Frases sobre Educação Escolar
A diferença entre disciplinar e punir.
A maioria dos pais não sabe a diferença entre disciplinar ou punir seus filhos. Disciplinar é diferente de punir. Infelizmente por não saberem a diferença, acabam pecando ou pela falta de disciplina ou por aplicação constante de punição.
Conhecer essa diferença entre essas duas estruturas é fundamental para que filhos possam se tornar emocionalmente fortes.
Disciplina vem do Latim, disciplina, “instrução, conhecimento, matéria a ser ensinada”. E esta deriva de discipulus, “aluno, aquele que aprende”, do verbo discere, “aprender”. Mais tarde ela assumiu o significado de “manutenção da ordem, atendimento às regras”.
Punição vem do Latim, PUNIRE, “infligir pena em alguém”, de POENA, “pena, castigo”.
Punição é fazer as crianças sofrerem por terem cometido erros. Já a disciplina tem como objetivo, ensinar os filhos a fazerem melhor no futuro, e respeitar regras, isso sim educa para uma melhor ação.
A sabedoria de admitir nossas dúvidas potencializa nossa interação com mentores dispostos a nos ensinar.
Os livros são borboletinhas,
em suas asinhas levam letras,
todas seguem seu caminho
levando conhecimentos,
estrelas, voos sem fim,
mudam nubladas visões
mostram valores, educam enfim...
Se com a internet mudaram as práticas sociais e as formas de pensar, precisam mudar também as formas de aprender.
A hora de fazer prova não pode ser um bicho de sete cabeças: ela é simplesmente o momento de checar quanto rendeu o estudo, se o aluno desenvolveu as competências esperadas e se pode prosseguir avançando.
Todos nós sabemos que a hostilidade ao tradicionalismo é um erro. Ainda deve ter muito sentido o que funcionou em tempos que a educação tinha respeito e credibilidade, quando a função do professor e o papel da escola eram valorizados!
ESCREVO PRETO NO BRANCO: A imprensa até pode ser petista, pois, há a imprensa que apoia os demais partidos. Porém, as igrejas ou templos não devem meter o bico, já que o Brasil é um País laico. Portanto, que se limitem a pregar a Bíblia ou o Evangelho, conforme sua crença. Quanto às escolas, "nunca deverão ser doutrinárias", seja qual for o grau, fundamental, secundário ou e, principalmente, grau superior. O professor deve se limitar a "ensinar" aquilo que seja sua especialidade; o aluno se quiser ser alguém na vida, deve chegar em casa ou numa biblioteca, pegar os livros e "devora-los", para aprender aquilo que lhe foi ensinado. Por último, aos senhores pais, cabem-lhes a responsabilidade de "educar" a cria desde o nascimento até o "marmanjão!".
Um médico pode passar uma
receita indicando um remédio ao seu paciente, e até curar uma doença.
O professor pode passar uma
indicação de um livro e mudar
a vida de alguém.
Se você ainda não sabe o que é um giro de 360º, então vá até a página do Google e pesquise pela frase: Do a barrel roll
Excelentíssimo Senhor Presidente da República: Não é porque o senhor acabou com o horário de verão que vai justificar sua incompetência e brochice.
Enquanto as pessoas insistirem no endeusamento de certos profissionais, eles continuarão se achando superiores, e nós continuaremos a ter o preço que os deuses exigem.
"Era a menina que lia
Lia de tudo
Lia o que via, aquela menina
Todo dia ela lia
Lia tanto, que teve encanto
Certa vez, criou asas e voou
Então, o chão já não mais existia
Já não corria
Vivia voando, aqui e ali
Quanto mais lia, mais ligeira voava
Quanto mais voava, ria mais que chorava
Lia e voava
Quanto mais lia, mais alto voava
Quanto mais subia, parecia que ela sumia
Quanto mais alto voava, tudo parecia e tudo desaparecia
Quanto mais e mais ela lia, tudo desaparecia e tudo aparecia"
Educação não é questão de escola, faculdade ou qualquer outro órgão de formação profissional.
