Coleção pessoal de Amanciorego

41 - 60 do total de 255 pensamentos na coleção de Amanciorego

⁠NECESSIDADE DA FUSÃO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E ESPIRITUALIDADE

Na Ciência, o Homem ou Alma Humana interage com a matéria para produzir Conhecimento que constitui a Mente gravada no Cérebro.

Na Filosofia, a Alma Humana interage com ela mesma sobre a matéria para produzir Sabedoria que constitui a Consciência impregnada nela mesma.

Na Espiritualidade que inclui a Religião, a Alma Humana interage com o Ser para produzir estado Transcendente que constitui o Corpo Transcendente.

É necessário que haja fusão entre Ciência, Filosofia e Espiritualidade porque o Conhecimento, a Sabedoria e o estado Transcendente são diferentes necessidades de cada Homem, o que implica que cada Homem seja cumulativamente Cientista, Filósofo e Religioso.

⁠DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO HOMEM (DIH)

O que implica o Desenvolvimento Integral do Homem?

Implica facilita-lo a tornar-se Três Vezes Grande, ou seja, a tornar-se ao mesmo tempo excelente Cientista, excelente Filósofo e excelente Religioso.

Implica facilita-lo a produzir excelente Conhecimento próprio, excelente Sabedoria própria e excelente estado Transcendente próprio.

Implica facilita-lo a aperfeiçoar a sua Mente, a sua Consciência e o seu Corpo ou facilitar o seu aperfeiçoamento Mental, Consciencial e Corporal.

Implica a fusão entre Ciência, Filosofia e Religião; pois, a Ciência relaciona-se com o Conhecimento ou Mente no Cérebro, a Filosofia relaciona-se com a Sabedoria ou Consciência na Alma e a Religião relaciona-se com o estado Transcendente ou Sublime no Corpo.

A Mente, a Consciência e o Corpo são os três Conteúdos do Homem ou Alma Humana, tornar-se Três Vezes Grande implica otimizar-se nestes três Conteúdos, assim, o Desenvolvimento Integral do Homem implica a sua otimização Mental, Consciencial e Física.

⁠HOMEM TRÊS VEZES GRANDE

O que é um Homem Três Vezes Grande?

Um Homem Três Vezes Grande é cumulativamente um excelente Cientista, um excelente Filósofo e um excelente Religioso.

Um Homem Três Vezes Grande é aquele que tem Conhecimento, Sabedoria e Magia.

⁠O Homem não é Ser Humano!
Porque o Ser Humano é imagem e semelhança de Deus o que lhe impossibilita tornar-se desumano, mas, o Homem pode tornar-se humano ou desumano conforme esteja ou não em harmonia com o Ser Humano!
Infelizmente, o Homem Terrestre tem se tornado cada vez mais desumano com sua autodestruição, destruição do Planeta e robotização do Corpo!

⁠O Planeta Terra é tão maravilhoso! Mas, com Almas Humanas de Consciência maléfica, toda maravilha se perde na sensação do sofrimento!

⁠CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE E DE EDUCAÇÃO ESCOLAR

Conceituar a Espiritualidade é como conceituar a Educação Escolar.

Espiritualidade é processo gradual de ampliação da Consciência no qual em cada grau há entre Alma e algo união que dá algum sentido de vida e grau de Consciência.

Educação Escolar é processo gradual de desenvolvimento intelectual no qual em cada grau há entre Homem e matérias interação que dá alguma compreensão e grau de escolaridade.

⁠LIMPE CÉREBRO COM MEDITAÇÃO!

Limpe o Cérebro com a Meditação e não o submeta mais a informações sujas para que possa receber informações purificantes e iluminadoras vindas do fundo do próprio Organismo!

⁠Ter um conceito prático de Mente e saber lidar com a Mente é o princípio da verdadeira liberdade no Homem!

Por isso, todo Homem deve ter resposta prática desta questão:

O que é a Mente e como lidar com a Mente?

DIFERENÇA ENTRE A CONCEPÇÃO E A MORTE DO ORGANISMO HUMANO

⁠A Concepção do Organismo Humano é um fenômeno no qual o Espírito contendo Alma entra no Ovócito secundário e une o Núcleo do Ovócito com o Núcleo do Espermatozóide iniciando o processo de Construção do Corpo.

Enquanto, a Morte do Organismo Humano é um fenômeno no qual o Espírito contendo Alma sai do Corpo iniciando-se o processo de perecimento do Corpo.

