Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender

Preciso despir-me do que aprendi. Desencaixotar minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu! Uma aprendizagem de desaprendizagem...

Alberto Caeiro

Nota: Trecho adaptado de "O Guardador de Rebanhos", do livro "Poemas de Alberto Caeiro", de Fernando Pessoa (heterônimo Alberto Caeiro).

...Mais

Aprendi o segredo da vida, vendo as pedras que sonham sozinhas no mesmo lugar.

Eu posso ensinar qualquer coisa a qualquer um, menos a sorrir.

Walt Disney

Nota: Citação encontrada no livro "Sucesso e Prosperidade: como prosperar e obter tudo o que você quer", de Milton Miller

...Mais

Você vai ser feliz, mas antes a vida vai te ensinar a ser forte.

Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.

Paulo Freire
Pedagogia da Esperança

Fui criado no mato e aprendi a gostar das
coisinhas do chão –
Antes que das coisas celestiais.

Manoel de Barros
BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.

Aprende. Aprende. Aprende que dói menos.

Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.

O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos.

A diferença entre um homem de sucesso e outro orientado para o fracasso é que um está aprendendo a errar, enquanto o outro está procurando aprender com os seus próprios erros.

Ouvi, esqueci. Vi, me lembrei. Fiz, aprendi.

Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.

Augusto Cury
"Pais brilhantes, professores fascinantes", Augusto Cury, Sextante, 2003

Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir
Tenho muito pra contar
Dizer que aprendi

Tim Maia
Álbum "A Arte de Tim Maia"

Nota: Trecho da música "Azul da Cor do Mar"

...Mais

Cinco coisas que aprendi com um lápis

Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas lhe farão ser uma pessoa melhor”
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.

Paulo Coelho

Nota: Adaptação de "A história do lápis", publicado no blog de Paulo Coelho em 29/12/10.

Amar se aprende amando.

Ninguém em toda natureza aprendeu a bastar-se a si mesmo como o gato.

Um dia a gente aprende a conviver com uns. E a sobreviver sem outros.

Quando o filho aprende com o pai, ambos dão risada. Quando o pai aprende com o filho, ambos choram.

Perigoso é a gente se aprisionar no que nos ensinaram como certo e nunca mais se libertar, correndo o risco de não saber mais viver sem um manual de instruções.

Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados.