Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender

Nunca é de menos saber mais.

Diante dos mestres...

Dentre as pessoas com as quais convivemos fora da família, com certeza aquelas a quem mais devemos são os professores. A sua tarefa sublime lhes confere enormes possibilidades e enormes responsabilidades. Por trás de cada profissão, existe um professor e sua missão.
Nas sociedades mais desenvolvidas, o título de “Professor”, antes do nome, significa ainda mais do que o de “Doutor”. Na nossa, a desvalorização persistente e crescente faz que apenas os que tem como verdadeira missão o magistério o busquem como primeira opção. Muitos recuam pelas dificuldades. Salários insuficientes, falta de condições materiais, falta de respeito e sobrecarga de trabalho são a paga que recebem por sua dedicação na maioria das vezes.
Ser professor significa ter amor, paciência, tolerância, resiliência, empatia, liderança. E nem falamos do domínio do conteúdo a ser transmitido e da didática! Merecem todo o nosso respeito e admiração, nosso apoio e agradecimento.
Os governos erradamente consideram despesa o gasto com educação, quando deveriam considerá-lo como investimento. É mais barato construir escolas do que presídios e, hoje, mais bem pagos os carcereiros do que os mestres, sendo que a educação é a única prevenção eficiente da criminalidade. Os países que valorizam a educação crescem mais do que os outros, consistentemente. Como exemplo, temos os Tigres Asiáticos, como a Coreia do Sul. O retorno do investimento é rápido.

“Eduquem as crianças e não será necessário punir os homens”. A educação nos aponta o caminho certo que nos livra dos erros.

O BOM SÁBIO
É AQUELE
QUE SABE COMO
LAPIDAR OS QUE
ESTÃO EM SUA VOLTA."




...
T.B
...

Podemos demonstrar de várias formas o amor que sentimos por um filho...uma delas, é dizer-lhe não!

⁠“Precisamos sim das estruturas, das novas tecnologias, com métricas e indicadores que tenham maior eficácia, como suporte aos professores e aos gestores educacionais. Sendo engenheiro de formação, seguidor e usuário das modernidades tecnológicas na educação, penso que essas ainda em nossa geração, serão ferramentas de apoio aos mestres em suas salas de aula, alguns ainda com seus quadros negros e giz.”

A vida é como uma criança, criando uma reviravolta, fazendo graça e depois voltando, boa ou má por causa de nossas próprias palavras. Então se você quer boa sorte, tenha cuidado antes de semear as sementes.

A sirene incomoda o silêncio
O giroflex rasga o escuro
Mais um jovem derrubado

Ouviu o chamado errado
Não enxergou a luz do ensino
Agiu por adrenalina e fama
Foi fácil roubar e levantar uma grana

O corpo ainda esfria,
os parentes choram,
a sociedade se alivia

Esquerda e direita
Acusa e defende
Depende a quem favorece
Mas o dinheiro eles não esquecem
E a educação para pobre nunca investem

Enquanto o povo briga
esquerda e direita confraterniza
O pobre morre sozinho
Na escuridão de uma ilusão

Diploma do crime
Tênis novo
CPF cancelado
Velório o choro de sempre

⁠ALUNO do Latim., ALUMNUS, literalmente “afilhado”, derivado de ALERE, “alimentar, nutrir”. Pais e professores devem dar suporte para que esses possam se nutrir de conhecimento.

“Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!” (Ditado árabe) . Antigamente demorava de 80 a 100 anos para colher os frutos! Eu cultivo tâmaras de conhecimento em parceria com meus alunos, no futuro alguém se beneficiará do fruto de nosso trabalho!

Aos Mestres, todo meu apreço! Aos mercenários toda minha indignação.

⁠A teoria mostra o caminho, mas só a prática transforma

⁠Há livros que são encantados.
Eu os leio.
Eles me leem...

⁠Quando uma aula toca um coração, ela passa a fazer parte dessa pessoa...

"Jamais acertará, aquele que nunca errou!"

⁠O verdadeiro valor de uma pessoa, não está na beleza de sua face, nem na riqueza de seus bens. Mas na simplicidade de seus atos e na sinceridade das suas palavras...
Gustavo Konrad
26-01-2.021

"Ter maturidade não é saber escolher o meme correto para responder uma provocação. Ter a plenitude de "ser adulto", é saber que algumas provocações não pagam o preço do seu conhecimento, tão pouco, da sua atenção e estima".
Oliveira, Thiago Silva (1986 a)

⁠Não existem atalhos para quem não quer uma jornada.

⁠Luz na escuridão…

Há momentos em que a vida parece ser um vasto oceano de desafios, e você se sente à deriva, sem rumo. A dor, o desalento e a desesperança podem obscurecer o horizonte, fazendo-nos crer que não há saída. Mas é justamente nesses momentos de escuridão que a centelha da transformação se acende.

Lembre-se de que a noite mais escura é a que precede o amanhecer. Dentro de você reside uma força ancestral, uma resiliência que os ventos da adversidade jamais poderão apagar. Cada cicatriz, cada lágrima derramada, é uma prova de sua coragem e de sua capacidade de se reerguer.

Você é mais forte do que imagina. A vida, com todos os seus altos e baixos, é um professor implacável, mas também um mestre generoso. Ela nos ensina a valorizar os pequenos momentos de alegria, a encontrar beleza nas imperfeições, e a perceber que, mesmo nas ruínas, há sementes de renascimento.

Confie em si mesmo. Acredite na força que pulsa em seu coração e na sabedoria que habita sua alma. A fé não é apenas uma crença em algo maior, mas também a confiança em sua própria capacidade de superar o que parece insuperável.

A vida é um ciclo. Assim como as estações mudam, também mudam as fases difíceis. Permita-se sentir, mas não se prenda ao sofrimento. Levante-se, passo a passo, e descubra novamente a beleza e o propósito que existem ao seu redor.

Você é a prova viva de que, mesmo em meio ao caos, é possível encontrar a paz. E ao emergir dessa tempestade, você não será apenas alguém que sobreviveu, mas alguém que viveu intensamente e encontrou a luz que sempre esteve dentro de si.

Siga em frente. O mundo precisa de sua luz.

"Não se engane, cidadão brasileiro. Em outros tempos roubavam muito mais do que hoje; havia muito mais político gatuno do que hoje, mas nem sempre divulgavam, porque as falcatruas eram quase geralmente escondidas a sete chaves nas gavetas dos poderes, e, ninguém, ou muito, muito poucos ficavam sabendo. Mas, felizmente, as gavetas antes trancafiadas, agora são cada vez mais abertas ou totalmente escancaradas."

📝✏

"De uns tempos para cá tenho reparado muitos posts decorrentes de internautas criticando e até zombando das pessoas que escrevem errado e cometem os chamados erros de português. A meu ver, criticar o Português ou outra língua de alguém que mora num país onde a educação cada vez mais é desvalorizada e desprezada, é uma atitude não apenas cruel, mas absolutamente incivilizada, revoltante e involutiva. Se, hoje em dia, percebe-se professores, mesmo licenciados, escrevendo errado, escrevendo tão mal que muitas vezes nem dá para decifrar o que eles escrevem – ou, pior ainda, não escrevem nadica de nada – quem dirá os alunos, seus aprendizes. É talvez muito mais fácil zombar do Português do que compreendê-lo."