Citações sobre a Vida

Cerca de 264954 citações sobre a Vida

Não deixe que o medo te impedir de viver momentos mágicos. Alguns desses momentos, acontecem apenas uma vez na vida."

Não aguarde dias ruins para perceber o quanto é importante viver.

⁠Não há pior degradação do que viver pelo hábito de viver, pelo vício de viver, pelo desespero de viver.

Nelson Rodrigues
Só os profetas enxergam o óbvio: frases inesquecíveis de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.
...Mais

⁠A beleza da vida está nas pequenas coisas. Não está oculta, nós que não queremos vê-la... Olhamos para o lado e deixamos passar despercebido, procuramos coisas grandes, surpreendentes, que nos faça delirar... Mas bem-aventurado o que enxerga essa beleza ao ver um sorriso, o nascer de uma criança, ao contemplar as estrelas, a imensidão do oceano, o bater de asas do beija-flor, o desabrochar de uma rosa, um abraço entre pais e filhos, um beijo de um casal apaixonado... A vida é bela pra quem sabe apreciar...

⁠ A cada amanhecer, nova alegria,
temos outra chance de viver
sob as bençãos de Deus
que nos doou o novo dia

A vida só faz sentido, quando se ama escondido!⁠

Deixar de viver grandes momentos por não se achar suficiente é bobagem. Onde tá escrito que é você quem precisa provar algo pra alguém?

⁠"Quem não arrisca na vida corre o sério risco de viver na mesmice"

Mesmo com o amor no preto e branco é possível se viver momentos inesquecíveis.

_Acho que todo mundo tem aquele momento que quer gritar *eu te amo* , que quer entregar seu coração de bandeja, e fazer o possível pra que alguém seja feliz ao seu lado, mas aí bate aquela depre porque você não tem esse alguém pra quem poderia dedicar 70% do seu tempo do seu amor do seu carinho de seus melhores e piores momentos, e quando pensamos que encontramos alguém por quem fazer tudo isso, esse tal alguém é passageiro em nossas vidas e em tão pouco tempo não conseguimos fazer ou dizer tudo que sentimos e no primeiro vacilo acabamos perdendo a oportunidade que demorou a chegar_ .

Dias azuis, dias cinzentos, dias coloridos... Não importa... pois a escolha da pintura com as cores da vida a gente que faz. Escolha a cor que lhe convier... Escolha ser feliz!

⁠Pedaços de Mim.

Após tantas batalhas e planos, o que resta? Pedaços. Pedaços de sonhos desfeitos, de amores perdidos, de risos compartilhados. E nesses fragmentos, eu me construí.

Sou a soma de todas as versões que já fui. Cada escolha, cada tropeço, moldou minha essência. Como um mosaico, esses pedaços se encaixam para formar a parte mais completa que já senti de mim mesmo.

Há um pouco de inocência da criança que sonhava com o impossível. Há a força do jovem que enfrentou desafios e se reinventou. Há a melancolia do adulto que aprendeu que nem tudo sai como planejado.

E no meio desse quebra-cabeça de memórias e experiências, encontro a verdadeira essência. Não sou apenas o que conquistei, mas também o que perdi. Não sou apenas o sucesso, mas também o fracasso. Não sou apenas a alegria, mas também a tristeza.

Às vezes, o nada que restou é o tudo que sou. E nessa complexidade de pedaços, encontro a beleza da imperfeição. Porque, afinal, somos todos feitos de fragmentos. E é nessa colcha de retalhos que encontramos nossa humanidade.

Então, que eu continue a me construir, a me desconstruir e a me reinventar. Que eu continue a ser a soma de todos os meus eus, porque é nessa multiplicidade que reside a verdadeira completude.

E assim, sigo, pedaço por pedaço, em busca de mais eus.

A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver.

Clarice Lispector
A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Nota: Trecho da crônica Pertencer.

...Mais

⁠⁠O real propósito da vida está nas perguntas que vocês faz a si próprio, quando você compreender e entender essas perguntas fica mais fácil conseguir as respostas.

