Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda (trechos inesquecíveis do autor chileno)

Sou um anjo, só nao tenho asas e sofro neste mundo atras de um amor que nao me de asas devolta!!

O valor da sincera amizade/ É cultivar no coração/ Um jardim de generosidade/ Onde florescem o amor, a paz e a gratidão.

Procurie saber porque o amor é raro.
Acabei descobrindo que raro é alguém amar, como eu amo você.

Não há futuro onde: O gostar substitui o amor; onde a dor substitui a felicidade e não há futuro onde você se sente substituível.

Ela me perguntou o que era o amor verdadeiro, e eu não pude responder com gestos. Um beijo, um abraço, um olhar fixo que dissesse: Você, nós! Depois de desconversar com algumas palavras, me peguei refletindo sobre essa tal verdade. Como sabê-la? Como vivê-la? Amar vai além de qualquer palavra e ao mesmo tempo se limita a uma respiração que falha. Não limita ligações, e sorrisos, e saudade, e saudade, saudade...

Alegria e amor, são duas simples palavras, mas são dois grandes significados para trabalhar com humildade e dedicação

O Amor para ser perfeito, é que nem uma planta, tem que ser regado todo dia, se não morre.

Um dia alguém me jurou amor para toda vida,eu acreditei.E quando acordei o meu amor não estava lá.

Há duas coisas que fazem parte da vida e que não podemos fugir: O amor, e a morte. É o destino traçado de todo ser que vive, só que a única coisa que é tão inevitável quanto à morte, é a vida.

No amor existe uma vida,pequena mais amada no meu coração tem gente que me ama e que e feliz na alegria de uma criança terás um coração sem fim.

O amor é a causa da nossa felicidade extrema, mas também da nossa tristeza profunda

Em todo amor existe química onde se juntam dois corações.
E preparam-se as reações.

Só sei amar com a força da alma e máxima intensidade, pois para mim não ha amor pela metade

O difícil não é abandonar um amor, é viver a vida sonhando que tudo podia ser diferente.

Por mais que o amor fale mais alto, chega um momento que a razão da um grito, e domina a situação.

O amor... Tão abstrato, surreal, contraditório, confuso... Vaga esta idéia que temos de uma coisa que achamos bonita e não sabemos sua forma, que não passa de sonho e não condiz com a realidade, difícil não cair em contradição ao tentar explica-lo, então vejo que é bobeira faze-lo.

Contrariando a lei da física, no amor, dois corpos ocupam sempre o mesmo espaço.

Esse amor que me faz criança indefeza e faz parte de mim tua presa, me possua com volupia ou me ame com gentileza.

Sempre escrevo cartas mas em especial nunca escrevi uma carta de amor, e eu que sempre tenho muito a dizer, sinto a ausência das palavras agora, e por quê? não sei explicar. Mas é algo que só você tem o poder de fazer comigo, calar-me. E olha, que eu, eu sou a pessoa mais difícil de calar, porém há momentos que fitar-lhe dentro dos olhos seria tudo que me faria bem, esquecendo de todo o resto. Realmente, o amor é acéfalo, e faz com que eu adore tudo que repudiei um dia. Faz com que me sinta nas nuvens e aja como uma criança de 8 anos ao ver o brinquedo preferido na vitrine, ela o quer mais que tudo, e sabe que nunca vai enjoar pois procurou a vida toda por aquela sensação, é assim que me encontro agora, caindo de amores por você. Eu acho, não, eu não acho mais nada, apenas sinto, eu sinto que pela primeira vez eu amo alguém, e esse alguém que tanto esperei, é você.

Acho que o homem deva viver sim, em constante mudança. Mas que essa mudança não influa no amor, que precisa apenas ser regrado com a mesma quantidade todos os dias!"