Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
Quando se escreve a própria história no âmbito escolar, sim, as marcas se aprofundam e, a educação se torna arte viva!
O tripé da base da educação, o qual é formado pelo governo, professores e estudantes, deve compor uma sinfonia que realmente venha a ser agradável em se apreciar.
Durante toda a minha vida estudei em escola pública e isso me ensinou para além da sala de aula.
A começar por nossa estrutura familiar, os de mais sorte (como eu) tinham pai, mãe, e um teto para morar. Outros, como inúmeros de nós, tinham que escolher um destes e não se engane,era corriqueiro que somente um fosse tudo o que pudessem ter pelo resto da vida.
Havia um ou outro professor formado na área de atuação. Quanto aos demais, quando existiam, eram estagiários de cursos completamente diferentes da matéria que lecionavam. Trocando em miúdos, a gente quase não tinha aula e quando tinha, era com pessoas que sabiam o mesmo ou o menos que a gente. Coitados, bravos guerreiros.
Muitos de nós, íamos para merendar e só. Outros, simplesmente desistíamos. Para trabalhar. É que em casa não havia comida em casa e doía ver mamãe desempregada e solteira sem ter o que dar o que comer a nossos irmãos.
A gente se sentia culpado por não ter o que comer. Não se engane em relação a cor da nossa pele. Somos negros.
Inúteis por não estar fazendo nada para ajudar, tínhamos o que? 12, 13 anos. Muitos de nós ainda estão por ai. Outros, não mais, em lugar algum.
Depois de outro tempo, nós, os outros que aguentavam até o final, percebíamos que não havia ali Educação, eles queriam mesmo eram os números, pouco os importava o quanto realmente aprendíamos, se conseguiríamos ou se algo ali naquele lugar realmente fizesse a diferença em nossa vida.
Que igualdade é essa? O que vocês esperam de nós? Como vocês querem que nos tornemos advogados, médicos, dentistas, escritores, professores ou qualquer outra coisa que seja?
Como vocês dizem que existe um ministério voltado à Educação? Como vocês tem coragem de vir em nossas casas e dizer que nosso futuro só depende da gente? Dizer a nossos pais, pobres e trabalhadores que eles têm que se matar um pouquinho por dia para nos ver como frutos de seu trabalho.
Dizer que o problema é educação financeira, que o pobre não sabe poupar dinheiro, meu amigo, o pobre não tem dinheiro para poupar, a gente precisa comer hoje, não em setembro do ano que vem.
A única profissão que jamais se restituirá é a de professor...
Pois ela depende do afeto pra ensinar...
Afinal na tecnologia não existe afeto...
A amizade verdadeira é a mais pura escola de nossas vidas.
Pois nos ensina a amar, proteger, compartilhar e ser recíproco...
O grande Georg Jellinek ensina que a primeira precaução em História e ciências sociais é aprender a distinguir entre as ações racionais deliberadas e o acúmulo de causas impessoais e anônimas. Em geral o que os cientistas sociais fazem é ocultar sob estas causas as suas próprias ações racionais deliberadas.
Que a Educação vença o obscurantismo, que as crianças aprendam no berço o civismo, que os mais velhos venham a respeitar. Que a favela seja lugar de paz, que o ódio não prevaleça jamais, sangue não vejamos jorrar nunca mais!
"Aprendizado requer ensinamento. Ensinamento requer conhecimento. Conhecimento requer sabedoria. Sabedoria requer pureza de espírito. Pureza de espírito requer simplicidade. Simplicidade requer desapego. Desapego requer discernimento. Discernimento requer sabedoria, que requer aprendizados, que requer ensinamento, que requer vontade de aprender, que requer desejo de viver. Não sei se disse tudo o que queria. Não sei se escrevi tudo o que queria, mas falei quase tudo do que gostaria de ter dito por escrito."
Conheço escola que troca a senha toda semana para o professor se enjoar de pedir acesso ao wifi. Alegando que a secretaria não anda com tanta gente pendurada na net da escola! Também é proibido o aparelho celular na escola.
Pai: herói que sente medo mas se esforça para não ter; um amigo e professor que se abre para aprender; campeão por ter um time que se une para vencer e que carrega em seu sorriso a alegria de viver.
- Relacionados
- Primeiro dia de aula: frases que celebram esse novo começo
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
