Clarice Lispector quando se Ama não
"Volúpia"
Em sua etérea essência,
O que poderia parecer atrativos vos incomodara
Por não ter havido o êxito de provocar arrepios
Ele já não fazia aquele bem que a aprisionara
E como um volúpio veneno, tomara sem rejeitar
Em cada momento ela via embriagada numa nostalgia
Como a que antes não havia
O veneno tão doce parecia que parecia lhe oferecer
A felicidade incontida, mas não lhe era permitida
Tal destino era cruel ao traçar caminhos
Tão distintos aos quais ela havia planejado
Em seus momentos de insensatez
Ela já não poderia olhá-lo
Como se La no fundo a recordasse seus malogros.
As pessoas não mudaram o jeito de ser por mim, então por que eu devo mudar o meu jeito de ser por elas?
" Para me sentir inteira, permito-me ser vista pela metade.
É que, muitas vezes, estando inteira,
Sinto-me solta em uma grande mundo sem direção.
Porém, quando fecho os meus olhos, sinto que o mesmo sol, que inteiro me banhou inteira, também se divide, se torna metade.
Assim, eu me uno a ele e juntos nos completamos.
E é assim que renasço!
Mas é assim, também, que aprendi com esse astro que é rei, que posso ser rainha, basta que me ilumine!"
"Estou em Guerra contra o desamor. Essa é a minha luta com palavras que consigam abalar o preconceito, o insulto, o bullying e a maldade que tanto nos destroem. Vamos ativar o modo coragem e ter amor próprio, mesmo se estivermos sós, mesmo se a dor por dentro ainda estiver doendo!"
Hoje eu me remeto à você, mulher! Resgate o seu melhor! Não dependa do melhor de ninguém para acontecer! Aconteça! Você tem valor e poder! Se olhe! Se escute! Se veja! Se toque! Você será sempre a sua melhor companhia!
"Hoje eu quero pedir a cada um de vocês que busque significado para a sua vida, não faça da vida dos outros o sentido da sua! Vamos ser mais felizes? Beba água! Treine! Se ache especial! Comigo sempre deu certo!"
"Lancei mísseis para destruir o desamor. Todos foram feitos de valor a mim mesma, solidão bem vivida, e reconhecimento de mim como o maior valor do mundo"
" A mente faz mentiras em relação a força que a mulher tem. A mente é mentirosa quando nos engana pelo medo que sentimos."
" De hoje em diante, comprometo-me com o direito de ser quem sou, quem eu quiser ser e para onde eu queira ir."
" Posso até dizer à vida que há coisas que quero mais. Mas eu seria injusta se não agradecesse a força de me assumir dona da minha história.
Tenho muitas pra viver e muitas para contar até perder a conta!
Não há presente maior!"
