Educação (Mendonça Filho) cuja primeira audiência foi com um ator pornô."

"Contra um processo econômico de pauperização social e concentração de riquezas, exigência de uma reinvenção democrática que nos leve para além dos limites da democracia liberal".