Citações de Amizade
Nunca mais fico de bem.
Vez ou outra, na minha infância, eu escutava alguém dizer: "vou ficar de mal! Nunca mais fico de bem". Achava isso bem estranho; ficava pensando o que seria esse 'de mal'. Fato é que não entendia aquela fala. Até porque, como geralmente vinha da boca de uma criança, depois de poucos minutos, uma chamava a outra para "voltar a ficar de bem". Lembro que nunca fiquei de mal. Por volta dos 8 anos, tive uma discussão com umas amigas e fui embora pra casa. Não tinham se passado nem 15 minutos quando elas foram me chamar para jogar queimada. Não havia em mim um só resquício de irritação. Nem nelas.
Mas, lá com uns 13 anos, voltando de ônibus da escola, uma de minhas amigas que cresceu e estudou comigo entre os 7 e 9 anos, começou a me instigar, falando que a escola dela era milhões de vezes melhor que a minha. Tivemos uma discussãozinha de adolescente, em que eu fiquei curtindo com ela, levando-a na brincadeira, e, no final, ela ficou bem brava. Foi uma tolice, porque foi a primeira vez que alguém ficou de mal de mim. E o afastamento que veio em seguida foi bem doloroso. Nunca deixei de gostar dela, mas não a procurei para pedir que voltássemos a ficar de bem, nem ela a mim. Só fomos voltar a trocar algumas palavras quando já éramos adultas, casadas, com filhos. Não é lamentável?
Depois disso, aprendi o que era ficar de mal; é deixar o mal crescer dentro da gente; é perder aquela virtude infantil de sentir o valor do outro. É óbvio que o outro não deixou de ser querido; é óbvio que gostaríamos de reatar os laços; mas deixamos o rancor ir crescendo, permitimos que ele vá dando um sabor amargo nas lembranças antes tão doces ou tão bem temperadas. Tantas aventuras, gargalhadas, travessuras que nem nos permitimos mais ventilar na memória... Agora estamos de mal.
Antes fossem só as crianças que ficassem de mal; elas sim, sabem fazer isso do jeito certo! Jovens e adultos perdem a linha, esquecem como se faz. Para a criança, o outro é o que importa, porque nem mesmo consegue distinguir de fato onde é que termina o eu para começar o outro. Esse é o tempo em que se é um com o outro. Não é adorável?
Então começamos a crescer, nos individualizamos. Sabemo-nos separados e assim nos fazemos. Cada um para o seu lado e se há motivos para discussões, e sempre há, agora pode haver também a separação sem volta. De uma grande e linda amizade pode ficar apenas uma dor no peito de quem não teve o amor pueril que chama a crescerem juntos.
Isso acontece porque, em algum ponto, entendemos que o outro se apequena. Não somos mais um com ele, agora somos mais. Quando o olhamos, ou dele lembramos, maior que ele está aquilo que nos irritou, chateou ou indignou; e isso toma uma proporção maior do que o valor do outro. É importante perceber o quanto isso é sério e é fácil entender se exemplificarmos usando uma cédula de valor.
No Brasil, a cédula de maior valor é a de 100 reais. Pois bem, se acharmos uma cédula suja de barro, ou com um pequeno rasgo, ou toda amassada, embolada, ainda assim nos alegraremos pela sorte de tê-la achado. Independentemente do seu estado, ela não perde o seu valor. Com as pessoas deveria acontecer exatamente assim: a pessoa tem o seu valor e não o perde por ter-nos feito algo que nos entristeceu. Jogá-la fora, 'matá-la' em nossa vida, querer nunca tê-la conhecido é, para mim, um dos maiores males que pode existir entre as pessoas. É mesmo algo comparável à morte; tão ou mais doloroso que ela.
Quando vejo amigos se afastando com o tom de até nunca mais, ou um tempo próximo ao nunca, dói em mim. Quanta estupidez! Quanta vida jogada fora! Lembro da parábola do filho pródigo. Sim, porque aquele filho ficou de mal do pai. O pai não; este nunca guardou rancor pelas intempéries do filho. Com certeza, ficou muito triste, muito chateado; mas rancoroso, jamais. E, desde então, sua vida foi esperar o seu retorno, esperar para poder o abraçar novamente. Claro que seguiu a vida fazendo o que devia fazer e amando todos os seus. Mas vivia à espera do filho que nunca deixara de amar.
Penso que eu 'puxei' isso do Pai. Não sei ficar de mal. Nunca soube e espero jamais aprender. Fico sim irada vez ou outra, e me derramo feito lava de vulcão. Mas passada a erupção, mal lembro do que a causou. Tantas feitas, uma questão qualquer que poderia ser resolvida de uma maneira mais amena. Tantas vezes tenho de pedir perdão... Mas ficar de mal, isso não é pra mim. Continuo achando estranho como da primeira vez que alguém falou isso perto de mim. Só que naquela época não doía, até porque nem era sério. Hoje, no mundo adulto, o 'ficar de mal' é uma terrível doença; é um grande mal. É a própria doença do mundo!