⁠O tempo escorria feito rio de lagrimas em noites tempestuosas, tudo tão mórbido diante dos meus olhos e eu paralisado diante do espelho vendo tudo em frações de segundos; estava inerte, como uma folha seca dominada pelo vento prestes a tocar o chão.

Não percebi que, a cada dia, eu desaparecia na neblina que cobria os meus olhos; não percebi que meus passos ficavam lentos, minha voz rouca, minhas mãos frias, minha companhia distante da realidade; era ausente em minha própria vida.

Que péssimo habito de compreender as coisas quase que tarde demais, ás vezes é por falta de raciocínio, outras vezes é por puro relaxo; o tempo corre e a vida costuma nos mostrar isso de varias maneiras e de diversas formas.
Receber um tapa na cara ás vezes acaba colocando a mente para trabalhar novamente, é como um choque de realidade injetado na veia; parece que sempre nos restará despertar através da dor, isso não é uma escolha, é uma consequência.

Os dias seriam sempre os mesmo se eu continuasse apenas observando a vida por um ângulo de vista; há muitas possibilidades em um único dia e seria tolice permanecer olhando a vida apenas por um ângulo da janela da minh ‘alma.

⁠ Aprendendo a Viver

Num piscar de olhos a vida passa
Tem gente que enxerga, mas não vê
E ainda acha que ela é ingrata
O segredo é aprender a viver

Veja bem, a vida está passando e você aí
Não consegue ver que ela sorri pra ti

Que anda lamentando com vontade de chorar
E vive procurando, mas não sabe encontrar
Amor, paixão e carinho

Agora vou dizer, você precisa me escutar
A solidão que tens vai te ensinar
Sejas feliz sozinho!

⁠Vida, amor e recomeço…

A cada manhã, a luz desperta,
um novo dia, uma nova oferta.
Agradeço o pulsar do coração,
a dança do tempo, a inspiração.

Amar todos, sem distinção,
é tocar o mundo com devoção.
Nos olhos alheios, reflexos ver,
ouvir, compreender, deixar florescer.

A importância de ouvir, tão sutil,
é dar voz ao silêncio, um gesto gentil.
Na escuta atenta, encontra-se o saber,
e na troca sincera, começa o crescer.

Caminhar rumo ao melhor, constante,
é ser rio que flui, sempre avante.
No erro, lições; na queda, levantar,
ser melhor a cada dia, é se transformar.

E quando as situações pedem atenção,
que já se foram, sem solução,
lembremos do valor do presente,
de viver o agora, intensamente.

Com gratidão, amor e escuta fiel,
desenhamos a vida, um doce papel.
E na jornada, a certeza brilha,
que cada momento é uma maravilha.

Recomeçar é um voo leve,
é soltar as amarras do chão,
é plantar nova esperança,
num solo fértil de coração.

É riscar o que foi escrito,
e desenhar novos sonhos,
é ouvir o sussurro do vento,
que fala de tempos risonhos.

Quando a estrada for incerta,
e o cansaço insistir em ficar,
lembre-se que há sempre tempo,
para de novo se reinventar.

A cada passo renascido,
há coragem para florescer,
pois recomeçar é um dom,
de quem nunca para de viver.

⁠Não sussurre no meu ouvido "só vivemos uma vez".
Nós não.
Vivemos infinitamente.
Eternamente,
Condenado a um "requintado para sempre".

E tenho aprendido que certas belezas passam despercebidas aos olhares apressados que já determinaram um certo padrão de rotina tornando a visão um simples hábito de olhar com os olhos do mundo!
Aprenda a ver com o coração e a vida terá um novo sentido!

Porque da vida o que a gente precisa é viver.
E vou logo dizendo que isso não significa apenas estar vivo porque você pode passar anos respirando, tendo vida física e descobrir que sua vida foi uma 'morte'.
Enquanto outros possuem apenas dias, quiçá horas de vida e se eternizam por suas atitudes de Amor!
Viver necessariamente significa Amar!
Me diga o quanto você tem amado e lhe direi o quanto você tem vivido!