Coleção pessoal de ademilton_batista_1

Encontrados 8 pensamentos na coleção de ademilton_batista_1

*O Amor que se vai*
.
Um coração sem amor não deixa rastros ou dor, iguala-se ao tempo escasso, quase sem tempo,
que passa depressa como o vento
lá fora, sem esperar.


Um mundo sem amor é como um
corpo sem vida, tendo no tempo,
o vazio da emoção. Desvanece,
esquece, ficando a razão.


Dentro, tudo quieto e calmo, sem cor,
quase parado, energia chega, alegria
se vai, como o sopro da tempestade,
que cai ecoando sons fortes, que leva
os medos junto aos raios.


Quando a primavera vem,
a natureza renova-se.
Novos ares, novos tempos,
levando as chuvas e os ventos,
nem tudo é calmaria.


As plantas, as flores, as cores e seus
perfumes, mostram-se, exalam-se, transformam-se, enchem-se novamente
de esperanças, os corações vazios,
adormecidos, de um sentimento qualquer.


Um coração que insiste sem amor,
endurecido fica, nem o Sol, nem a Lua,
nem o encantamento e calor não há.


Iguala-se ao vento do lado de fora.
Olha, bate, bate se debate na janela,
sem poder entrar.
.
Ademilton Batista
Brasil Bahia Itabuna
Anos - 2013
Do Livro Vencendo o Tempo pg104
.
*Poema premiado no Concurso Nacional de Novos Poetas Sarau
Brasil, em 2017, em livro impresso
Vencendo o Tempo *2020* e,
também, o primeiro trabalho do autor
Ademilton Batista a receber uma premiação nacional, estreando,
assim, as suas próximas participações e premiações em concursos, antologias e declamações pela America do Sul (Venezuela, Colômbia, Argentina e Chile), Europa, ( Italia, Espanha, Portugal) Ásia (Bangladesh, India), e, mais recente em 14/05/2026, foi declamado na Rádio FM, Frequência Mum No Programa Hora Mágica, na Cidade de Luanda, Angola, África,
para o mundo. Muito feliz com desempenho do Poema
*O Amor Que se Vai* ele cumpriu
fielmente o seu destino literário.

HOMENAGEM AO DIA DA MULHER.
Rosa Mulher
.
Por que reduzir,
diminuir a um simples dia,
o que é eterno.

Tu és a razão das cores,
da vida e de todos
os amores que há.

Onde os dias e as noites sem vós,
não haveria um amanhã,
nem teria formas,
esperanças e vida.

O Dia não começaria,
a noite não teria fim.
Nem a mais escura delas,
a luz apareceria.

És geradora de universos,
de todos os sentimentos e
sentidos da própria existência.

Onde muitos te oferecem pouco,
do que a ti, deveria pertencer.
.
Ademilton Batista
Brasil Bahia Itabuna
Do Livro Vencendo o Tempo pg44
DR08032017

Convivência!

Se a pessoa a quem amamos ou
convivemos não nos aceita como
estamos...

Então, não nos merece do jeito
que somos ou poderemos vir
a ser algum dia.

Seja o que for, agrada-te primeiro.
Depois siga no caminho do bem
em busca da sua felicidade,
sem descuidar das suas escolhas.

Ser melhor, não é ser superior a
ninguém, não é ter mais ou menos.
É simplesmente ser verdadeiro
consigo mesmo.

É ser fiel aos seus pensamentos,
suas convicções, suas atitudes,
seus sentimentos.

Siga a caminhada no intuito de ser
feliz consigo e com os demais a sua volta.
Seja o próprio exemplo de delicadeza,
de sensatez.

Sem se importar com o que ou quem,
lhe dirá o que fazer, sem interferir nas
escolhas alheias, as quais não
lhes pertencem.

Porquê: Quanto menor a sua Razão,
maior será a sua liberdade.

Seja o seu próprio espelho.
A sua própria identidade.
Dê o direito a sua alma de respirar,
livre das suas amarras.
.
Ademilton Batista
Brasil Bahia Itabuna
DRA21022017

Mais uma Noite

Eu poderia lhe dizer o que pensei hoje!
Mas, não direi! Deixarei o meu hoje
somente para mim!!

Entretanto, agora que tudo passou,
eu lhe direi somente o que a su
ausência me deixou, por não ter
vindo a mim.

Mais uma noite não pude me cobrir
de você. Sem você, o meu coração
dormiu sem abrigo.