Conheça-te integralmente a ti mesmo e usufrua do produto de Conhecer-te integralmente a ti mesmo!⁠

⁠O PAPEL DOS ASTURIANOS NA EXISTÊNCIA DE UM PORTUGAL CRISTÃO E A ORIGEM DOS RÊGOS!

O primeiro Rêgo foi Lourenço Mendo de Gundar, filho de Dom Mendo de Gundar natural das Astúrias que é um Paraíso Natural.

Os Asturianos, que se formaram a partir dos invasores romanos na Península Ibérica, foram os únicos Cristãos que conseguiram preservar o Cristianismo contra a invasão Muçulmana na Península Ibérica, sem Eles provavelmente não existiria um Portugal Cristão.

Os Asturianos desempenharam um papel fundamental para a existência e expansão de Portugal, na medida em que, eram os grandes Cavaleiros de Portugal que até passaram também a compor os Templários.

Pelas suas grandes qualidades, muitos Asturianos eram levados das Astúrias por Reis de Portugal para servir na Cavalaria de Portugal.

Um dos Asturianos de grande nobreza levado para servir Portugal foi o Dom Mendo de Gundar que foi um grande Senhor numa das Regiões do actual Distrito de Braga em Portugal.

Lourenço Mendo de Gundar, um fidalgo por ser filho do Dom Mendo de Gundar, era contemporâneo e um dos Cavaleiros do Rei Dom Afonso Henriques no século XII.

O Rei Dom Afonso Henriques conseguia saltar à cavalo um rego d'água de grande dimensão no Norte de Portugal, o que os seus Cavaleiros não conseguiam fazer limitando-se a cavalgar na água como forma de atravessar o rego d'água, contudo, o Cavaleiro fidalgo Lourenço Mendo de Gundar conseguiu saltar à cavalo o rego d'água tal como o Rei, com isso, o Rei concedeu a Lourenço Mendo de Gundar o sobrenome de Rego passando a ser chamado pelo nome de Lourenço do Rego.

Porém, a oficialização do sobrenome Rego ocorreu mais tarde, no século XIII, com a apresentação do Brasão de Armas da família Rêgo pelo Rei Dom Afonso III que era contemporâneo do filho de Pedro Viegas do Rego, um bisneto do Dom Mendo de Gundar e neto de Egas Mendo de Gundar, reconhecido também como Lourenço do Rego pelo Rei Dom Afonso III em honra ao primeiro Lourenço do Rego que foi contemporâneo do Rei Dom Afonso Henriques.

Foi a partir do facto da concessão do sobrenome Rego ao Lourenço Mendo de Gundar que o nome Rego se tornou até mesmo de uma Vila do Distrito de Braga em Portugal designada Freguesia de Celorico de Basto e que o salto de Lourenço Mendo de Gundar designado por 'Salto do Rego' se tornou uma Tradição até aos dias de hoje lá mesmo na Região Norte de Portugal.

Do Norte de Portugal, actual Distrito de Braga, o sobrenome Rego se espalhou por Descendências para as várias partes do Planeta Terra, com destaque para as colónias de Portugal que incluem Moçambique.

A Ascendência Rego de que tive Origem derivou-se de um dos Rêgos de Goa lá na Índia que foi habitar como Prazeiro na Região Central de Moçambique no Grande Vale do Zambeze por volta do século XVII.

No caso muitíssimo específico do falecido Avô como Médico no Distrito de Marromeu da Província de Sofala em Moçambique no século XX e finalmente no caso do falecido Pai como Técnico de Refinação do Açúcar no Sector de Açúcar Branco na Açucareira de Marromeu até a inviabilização da Fábrica pela Guerra Civil.

Conforme as histórias que me eram contadas pelo falecido Pai que tanto falava com admiração sobre o Rei Dom Afonso Henriques!

⁠O Saber é Infinito e o Objectivo Geral alcançado constitui uma Importante Pausa no Percurso do Infinito!

⁠A Inteligência Artificial já atingiu o seu apogeu!

Mas, uma Alma Humana que verdadeiramente se conhece a si mesma nunca estará abaixo de uma Inteligência Artificial!

⁠ANALOGIA ENTRE ALMA HUMANA E ÁGUA!

A analogia entre a Alma e a Água pode facilitar o entendimento sobre a Alma, na medida em que, a existência da Água assemelha-se à existência da Alma.

Sem Água não há Vida, do mesmo modo, sem Alma não há Vida ou sem Alma o Corpo não se move.
A Água tem propriedades de Adesão e Mudança de seu Estado, do mesmo modo, a Alma tem propriedades de Apego e Mudança de sua Consciência.

