Cecilia Meireles Poemas Compromisso
“Não confunda meu silêncio com aceitação ou fraqueza mediante o que você diz. A verdade é que os anos já me pesam, e não tenho mais tolerância para desperdiçar tempo tentando explicar o óbvio.”
"Meu silêncio é a convicção de que o tempo é valioso demais para ser desperdiçado em discussões inúteis."
"O silêncio de um mestre é a quietude de um lago profundo, que guarda em suas profundezas a sabedoria de séculos."
“A perfeição exige paciência, pois somente aqueles que possuem consciência de si e de suas ações podem aprimorar essa virtude.”
"Tenho plena consciência de minhas limitações. Posso não ser o melhor, mas, sem dúvida, farei a diferença."
“A mentira é como uma teia de aranha, quanto mais se tenta esconder, mais se enrola.
A verdade é como o sol, no final sempre acaba aparecendo.”
“Aprendi a ter o respeito como escudo e o medo como espada. E sei que a espada só deve ser usada em último caso.”
“A águia, ao voar de forma majestosa, nos ensina que o conhecimento nos leva a novos níveis de compreensão, ao passo que a ignorância nos mantém presos à superfície.”
O problema das pessoas na atualidade, principalmente dos brasileiros, é que são emocionais demais. Elas não sabem lidar com a solidão alheia, pois a rotulam como depressão. O ato de ser reservado e desejar estar sozinho tornou-se uma doença. Elas não conseguem respeitar a individualidade do próximo, não sabem ouvir a palavra 'não' e desconhecem o conceito de limite. Ao perceberem qualquer sinal de rejeição, se colocam no papel de vítimas, com discursos do tipo: 'Quem perdeu que chore!'. Será que a pessoa realmente perdeu? Será que você faz toda a diferença que afirma fazer na vida do outro? É por essa falta de bom senso que tantas famílias se desunem e amizades se desfazem. As pessoas não sabem respeitar o espaço alheio; presumem que todos são como elas. O narcisismo grita no âmago das pessoas, mas todas se autodeclaram desconstruídas, de alma leve, sem sequer compreenderem o verdadeiro significado disso!"
“O camaleão, em sua capacidade de camuflagem, nos ensina que o conhecimento nos permite nos adaptar às diferentes situações da vida.”
“A aranha, com sua teia complexa e resistente, é um exemplo poderoso da sabedoria
que nos ensina a construir uma vida com significado e propósito.”
"Na dança da vida, a reciprocidade é a coreografia. Me movo ao ritmo do que me oferecem, em perfeita sintonia."
Sei que a vida e tudo que há nela, não são coisas que eu possa limitar com poesia. Mas seguirei no eterno retorno de dizer o que a maioria das pessoas não conseguem.
