Coleção pessoal de bentojbbass

21 - 40 do total de 301 pensamentos na coleção de bentojbbass

O mundo está cheio de pessoas solitárias com medo de dar o primeiro passo.

Quem perdoa é Deus
Quem deixa passar é catraca
Quem tem dó é violão
Quem dá refresco é tang
Quem tem pena é galinha
Quem come mosca é sapo
Quem alivia é doril
Quem deixa passar em branco é corretivo
Quem deixa barato é black friday

Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.

Querias ser livre. Para essa liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.

As pessoas ficam perturbadas, não pelas coisas, mas pela imagem que formam delas.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não tem, mas rejubila com as que tem.

Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

⁠Brasil, o país onde política é futebol, futebol é religião e religião é política.

A angústia é a vertigem da liberdade.

⁠Todo limite é uma experiência que se formula na relação com o outro. Entre mim e o outro há sempre um espaço imponderável. Neste vazio entre eu e tu, a melhor coisa a ser colocada é o respeito. Se o limite é a experiência que permite saber até onde se pode chegar e, com sorte, a protetora dor de saber aonde não se deve ir, o respeito é a única de todas as experiências que não pode ter limite.

⁠Enquanto outros combustíveis precisam de infraestrutura "pesada" como dutos e linhas de transmissão, a eficiência energética requer uma infraestrutura própria de apoio das políticas públicas, educação, conscientização e ferramentas inovadoras de financiamento.

⁠A mercadoria pode ser compreendida na sua essência apenas como categoria universal do ser social total. É apenas neste contexto que a reificação [o momento, dentro do processo de alienação, em que a característica de ser uma coisa se torna típica da realidade objetiva] surgida da relação mercantil adquire uma significação decisiva, tanto pela evolução objetiva da sociedade como pela atitude dos homens em relação a ela, na submissão da sua consciência às formas nas quais esta reificação se exprime... Esta submissão acresce-se ainda do fato de que quanto mais a racionalização e a mecanização do processo de trabalho aumentam, mais a atividade do trabalhador perde o seu caráter de atividade, tornando-se uma atitude meramente contemplativa.

⁠Nosso tempo, sem dúvida... prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser... O que é sagrado não passa de ilusão, pois a verdade está no profano. Ou seja, à medida que decresce a verdade a ilusão aumenta, e o sagrado cresce a seus olhos de forma que o cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado.

⁠Mas Jesus lhe ordenou: “Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada pela espada morrerão".

O crescimento econômico liberta as sociedades da pressão natural que exigia a sua luta imediata pela sobrevivência, mas é então do seu libertador que elas não estão libertas.

Aqueles, dentre nós, que acreditam em liberdade devem crer também na liberdade dos indivíduos de cometer seus próprios erros.

⁠Aqueles, dentre nós, que acreditam em liberdade devem crer também na liberdade dos indivíduos de cometer seus próprios erros. Se um homem prefere, conscientemente, viver o dia de hoje, usar seus recursos para se divertir, escolhendo deliberadamente uma velhice de privações, com que direito podemos impedi-lo de agir assim? Podemos argumentar com ele, tentar persuadi-lo de que está errado. Mas podemos usar a coerção para impedi-lo de fazer o que deseja fazer? Não existirá a possibilidade de que esteja ele certo e nós errados? A humildade é a virtude que distingue o indivíduo que acredita na liberdade; a arrogância é a que distingue o paternalista.

Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem para comprar coisas que não precisam para impressionar pessoas que não gostam.

⁠Todo dia um banco esperto se finge de burro e sai oferecendo dinheiro de graça. Todo dia um burro que se acha esperto sai procurando dinheiro de graça. Quando os dois se encontram, surge um financiamento.