Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
Não adianta ter conhecimento se não tivermos entendimento! O conhecimento, aliado à educação e respeito, conduz à sabedoria!
Se existe um vendedor melhor que o professor, desconheço-o. Afinal, ele vende o que não tem preço a alguém que não demonstra o menor interesse em comprar e, ainda assim, o faz sem cobrar nada.
“Tem gente que vive brigando por causa de sua religião e nem percebe que os ensinamentos dela não prega nada disso.”
"O ceticismo e o agnosticismo produziram seus frutos. Há legiões de professores cépticos e agnósticos, que dizem que nada podemos saber dos primeiros princípios. Que eles não possam saber, não duvidamos, e aceitamos como verdade. Mas que ninguém possa saber, é mentira. Não têm esses senhores o direito de levar a sua petulância e temeridade a ponto de julgar que os outros todos são como eles. Não lhes cabe o direito de fazer afirmações tão categóricas em matéria que, de antemão, eles reconhecem que nada sabem. Onde está a prova de que estudaram o assunto? [...] Esses homens não aceitam o debate com os que lhes poderiam pôr à mostra a sua ignorância palmar. E se a aceitam, fogem pelas portas falsas da piada ou das desculpas ridículas, deplorando a fraqueza da mente humana para entender o mais elevado, razão pela qual é melhor suspender os juízos, porque nós nada podemos saber, por nos estar vedado para sempre o conhecimento dos primeiros princípios, cujas leis regem todas as esferas da realidade.O que esses senhores fazem é simplesmente isto: mentem e provam que nada conhecem do assunto. Mas como ocupam postos, que dão a presunção de que são realmente sábios, podem, então, aproveitando-se da ignorância natural e desculpável da juventude, instilar o seu veneno cético ou agnóstico."
A gestão escolar é o elemento que conecta liderança, pessoas, planejamento e propósito institucional. Quando conduzida com visão estratégica, ética e compromisso com a aprendizagem, fortalece a sustentabilidade da instituição e promove uma educação alinhada aos princípios da BNCC e às demandas da sociedade contemporânea.
Os doutores atuais não se formariam no ensino médio dos anos 80 e 90! A qualidade foi substituída por quantidade e incapacidade!
Entre a realidade e os objetivos institucionais existe uma linha tênue chamada gestão escolar; é nela que o discernimento, a liderança e a capacidade de decisão determinam o sucesso ou o declínio de uma instituição.
A gestão escolar transforma planejamento em ação, pessoas em protagonistas e objetivos institucionais em oportunidades para promover uma educação de qualidade, inclusiva e alinhada ao desenvolvimento integral dos estudantes.
Eles me ensinaram que nenhum homem poderia se tornar seu líder, a não ser que comesse a mesma comida, vestisse as mesmas roupas, vivesse da mesma forma que eles e, ainda assim, parecesse ser melhor.
O FOGO PROTEGE O MOVIMENTO
Antes de aprender qualquer técnica de progressão, é necessário compreender o princípio que a sustenta.
O disparo não existe apenas para neutralizar a ameaça, mas também para criar condições favoráveis à manobra.
Por isso, um dos fundamentos mais importantes do combate pode ser resumido em uma frase:
O movimento expõe. O fogo protege.
Quando uma equipe precisa avançar, o fogo de supressão reduz a capacidade de reação da ameaça e cria condições mais seguras para a movimentação.
O objetivo do fogo de supressão não é apenas o disparo em si. O objetivo é permitir a manobra.
É importante compreender que o fogo de supressão é uma técnica.
O fogo protege o movimento é um princípio.
E princípios normalmente sobrevivem mais ao tempo do que técnicas específicas.
Também é necessário compreender quando, por que e para que o fogo está sendo empregado.
É isso que diferencia o operador do simples atirador.
O atirador pensa no disparo.
O operador pensa no efeito que o disparo produzirá sobre a ameaça e sobre a manobra da equipe.
Por isso, quando ensinamos técnicas de tiro em progressão, não estamos ensinando apenas a atirar e avançar.
Estamos ensinando a utilizar o fogo para proteger o movimento.
O que passou, ensinou.
O que perdi, me despertou.
Minhas mãos hoje estão limpas, meus olhos hoje estão atentos.
Eu não busco a perfeição, busco a evolução.
Quando a oportunidade bater, meu sim será absoluto: foco no que importa, força no que faço e a coragem de quem aprendeu com a perda.
Patty Couceiro
GUIADA POR DEUS, PROTEGIDA PELA LUZ, ABENÇOADA POR YEMANJÁ E ÍSIS.
EU SOU LUZ. EU SOU FORÇA. EU SOU PROPÓSITO.
"Antes de moldar as palavras que ensina, um pai de verdade lapida os próprios passos, pois sabe que os olhos dos filhos são o espelho do seu amanhã."
- Relacionados
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- Frases de foco no trabalho e no resultado
- 53 frases de reflexão sobre o tempo e a vida
- Frases de natureza que nos conectam com a sua beleza
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