Já estando adormecido veio o frio
atormentar-me o corpo sem avisar-me.

Você de mim se ausentou por não querer
me amar. Sem você e o seu amor,
não pude aquecer-me.

E para não sofrer, ao meu coração pedi,
confessei e me acalmei, até que adormeci, ausentando-me de mim.

Era apenas mais uma noite!
O frio passou por mim e se foi, dissipou,
e eu sobrevivi.

Por não te-la junto a mim, sozinho fiquei.
Sem você e o seu amor, o meu coração
dormiu sem abrigo.

Sem você, sem amor e sem cobertor,
resisti a mais uma noite, me refugiei,
me aquecendo do frio, no colchão nu!

Ademílton Batista
Brasil Bahia Itabuna
DRA21022020

Novas Horas
.
Não preciso estar perto de ti,
para conhecer o teu coração!

Entretanto, gostaria muito,
de poder abraçá-lo e beijá-lo,
sentir todo o teu calor junto
ao meu!

Neste pequeno espaço de tempo
que ele estivesse junto a mim...

Deixá-lo-ia descansar as tuas
badaladas de todo o teu
tempo vivido!

O entenderia e reaprenderíamos
juntos, a dividir um novo sonhar,
um novo recomeço de todas
as novas horas.
.
Ademilton Batista
Brasil, Bahia. Itabuna
Do Livro Contos de Amor "trechos"
DR21022023

Lembranças Azuis!
.
Nada mais importa agora!
O que se foi, se foi!
Dos momentos de antes,
só restaram lembranças!.
É tudo agora, nada mais!
O tempo afastou você de mim!
Talvez! Um novo dia possa vir e
com ele, venha, um outro olhar,
em minha direção. Florescendo,
os velhos desejos, que foram
levados, junto ao sol de verão!
Na primavera! Onde voaram e
pousaram as borboletas azuis...
Só restaram, casulos embolorados,
encobertos pela névoa fria,
sem alegrar os meus olhos!
São apenas lembranças azuis!
Os ventos que nos veneraram,
sopraram e bateram forte nas suas
janelas, e lá, você não mais estava,
para reabri-la para mim. Então!...
Nesse momento triste, entendi...
Que você, não me queria por perto.
E assim, parti! Envolto a brisa fria,
que envolvia o lugar! Agora!...
Mesmo que reabra as suas janelas,
aos novos raios do sol...
Certamente, eles virão trazê-la
os novos ventos...
Mas, nesses momentos!...
Perto de você!...
Eu, não mais estarei.!!
.
Ademilton Batista
Brasil, Bahia, Itabuna.
Do Livro O Meu Céu
DR10052023.

O Velho Tempo.
.
Nada mais importa agora,
tudo passou despercebido.
Para que lembrar do tempo,
que já foi esquecido!
.
O velho tempo ficou nas estórias,
em telas sem as memorias,
nas versões antigas.
.
Para pintar os novos quadros
visualize as novas paisagens
que façam sentidos.
.
Construa um novo universo,
um outro tempo em si,
com instantes únicos e verdadeiros,
valendo a pena serem vividos.
.
Neles faça um novo Sol, uma nova Lua.
Nas novas Estrelas e constelações,
Construa sonhos de ideais iluminados,
a serem explorados.
.
Porque, se não esquecer as velhas partidas,
não haverá novas chegadas,
para as novas despedidas.
.
Ademilton Batista,
Brasil, Bahia, Itabuna.
Do Livro Vencendo o Tempo
DR21022018

A Noite.


A noite tudo se espera,
Mas, só os sonhos passam.
O meu coração, dorme na mente,
levando as batidas andantes.
Passam-se nas horas,
todos os abraços do tempo.
Nas estrelas calvas, deslizam
as brisas frias, dos arredores.
Como pode ser?
Como posso soprar os ventos?
Se a noite insiste, em elevar,
todo o ar quente?
Ah, Noite! Ah, Noite!
Sempre dizem que és a culpada,
por estar presente, aonde passam,
todas as vozes ausentes.
Em mim, só elevas o meu olhar.
Por isso! Lhe entrego!
Os meus mais íntimos segredos!
Sempre deixo-me levar.
Sabe! Lhe Confesso! Livre fico!
Porquê liberta-me pelas frestas,
deixadas, pelos seus sublimes,
eternos e iluminados portais.
.
Ademilton Batista
Brasil, Bahia, Itabuna.
Do Livro O Meu Céu
DR02022023