A analogia entre um Organismo Humano e um Recipiente contendo Água resulta nas seguintes equivalências:

1. A Alma equivale a Água.

2. A Consciência equivale a qualidade da Água.

A qualidade da Água é determinada com base em três critérios principais, que são, ausência ou presença de outra substância na Água, tipo de substância presente na Água e estado físico da Água.
Analogamente, a Consciência é determinada com base em três critérios principais, que são, ausência ou presença de outra consciência diferente da Original na Alma, tipo de consciência diferente presente na Alma e nível de concordância da consciência própria com a Consciência Original da Alma.

Quanto ao primeiro critério, a Água pode ser pura sem nenhuma outra substância nela ou impura com alguma outra substância nela como no caso de uma Tintura, analogamente, a Alma pode ser pura contendo apenas a Consciência Original ou impura contendo alguma outra consciência misturada com a Original.

Quanto ao segundo critério, a Água pode ser boa contendo alguma outra substância não prejudicial ao Corpo ou ruim contendo alguma outra substância prejudicial ao Corpo, analogamente, a Alma pode ser boa contendo alguma outra consciência não prejudicial ao Corpo ou ruim contendo alguma outra consciência prejudicial ao Corpo.

Quanto ao terceiro critério, a Água pode ser sólida ou líquida ou gasosa, analogamente, a Alma pode ser Corporal quando Apegada ao Corpo ou Mental quando Apegada a Mente ou Espiritual quando Apegada a alguma percentagem da Consciência Original.

3. O Corpo equivale ao Recipiente da Água.

4. A Mente equivale a qualidade do Recipiente da Água.

Uma boa qualidade do Recipiente significa um bom Recipiente, ou seja, uma Mente salutar possibilita um Corpo são.

Um dos principais factores da qualidade do Recipiente é a elasticidade, uma qualidade de Recipiente elástica significa um Recipiente elástico, analogamente, uma Mente elástica ou flexível possibilita um Corpo elástico ou flexível.

5. O Espírito equivale ao Originador da Água e do Recipiente.

A Água toma a configuração da outra substância integrada nela e a forma do Recipiente em que ela é integrada.
Por exemplo, se a substância integrada for uma Tintura Azul e o Recipiente for uma garrafa cilíndrica, a Água será Azul e cilíndrica.
Analogamente, a Alma toma a configuração da outra consciência impregnada nela e a forma do Corpo em que ela se encontra.

A outra consciência na Alma corresponde a outra substância ou a Tintura na Água.

Portanto, a Alma Humana é como a Água que toma a cor da Tintura integrada nela e a forma do Recipiente em que ela é integrada.

A Alma Ignorante ou obscurecida é aquela que se vê como sendo a Tintura e o Recipiente e Experiencia a sua Existência com base na Disputa e na Desarmonia com os Princípios sublimes da Natureza e da Sociedade.

A Alma Sábia ou Iluminada é aquela que se vê como sendo a Simples Água e Experiencia a sua Existência com base na Compreensão e na Harmonia com os Princípios sublimes da Natureza e da Sociedade.

A Alma Humana é uma só, mas difere uma da outra devido a Consciência que ela própria constrói e ao estado em que se encontra.

Entender isso é entender o verdadeiro significado do 'Amor ao Próximo'!

A manifestação de uma Pessoa começa a ser vista na fase de vida em que a Pessoa é um embrião de seis semanas!

Não é o Corpo que Acorda, Sente, Move-se, Dorme e Sonha, mas sim, é a Alma por meio do Corpo!

Contudo, isso depende da condição do Corpo e acontece desde a fase em que o Corpo é um Feto no Útero!

⁠COMO É QUE O FETO HUMANO BRINCA NO ÚTERO SE NÃO TEM MENTE NO SEU CÉREBRO?

O mover-se do Organismo Humano é o mover-se da sua Alma e acontece quando a Alma está acordada, ou seja, o mover-se da Alma Humana vê-se pelo mover-se do seu Organismo.
Esse mover-se começa a se ver nos finais da fase embrionária do Organismo no Útero, quando o Organismo ainda não tem Mente nem Cérebro funcional.

Então, o que impulsiona o mover-se da Alma Humana na fase em que o seu Organismo é um Feto sem Mente?

A Mente é o conjunto de informações gravadas e fluentes no Cérebro resultantes das Interacções Sociais, enquanto, a Consciência é o conjunto de informações impregnadas na Alma que formam a personalidade com que se nasce.

A Consciência Original ou Espiritual provém directamente do Espírito constructor do Corpo Humano, ela é útil para o Espírito como o Trigo semeado no Solo que neste caso é a Alma.

Porém, esta Consciência Espiritual é suplantada pela Consciência Corporal inútil para o Espírito proveniente, pelo Livre-Arbítrio, de fontes diferentes do Espírito como o Joio posteriormente semeado lado a lado com o Trigo no Solo que neste caso é a Alma.

A Consciência Original está voltada para o cumprimento do verdadeiro propósito da existência do Organismo Humano pela sua Alma.

A Consciência Corporal está voltada para a preservação do Corpo à todo o custo, ela é a razão de todo o Sofrimento que se vive no Planeta Terra, na medida em que, cada Homem alega que faz o mal e a matança e a guerra para continuar vivo, mas, isso é pura Ignorância porque mesmo assim o fim é estar morto, enquanto, uma Alma com Consciência Espiritual já resgatada simplesmente não tem o poder de fazer algum mal tal como Jesus Cristo que mandou Pedro devolver a espada.

As Almas Humanas Terrestres são nascidas com a Consciência Corporal, isso significa que já perderam a Consciência Original, ou seja, são Almas que já viveram antes deste nascimento e que já construiram alguma Consciência própria pelo seu Livre-Arbítrio.

No novo nascimento a Alma não vem com a Mente anterior, deste modo, não é possível recordar os idiomas nem os conhecimentos vividos anteriormente porque pereceram juntamente com o Cérebro na morte do Corpo, ao contrário da Consciência que reside na Alma que por sua vez vai no Espírito quando Este sai do Corpo no momento da morte.

Cada Alma Humana Terrestre já é nascida com a sua própria personalidade que somente ela pode mudar no sentido de resgatar a sua Consciência Original quando toma compreensão ou consciência da sua situação, pois, a Educação da maneira que ocorre no Planeta Terra, apenas age na Mente e não apura a Consciência.

Por isso, cada Alma Humana Terrestre devia aproveitar a sua vida não só para o Corpo perecível, mas sobretudo para resgatar a sua Consciência Original através da Religião, potencializando a sua Consciência pela prática contínua da Atenção em Tudo, da Reflexão sobre Tudo, do ser Correcto em Tudo e da Harmonia com Tudo, entretanto, isso depende de cada Alma, porque pelo Livre-Arbítrio cada Alma Humana tem o direito de escolher e concretizar a sua forma de viver, pelo que, nada do que acontece com uma Alma Humana Terrestre é Acaso, tudo é consequência consciente ou inconsciente das suas próprias escolhas feitas num presente conhecido ou num passado desconhecido, conforme Jesus Cristo disse que quem mata pela espada em alguma das suas existências físicas ou corporais nos vários Planetas habitáveis do Cosmos terá que morrer também pela espada.

Assim, a personalidade com a qual as Almas Humanas Terrestres nascem difere uma das outras segundo o grau de Consciência própria construída por cada Alma pelo Livre-Arbítrio nas suas vidas anteriores a este nascimento, por esta razão, há diversas qualidades de Almas Humanas, sendo por exemplo agressivas e orgulhosas e impiedosas ou mansas e humildes e piedosas, algumas dessas qualidades como a agressividade ou a mansidão podem se verificar até mesmo nas reacções do Organismo Humano na sua fase de Feto no Útero.

Fetos agressivos quando encostados por fora da barriga da sua mãe tendem a lançar seus braços contra o encosto, enquanto, Fetos mansos tendem a se retrair.

Portanto, na fase em que o Organismo Humano é um Feto no Útero, não existe Mente no seu Cérebro, mas, apenas existe Consciência na sua Alma que causa os movimentos do Feto.

Consequentemente, se não tem Mente no seu Cérebro, o Feto Humano brinca no Útero através de impulsos derivados da Consciência que é o conjunto de informações impregnadas na sua Alma ou a luz interna da sua Alma.
Luz, visão sobre a vida, referida por Jesus Cristo ao dizer que se a luz que há em você é uma escuridão que grande escuridão é.

⁠O QUE É A RELIGIÃO?

A Religião constitui uma das propriedades exclusivas da Alma Humana no seu estágio mais avançado de evolução ou compreensão sobre a Vida, com a qual a Alma se une ao seu Originador ou Espírito tornando-se semelhante a Ele.