Educação é uma questão de caráter. Um depende da formação do outro.
No que diz respeito à educação dos filhos, penso que se deve ensinar a eles não as pequenas virtudes, mas as grandes. Não a poupança, mas a generosidade e a indiferença ao dinheiro; não a prudência, mas a coragem e o desdém ao perigo; não a astúcia, mas a franqueza e o amor à verdade; não a diplomacia, mas o amor ao próximo e a abnegação; não o desejo de sucesso, mas o desejo de ser e de saber.
Com seus conhecimentos acadêmicos e métodos pedagógicos, o professor faz com que se entenda ao aplicado e faça-se entendido.
Bullyng escolar ocorre em qualquer ambiente educacional e deve atender a certos critérios, os quais, inclui intenção hostil, desequilíbrio de poder, repetição, angústia e provocação. Respeitar é preciso!! Até pouco tempo atrás, “as briguinhas escolares” não eram reconhecidas como atitudes agressivas, esse conceito mudou e é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com consequências sérias, para vítimas e agressores. Eu quando criança sofri com isso, sempre fui gordinha e me chamavam de “elefanta”, produzia uma profunda mágoa que até hoje jamais esqueci e acabava me defendendo da pior forma possível, partindo para a briga, parei algumas vezes na sala da diretoria. Se houvesse conscientização muitas condutas teriam sido diferentes, pois eu não precisaria ter pedido desculpas, por algo que não provoquei e que ao contrário havia sido humilhada. Acredito que são geradas por falta de educação de base familiar, se na sua própria casa não há respeito e exemplo saudável como será levado perante a sociedade, com certeza não será. As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens, ameaças e até a exclusão. Uma crueldade!!! Senhores pais e educadores ao presenciarem e perceberem que isto está ocorrendo, denunciem e procurem o mais rápido possível um apoio profissional, para que recebam as orientações adequadas, afinal de contas, tanto agressor como vítima, requerem tratamento especial psicológico para restabelecerem a estabilidade emocional. Não no sentido de brigar para se defender e sim aprender a interromper a violência que é sofrida, isso requer muita cautela e paciência no ritmo de cada um, para voltar a ter autoestima e superar todas as barreiras impostas.
A Qualidade de Ensino e Aprendizado
Quando observamos a quantidade e a variedade dos estabelecimentos de ensino e de aprendizado, assim como o grande número de alunos e professores, é possível acreditar que a espécie humana dá muita importância à instrução e à verdade. Entretanto, nesse caso, as aparências também enganam. Os professores ensinam para ganhar dinheiro e não se esforçam pela sabedoria, mas pelo crédito que ganham dando a impressão de possuí-la. E os alunos não aprendem para ganhar conhecimento e se instruir, mas para poder tagarelar e para ganhar ares de importantes. A cada trinta anos, desponta no mundo uma nova geração, pessoas que não sabem nada e agora devoram os resultados do saber humano acumulado durante milênios, de modo sumário e apressado, depois querem ser mais espertas do que todo o passado. É com esse objetivo que tal geração frequenta a universidade e se aferra aos livros, sempre aos mais recentes, os de sua época e próprios para sua idade. Só o que é breve e novo! Assim como é nova a geração, que logo passa a emitir seus juízos.— Quanto aos estudos feitos simplesmente para ganhar o pão de cada dia, nem os levei em conta.
'IN' A ARTE DE ESCREVER
Dizem que se você não aprende por Bem,
Você aprende por mal.
Até por que quem vai te ensinar vai ser a vida,
lá na frente. Porque ? Seus pai querem o seu melhor e não o pior de você eles fazem o que pode então tente entender o lado deles também eles querem o seu bem.!!!
Raiane Oliveira..
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- 56 frases sobre a importância da escola para educar e transformar
- Frases pedagógicas de motivação escolar para acreditar no poder da educação
- Frases curtas sobre Educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer