Cartas para Pessoas Especiais

Cerca de 19396 cartas para Pessoas Especiais

Fiquei com medo. Medo de perder pessoas. Medo de perder amigos. Medo de perder coragem. Medo de perder palavras. Medo de perder inspiração. Medo de perder você. E fiquei feliz. Feliz em não ter perdido nada disso. Feliz em não te perder, não por completo. Não ter te perdido pra ninguém. Tá legal, eu sei que você não é meu. Mas mesmo assim o sinto, o vejo, o amo e pra mim você é meu. Eu sei que é difícil acreditar que se tem o que nunca se teve. Eu sei o quanto é ruim, amar e não ser amado. Eu sei o quanto posso sofrer. Mas existe amor sem dor? Existe amor sem medo? Existe amor, sem AMOR? Nos afastamos, nos abraçamos, brigamos, e conversamos, estamos juntos, e estamos separados. O que é isso afinal uma espécie de imã que funciona e depois falha. Ou que falha e depois funciona? Um imã chamado amor, e uma atração chamada: VOCÊ!

As pessoas só têm charme em sua loucura, eis o que é difícil de ser entendido. O verdadeiro charme das pessoas é aquele em que elas perdem as estribeiras, é quando elas não sabem muito bem em que ponto estão. Não que elas desmoronem, pois são pessoas que não desmoronam. Mas, se não captar aquela pequena raiz, o pequeno grão de loucura da pessoa, não pode amá-la. Não pode amá-la. É aquele lado em que a pessoa está completamente... Aliás, todos nós somos um pouco dementes. Se não captar o ponto de demência de alguém... Ele pode assustar, mas, a mim, fico feliz de constatar que o ponto de demência de alguém é a fonte de seu charme.

Gilles Deleuze

Nota: Trecho de entrevista dada por Deleuze à Claire Parnet, em 1988.

Ao julgar apontando os erros ou defeitos das pessoas na verdade você está se auto-enganando pois seu ego lhe faz ter a sensação ilusória de ser melhor ou superior aquela pessoa que você julga, comece a enxergar e entender que ninguém é superior ou inferior a ninguém, comece a ver os seus próprios erros e defeitos assim poderá começar a aprender e evoluir a partir deles através do autoconhecimento.

Quando eu acho que as pessoas não podiam desçer mais baixo elas têm a mania de me surpreender e desçer tão mas tão baixo de uma forma que repugna e que me faz chamar estupida a mim mesma...Não percebo como é que algum ser humano tem essa capacidade de magoar as outras pessoas por prazer e ainda ter prazer por as ver a chorar, por as ver no "chão" por causa dos seus próprios actos...Mete nojo de verdade.

Você não ama a vida pela própria vida. Você ama lugares. animais, pessoas, memórias, comidas, literatura, música. E às vezes você conhece alguém que requer todo o amor que você tem para dar a ela. E se você perde este alguém, você acha que tudo vai parar também. Mas todo o resto continua. Giradoux disse, você pode perder um único ser mesmo estando cercado de inúmeros outros. E essas pessoas são como... extras. Ofuscam a sua visão, são como uma multidão. Uma distração indesejada. Então você procura por esquecimento na solidão, mas a solidão só lhe faz mais seca.

Ser autêntico nesse mundo de copias mal feitas, de caçadores de defeitos, de pessoas cansadas, apagadas, iguais, é uma tarefa árdua e diária, somente levada a frente por pessoas fortes e decididas. Ser autentico é uma conquista, é enfrentamento, é pagar pra ver, é ser apesar de tudo, dos que odeiam a originalidade, dos guardiões da futilidade, das marias-vai-com-as-outras. Quem tem sua opinião própria tem contra si o mundo, os que não suportam as diferenças. Os que têm atitude, seu próprio jeito, não se intimidam, convictos do que querem, enfrentam a vida, acreditam, acima de tudo, verdadeiros heróis da resistência, salvam o cotidiano, fazem a diferença.

Tantas coisas estão acontecendo na minha vida, sinto que estou distante de algumas pessoas que eu queria muito estar perto e me apertam saudades, mas prometo que volto, prometo. Preciso de um momento só meu, minha cabeça no lugar, já já eu arrombo as portas de novo, mas por agora só quero muito espreitar da minha janela. Mas ei, tô feliz!

“Já não basta te ver bem, tenho que escutar das pessoas que você já me esqueceu. Quando elas me perguntam se eu estou bem com isso, dou um sorriso e digo que sim. Sei que soa meio falso, até eu não acredito, mas é irrelevante insistir, porque nada vai me fazer admitir que ainda tenho sentimentos por você. Não importa qual assunto seja, podem estar falando do lanche das quatro ou do jogo de ontem, sempre vai ter alguém para coloca-lo no assunto. E quando o assunto é você eu me calo. Pode ser por medo de falar de mais ou de falar de menos. Por medo de falar o que não devo ou o que não quero que saibam. Por isso não falo nada, até o próximo assunto, até pararem de me lembrar que você, me faz falta.”

A música sempre foi uma questão de energia para mim, uma questão de combustível. Pessoas sentimentais chamam isso de inspiração, mas o que eles realmente querem dizer é combustível. Eu sempre precisei de combustível. Eu sou um sério consumidor. Em algumas noites eu ainda acredito que um carro com a agulha de gás vazia pode executar cerca de 50 milhas a mais se você tem a música certa muito alta no rádio.

E a partir do momento que alguém entra em sua vida, ela JAMAIS irá sair, As pessoas ñ saem de nossa vida, elas apenas passam a ocupar diferentes lugares e importancia. Algumas nós acabamos esquecendo com o tempo (mas eles sempre estarão lá). outras, ganham tamanha importancia, que de um pequeno lugar que antes ocupavam, mudam-se para os melhores e mais utilizados espaços da nossa vida. Mudam-se para o coração, e uma vez no coração o esquecimento torna-se muito mais dificil, e a saida para outro local é sempre cruel. Preste muita atenção antes de mover alguem para o seu coração, tenha certeza que jamais irá querer tirar aquela pessoa de lá, pois talvez você não suporte a dor, ou talvez a pessoa esteja tão acostumada a morar alí que será para ela como uma morte ter que desocupar o lugar. Somos responsáveis pelas pessoas que amamos, somos responsáveis por aqueles que cativamos, somos responsáveis por qualquer um que ouse fazer parte da nossa história, e nos interligamos. Ninguém está livre, ninguém vive sozinho. E estou certa quando digo que não poderia tirar você da minha vida, pois não é uma questão de escolha. E jamais ousaria retirá-lo do meu coração, até porque, eu cultivo minha parte egoísta, e ela não iria querer sofrer tão cruelmente.

O grande mal da maioria das pessoas nos dias de hoje é buscar a felicidade no fútil, no abstrato, no material, no dinheiro, ignorando tudo o que realmente a felicidade busca. O simples, o belo, o verdadeiro. A felicidade não busca beleza, dinheiro ou status, a felicidade busca a riqueza de caráter, a união da simplicidade de dois se tornando um. Para ser feliz não se precisa ter tudo, mas sim saber transformar o que se tem em tudo.

"Nós encontramos várias pessoas que diariamente – honestamente eu nunca me canso disso - pessoas que vêm até nós no M&G e contam pra gente que nós somos a razão pela qual eles saírem da depressão; a razão que eles encontraram-se e começaram a se amar. Ultimamente, as pessoas estão se assumindo para nós e, tipo, pela primeira vez contando para alguém o que eles sentem... É realmente especial para nós. Gostamos de ser uma espécie de porto seguro para as pessoas em nossa música, nas nossas personalidades ou todas as maneiras que podemos nos conectar a eles"

A vida às vezes eu penso que e injusta, pois quantas pessoas têm amor, carinho e responsabilidade mais não encontram alguém para dividir esses sentimentos, e ruim você olhar para o seu lado e não ter uma pessoa que você ama, enquanto muitos ai que principalmente espancam os seus parceiros não o respeitam, e mesmo assim o seu parceiro espancado esta do mesmo lado do individuo no "outro dia". Quem ama? Se hoje esta bem o relacionamento amanhã já estão brigados, posso dizer que ama? Jamais! O amor e lindo, e tão bom quando se ama o dia fica mais bonito toda conversa e motivo de risadas, o carinho não começa e nem termina ele prevalece. Mais quando ama e não e correspondido e triste poder saber que você ama mais não e amado, desejar e não ser desejado, ser educado e ser contribuído com ignorância, isso dói muito, mais eu não desisto jamais, pois quem ama sofre mais com um tempo e contribuído com amor, talvez nem seja dessa paixão, mais sim dos ensinamentos que se aprendem. Pois um dia eu serei amado como eu amo hoje, mais vai ser diferente eu vou corresponder a esse amor que eu espero tanto um dia alcançar...