Quanto mais o tempo passa...
Mais percebo que levarei pessoas incríveis
Com todo meu coração.
Eles podem se separar,
Mas saibam que cada um fez a diferença certa em minha vida
Tanto boa, quanto ruim.
Eu estava a seus pés
Você se confundiu
Achou que eu estava debaixo deles
Quando o que eu queria era caminhar a seu lado
Quem diria
Meu sonho era dormir e acordar ao seu lado
Viajar na imensidão de seu primeiro olhar
Assim foi, cometas e estrelas
Até que um dia tudo mudou
Amanheceu
Revelando todos os segredos que um dia existiram
Mantenho os pés no chão
Para que eu sonhe acordado
Enquanto eu viver
Não guardarei pétalas de rosas
Nem mesmo lembrarei de sua fragrância
De ti, somente espinhos restaram
Banho de aroeira
Queima de pólvora
Suma
Porquê alguém não gosta de mim?
Questiono, sobre quais os motivos e se eu realmente tenho alguma “parcela de culpa” por despertar esse sentimento em alguém?
Eu mudei? Não! Na verdade eu continuo sendo o mesmo de antes.
Não irei tentar mudar para agradar quem quer que seja, e sabe por que?
Porque está tudo bem alguém não gostar de mim, e isso não muda nada em minha vida.
“Pois quem não é contra nós está a nosso favor”. Marcos 9:40
Se nós andamos juntos e você vir os meus erros e se calar, você está a favor, quem não é contra é a favor, não existe em cima do muro.
Se nós andamos juntos e você é indiferente aos meus erros, você não está preocupado com o meu bem estar e sim com a sua auto-imagem e sobre o que eu vou pensar de você se me reprovar, ou seja, você so se preocupa em ser aceito, tem medo de ser excluído do meu grupo, lá na frente quando eu abrir os meus olhos e enxergar a minha vaidade e ilusão vou lembrar que você estava ao meu lado o tempo todo e fingiu não ver as coisas que eu fazia.
Vou lembrar também que quando alguém falava com você sobre o assunto você dizia que errar é humano e nunca se importou em me auxiliar a corrigir as falhas do meu caráter, você preferiu ser elogiado e aceito por mim a me reprovar sobre minha conduta, pelo contrário, você reprovou os que me reprovaram. Você não foi uma pessoa amiga.
Jesus disse que quem não é contra nós está a nosso favor, logo você foi a favor de todos os meus erros, você me viu mentir, enganar, ser desonesto, seduzir, assediar, humilhar, falar mal de nossos irmãos e sempre disse que eu estava certo, ou então fingiu não ver e se calou, hoje eu vejo que aqueles que me reprovaram e se afastaram de mim por causa dos meus erros foram mais honestos comigo e que eu teria sido mais feliz se os tivesse ouvido.
Por isso eu te digo: “Se as pessoas que me seguem apoiam os meus erros, não servem para me seguir”.
Washington Pêpe
Em 05/08/2020
#amigodeverdade #amigosincero #discipulo #mestre
“Sentir-se bem com alguém, não quer dizer está ao lado dela ... mas ela fazer vc se sentir bem mesmo de longe”
"Há pessoas tão falsas, tão falsas, que seus tapinhas nas costas são piores do que inúmeras perfurações à faça."
W.S.Vieira
Somos substituíveis enquanto formos tratados como peças de uma engrenagem, mas para quem nos respeita e ama somos únicos.
Muitas vezes buscamos companhias achando que irão preencher um vazio criado por nós mesmos. Não precisamos de nada forçado, a naturalidade é tão bela. Deixe as coisas ocorrerem sem pressão e sem pular etapas. As pessoas que vem e ficam percebemos com o tempo e logo valorizamos a cada surpresa boa obtida.
Bom mesmo é naqueles momentos inesperados você conhecer pessoas excepcionais que se transformam em amigos íntimos e enche sua vida de magia, cor e alegria.
@elidajeronimo
As vezes pode ser cedo pra dizer "te amo", as vezes nem pode ser verdade se eu falar que "te amo". Amamos mãe, Pai, irmãos, até parentes próximo, mais sei que não é tarde se eu falar que você se tornou especial para mim. Amizade surgem de verdades que brotam no coração, amizade surge atraves da admiração. Portante sei que você mesmo sem querer já faz parte de minha vida obrigado por sermos amigos(a).