A Religião é coisa profundamente séria que diz respeito a cada Alma e não necessariamente a reunião de Almas.

Conforme se mostram, essas reuniões são grupos de Pessoas com uma determinada Mente que as faz se acharem superiores em relação as outras Pessoas o que apenas favorece a discriminação e o ódio entre as Pessoas no Planeta Terra, o que se vê nessas reuniões são Ritos e não uma autêntica comunicação ou conciliação com o Espírito Cósmico e isso é uma das grandes manifestações da Ignorância das Almas Humanas Terrestres que desconhecem a Verdadeira Dimensão do Poder do Espírito Cósmico.

Assim, nenhuma das denominações religiosas conhecidas existentes no Planeta Terra é Religião, porque não proporcionam a Conciliação ou União da Alma com seu Espírito, apenas calcam a prisão da Alma nas respectivas doutrinas e crenças.

Essas denominações religiosas sobrecarregam o Cérebro com suas doutrinas e formatam a Mente com suas crenças, mas, nada fazem para Despertar e Purificar o Coração ou Consciência que é o ponto de partida para a Autopurificação Mental e Corporal pela própria Alma.

O primeiro efeito da Religião é o Toque Vital na Consciência que faz a Alma perceber a sua situação de convivência com o Espírito Cósmico e decidir sem nenhuma coerção doravante desenvolver a Perfeita convivência, não numa reunião, mas, de forma livre num processo gradual de união da Alma com o seu Espírito.

Essa é que devia ser a missão das denominações religiosas, isto é, sem esperar retribuição, dar um Toque Vital na Consciência de cada Alma e inspirações de Autopurificação contínua e deixar ir em paz, não o sistema de caça e prisão de Almas para aumentar o efectivo da denominação religiosa.

Portanto, a Religião é o processo de união da Alma Humana com o Espírito Humano a fim de se tornarem uma única Entidade.

A Religião possibilita o Espírito ceder as suas qualidades para a Alma, tais como, a Sabedoria, a Criatividade, a Liberdade, a Paz, a Justiça, o Amor, a Felicidade e a Perfeição.
Com isso, a Religião é a única forma para firmar o Reino dos Céus ou o Governo do Espírito sobre a Alma.

Desse modo, a Religião Liberta a Alma de qualquer crença e impulso corporal ou influência alheia, na medida em que, através dela a Alma repleta-se da Verdade libertadora.

A Religião é um processo Único e Igual para qualquer Alma Humana, pois, o Espírito Humano ou Cristo constructor do Corpo Humano bem como o Espírito Cósmico constructor do Cosmos é o mesmo para Todas as Almas Humanas.

O Espírito Humano é o único Caminho, a Verdade e a Vida, sem o qual nenhuma Alma Humana pode alcançar o Espírito Cósmico, por isso, uma das características principais da Religião é a Atitude da Alma de Voltar sua Total Atenção para si mesma e para o interior do seu Organismo onde está o seu Espírito.

A Religião funciona com base em quatro pilares interdependentes, nomeadamente, Atenção, Reflexão, Correctude e Harmonização.
Logo, para a Alma se unir com o seu Espírito e existir na sua Graça deve praticar continuamente a Atenção em Tudo, a Reflexão sobre Tudo, o ser Correcto em Tudo e a Harmonia com Tudo.

INTELIGÊNCIA, INSTINTO E INTUIÇÃO!⁠

Inteligência é uma estratégia de um ser vivo derivada da Consciência da sua Alma e motivada por força interna ou externa do ser vivo.
Inteligência é inerente a Alma, se resume em estímulo e percepção e atitude adequada, assim, envolve a percepção e a adaptação.

Instinto é uma força interna no corpo de animais causadora de acção inconsciente construtiva ou destrutiva.
Instinto é inerente ao corpo, se resume em estímulo e acção, assim, não envolve a percepção nem a adaptação.

Intuição é um lampejo de informação especial na Consciência da Alma Humana que pode causar admiração na própria Alma.
Intuição é inerente a Consciência superior da Alma Humana e configura a mais nobre das Inteligências.

SÃO OS HOMENS QUE NÃO QUEREM DEUS POR PERTO!

Os Adolescentes não querem os pais por perto, porque querem estar à vontade nas suas acções incorrectas!

Não é Deus que não quer os Homens por perto!

São os Homens que não querem Deus por perto, porque querem estar à vontade nas suas acções incorrectas!

E, devido ao Livre-Arbítrio, os Homens são deixados à vontade nas suas acções incorrectas!⁠