Coleção pessoal de BarbaraByron

1 - 20 do total de 34 pensamentos na coleção de BarbaraByron

E no fim, o que somos, senão grãos de poeira no furacão da existência?

Perdoem-me os hipócritas, mas o egoísmo é fundamental. A sociedade funciona como uma orquestra: a excelência desta só é auferida quando cada músico enxerga e ouve apenas o seu próprio instrumento.

Tento enxergar o que não vejo, pois o que vejo não me desperta o menor interesse.

A existência humana é ditada pela polaridade.
Em um instante a doce brisa da juventude suspira sonhos em nossos ouvidos. No outro, a angústia da iminente decomposição perturba nossos átomos.
Em um istante, rodiamo-nos de amigos. No outro percebemos que o único acompahante que restou, a solidão, esteve sempre ao nosso lado.

Não diga a um amigo nada que você esconderia de um inimigo.

Esse é o pior dos mundos possíveis. Com todas as suas variantes e diferenças, com toda a sua multiplicidade, durante o seu desenvolvimento, a realidade íntima do mundo e do homem é sempre a mesma vontade onipotente; a própria história é sempre a repetição do mesmo acontecimento sob aparências diversas: a vontade de viver determinado o sofrimento como condição humana: Viver é sofrer.

O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar a solidão e, nela, a si mesmos.

O Homem - Um boneco

Às vezes converso com os homens do mesmo modo como as crianças conversam com seus bonecos: embora ele saiba que o boneco não a compreende, usando uma visão agradável e consciente, consegue divertir-se com a comunicação.

O saber humano se espalha para todos os lados, a perder de vista, de modo que nenhum indivíduo pode saber sequer a milésima parte daquilo que é digno de ser sabido.

Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.

O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita pela qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não têm!

Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge o alvo que os outros não veem.

Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo.

Não devemos mostrar a nossa cólera ou o nosso ódio senão por meio de atos. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno.

As religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar.

Para muitas pessoas, os filósofos são noctívagos inoportunos que as perturbam durante o sono.

Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria.

A serenidade e a vitalidade da nossa juventude baseiam-se em parte no fato de que nós, ao subirmos a montanha, não vermos a morte, pois ela encontra-se do outro lado da encosta.

A virtude não se ensina, como tão pouco o gênio.

Certamente a vida não existe para ser aproveitada, mas para ser suportada e despachada... De fato, é um conforto na velhice ter o trabalho da vida por trás de si.