Citações de Amizade
Saiba separar as verdadeiras amizades das falsas, pois nem sempre as pessoas mais próximas são as mais confiáveis.
Nossos amigos e inimigos estão, amiúde, em posição trocadas: uns nos querem mal, e nos fazem bem; outros nos almejam o bem, e nos trazem mal.
Saudação de Amigo
Quero ser o teu amigo
Nem de mais e nem de menos
Nem tão longe, nem tão perto
Na medida mais precisa que eu puder
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida
Da maneira mais amiga
Da maneira mais discreta que eu souber
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar
Sem forçar tua vontade, sem jamais te aprisionar
E saber quando falar e saber quando calar
Nem ausente, nem presente por demais
Fraternalmente ser amigo e dar-te a paz
A paz que o mundo não dá, a paz de Jesus.
Os amigos humanos, sinceros e verdadeiros sempre compartilharão do seu sofrimento, as suas aflições e irão sempre vir a você, não importando se você é bem-sucedido ou azarado.
Você veio como um novo amigo, para me fazer esquecer todas as coisas ruins que eu sentia naquele instante. E a compensação chegou em forma de uma pessoa compreensiva, carinhosa, meio palhaço e corneteiro, que por mais que eu tente, não consigo deixar de falar, ter notícias, me preocupar e colocar em minhas preces quando agradeço a Deus pelo meu dia, pelo meu trabalho, pela minha família, saúde e pela minha disposição.
Quero expressar todo o meu entusiasmo por você ser tão gente, tão maravilho e tão, tão, tão palhaço. Agora tenho certeza que estou completa, pois sua presença preencheu aquele lugarzinho.
Como sabe, essa admiração por ti é sincera e pode até não representar muito. Mas é, para mim, motivo de esperança de poder passar uma fase feliz de minha vida e quem sabe contar para meus netinhos.
Espero que essa nossa amizade tenha vindo para alegrar sempre nossas vidas, e que ela seja à base de sinceridade e que também traga uma expectativa de dias melhores. Afinal, nós merecemos!
ORGULHO MATA
Um amigo acaba de morrer em mim
Foi morrendo assim, devagarzinho
feito vento meliante que espreita madrugada,
quando percebi, já não respirava mais.
Não tinha percebido que a amizade estava doente,
e quando a amizade fica doente,
se você não tomar semancol, humildol ou desculpol,
o vírus da mágoa se alastra pelo corpo todo.
A mágoa é como lepra, primeiro apodrece a palavra,
o brilho nos olhos e depois o respeito,
é quando você dia olá querendo dizer adeus.
O amigo quando fina não vai para o céu,
fica vagando feito alma penada
no inferno da lembrança.
O finado amigo
é um espírito que fala através de outras pessoas,
e ainda que ele grite, você já não escuta mais.
Um amigo falece por vários motivos,
desde falta de açúcar nos olhos e
a fraqueza no abraço.
Mas o pior de tudo é o enfarte na admiração.
A admiração pelo amigo é o sangue que bombeia a amizade.
Sem esses glóbulos brancos, negros e amarelos
o amor acaba. E se você não ama teu amigo... jaz.
Amigo a gente não divide, se ele é menos a gente multiplica,
mas quando ele morre a gente já nem conta mais.
O amigo quando cessa
é o como se o passado cometesse suicídio
com um tiro na saudade, ou uma corda pendurada na lembrança.
Isso quando você mesmo não o mata,
atirando na testa um desprezo de pedregulho.
Quando a amizade começa a tossir... É bom medir a pressão.
Meu amigo está morto,
na autópsia consta que foi envenenamento: cianureto de orgulho.
O Funeral foi agora pouco, sem flores, sem lágrimas, no meu coração.
O enterro segue sem alarde em respeito aos familiares.
SERGIO VAZ
Quando eu estava sozinho, e não tinha nada
Eu pedi um amigo para me ajudar a suportar a dor
Ninguém veio, a não ser Deus
Eu converso sozinho, me pergunto e me respondo, me machuco e me perdoo, sou meu melhor amigo, as vezes pior inimigo, não existe ninguém que me suporte mais do que eu mesmo.
E acontecerá sempre que aquele que não é teu amigo pedir-te-á que sejas neutro e aquele que é teu amigo pedirá que tomes de armas abertamente.
(O Príncipe - cap XXI)
Difícil querer definir a palavra Amigo: Amigo é aquele que te da um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do Céu, se é o sonho que te faz falta. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria e medo. Amigo é aquele que te diz EU TE AMO sem medo de causar mal impressão. Amigo é quem te ama e “pronto”. É verdade é a razão, sonho é sentimento. Amigo é pra sempre. Amo.
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber