Coleção pessoal de AGFerb

Encontrados 17 pensamentos na coleção de AGFerb

⁠A sua concepção da história [do analfabeto político] é, pois, puramente mecanizada e, por vezes ao mesmo tempo, fatalista. Para ele, a história pertence apenas ao passado; não é o que evolui hojeou o que evoluirá amanhã. O presente é qualquer coisa que deve ser normalizada, e o futuro, mera repetição do presente, deve ser também normalizado, isto é, o status quo deve ser mantido.

Por vezes, o analfabeto político apercebe o futuro como não sendo exatamente a repetição do presente, mas como alguma coisa de preestabelecido, de dado antecipadamente. Mas uma e outra concepção são concepções "domesticadas": uma escraviza o futuro ao presente, o qual deve repetir-se; a outra reduz aquele a qualquer coisa de inevitável.

Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.

Não existe o bom ou o mau; é o pensamento que os faz assim.

O Estado Laico não diz que as religiões são falsas, e sim que é incompetente para qualquer declaração nesse âmbito.

Na vida a gente tem que entender que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.

A felicidade é inimiga.

Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir.

É que eu adoro o que eu digo. É impressionante como eu me encanto com o que o eu mesmo falo, é impressionante o quanto eu entendo quando eu mesmo explico. Porque tem gente que condena, as pessoas consideram isso arrogância. Mas pare para pensar: Se você vai ter que conviver com você mesmo até o fim, se você vai ter que se aguentar até o fim, se você vai ser espectador de você mesmo até o fim, é melhor que se encante com o que faz.

A vida é uma sequência de encontros inéditos com o mundo, e portanto ela não se deixa traduzir em fórmulas de nenhuma espécie.

É melhor ser temido do que amado.

Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.

Deus está morto: mas, considerando o estado em que se encontra a espécie humana, talvez ainda por um milénio existirão grutas em que se mostrará a sua sombra.

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.

Só há uma maneira de lutar contra o poder: é sobreviver-lhe.

Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!