Coleção pessoal de AgostinhodeHipona2

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⁠"Quanto mais uma coisa é fútil, mais custa caro".

⁠"⁠O pior cego é o que vê".

⁠"O ódio é monótono, mesmo sob os seus vários disfarces".

⁠⁠"A impunidade afoga o criminoso em sua própria maldade. Nesse estado, não lhe resta outra coisa senão fazer da mentira um modo de vida, para autojustificar-se.

É a prefiguração do inferno".

⁠"O medo do inferno ordinariamente encoraja; o medo da morte habitualmente acovarda".

⁠"A pós-modernidade é espiritualmente anêmica, moralmente cega e politicamente louca".

⁠""O esquerdista reinventa o passado para justificar – no presente quimérico em que a sua mente naufraga – as promessas de um futuro impossível".

⁠"Diálogo não é um monólogo de várias bocas que se reúnem em grupo para falar, cada qual, ao vento ou ao próprio umbigo".

⁠"A soberba intelectual é uma espécie de transe auto-hipnótico".

⁠"Ame o ingrato; ele é só um ouriço fechado em seus próprios espinhos".

⁠"O avarento tem os dentes da hiena, a camuflagem do camaleão e o bote da serpente".

⁠"A maldade tem pressa e é estúpida em sua autoconfiança".

"A saudade é o amor que olha para trás".⁠

"⁠⁠No plano social, a perda do senso de proporções – que em estética se chama 'bom gosto' – é o sinal mais flagrante de que uma sociedade alcançou seu estado terminal".

⁠"A beleza fora da ordem é inútil e desgraçada".

⁠"Amar mal é não amar".

⁠"Conhecer sem amar é um caminho infernal sem volta".

⁠⁠"Onde a liberdade tem caráter de valor absoluto, cedo ou tarde a verdade perde os seus direitos políticos".

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[Construir qualquer Pólis numa noção de liberdade alheia ao conceito de verdade – enquanto "adequatio" da inteligência humana ao ser das coisas – é caminhar inexoravelmente para a anomia, o caos, a desordem.

Ou a verdade é a fonte de todas leis, ou se torna, ela própria, uma fora-da-lei.

Neste último caso, os cidadãos acabam por ser induzidos a confundir a sua liberdade com o cárcere em que escolhem viver.]

⁠"Em países moral e intelectualmente depravados, as maiores banalidades transformam-se em dilemas "éticos" de grande repercussão.

Onde a maioria não enxerga coisas desde sempre óbvias, tudo é doentiamente problematizado".

⁠"Certa ou errada, a opinião das massas é sempre a mais cômoda".