Cansei de respostas forçadas, mentiras. De pessoas hipócritas se fazendo de vítimas. De rótulos criados antes de conhecer. De drama barato. Ah, também cansei do que é normal. Da mídia, da alienação. Das notícias, das mesmices. Da necessidade de aparecer que algumas pessoas têm. Por falar nisso, acho que o problema são as pessoas, elas sempre estragam tudo.

Uma era de felicidade simplesmente não é possível porque as pessoas querem apenas desejá-la, mas não possuí-la, e cada indivíduo aprende durante os seus bons tempos a de facto rezar por inquietações e desconforto. O destino do homem está projetado para momentos felizes — toda a vida os têm —, mas não para eras felizes. Estas, porém, permanecerão fixadas na imaginação humana como ‘o que está além das montanhas’, como um legado de nossos ancestrais: pois o conceito de uma era de felicidade foi sem dúvida adquirido nos tempos primordiais, a partir da condição em que, depois de um esforço violento na caça e na guerra, o homem se entrega ao repouso, estica os membros e sente as asas do sono roçando a sua pele. Será uma falsa conclusão se, na trilha dessa remota e familiar experiência, o homem imaginar que, após eras inteiras de labor e inquietação, ele poderá usufruir, de modo correspondente, daquela condição de felicidade intensa e prolongada.

Friedrich Nietzsche
Humano, Demasiado Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Hoje em dia as pessoas não valorizam mais a frase “eu te amo” , eu não tiro a razão delas , até por que , você conhece uma pessoa hoje e sem ao menos ter certeza de nada , você já pronuncia tal frase … e pra que? Apenas pra ser simpático , ou pra ter mais alguém em que possa dividir algo , um sentimento futuro… ou até mesmo uma amizade. E as vezes a gente se decepciona com as pessoas pela qual falou tal frase a nós , pois no final elas não querem nada de nós e isso tudo se torna apenas uma ilusão , e viver ilusões não é nada bom. —Eduardo.Alb

Muitas vezes, as pessoas, sem refletir, confundem pedido de desculpas com fraqueza pessoal de quem a pediu e começa esnobá-la. Esquecem-se, porém, que desculpar-se é muito mais constrangedor do que conceder a desculpa. Por isso, não tirem proveito dessa situação de inferioridade, porque além de estarem perdendo a grande oportunidade de crescerem, poderão perder de vez aquele que está tentando se redimir. Lembrem-se; ninguém é completamente perfeito e nem dono absoluto da verdade.

“Ninguém entende tudo, a maioria das pessoas vivem buscando certezas, mas eu sempre acreditei que o certo é a gente não saber de tudo, só o necessário. Saber de quem a gente gosta, quem a gente quer, quem a gente ama, com quem vale a pena dedicar o tempo, saber em quem a gente confia e vale a pena ter ao lado. Se você souber isso, você já sabe muito. Não adianta procurar palavras pra explicar o desnecessário, não adianta decorar um dicionário inteiro se você não souber quando usar cada palavra. Você não precisa da verdade completa, você só precisa saber do que tem, e do que será seu. Infelizmente, diferente de como muitos poetas dizem, o amor acaba, sim, ele acaba se não for cultivado e cuidado, então, cultive-o, mas o cultive na pessoa certa, em quem você deseja ter por perto. Você tem sempre que ficar atenta aos sinais do coração são eles que te guiam pra felicidade, e se você fugir, você se perderá, então leve quem você ama e faça desse caminho a estrada certa. Nunca viva um eterno ontem, estabeleça um compromisso com o futuro, recomece um milhão de vezes se for necessário, mas recomece. Faça escolhas, nunca desista de tentar, tendo em mente o essencial, recomece ou continue se for o caso, mas prossiga, você não precisa saber do que acontece no universo, só precisa entender o que acontece dentro de ti.”

O fato psicológico é que é impossível sentir algo muito intensamente por milhões de pessoas, mas só de maneira fria e abstrata. Como disse Stalin, uma morte é uma tragédia, um milhão de mortes é uma estatística, e ele tinha razão. É por isso que precisamos recorrer a memórias individuais para tentar compreender catástrofes históricas. E, quando a condição de vítima se torna o estado normal da humanidade, a verdadeira compaixão se torna impossível: é como tentar passar um pouco de manteiga sobre um milhão de fatias de pão.

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida. Poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio. Por isso, preste atenção nos sinais. Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.