Cartas de reflexão
Todos somos maus. Não há quem faça o bem. Não há bem em si mesmo, a não ser aquele que recebemos de Deus. Somos seres maus que por motivos egoístas tentamos fazer o bem, portanto, continuamos sendo maus. O amor, a bondade e compaixão e justiça são essencialmente divinos e isso nos torna semelhantes a ele, à medida que ele os distribuiu a todos, independente de cremos nele ou não.
Mãe adotiva é aquela que cuida, ama e cria, independentemente da espécie. Somente Deus é dono das vidas. Se uma gata pode ser mãe adotiva de cães, então qualquer pessoa que ame e cuide verdadeiramente pode ser mãe ou pai, independentemente da espécie. A expressão "mãe de pet" não é apropriada; o termo correto é "mãe adotiva". Humanos não possuem propriedade sobre vidas.
Mães são aquelas que nutrem e cuidam, não apenas de sua prole, mas de toda criatura que lhes é confiada. Pois a maternidade não se limita à carne e ao sangue, mas ao amor e ao cuidado que se dedica a todos os seres. Ninguém possui a vida de outrem, somente o Criador tem esse poder. Todo ser merece viver plenamente, e não apenas existir. A verdadeira mãe liberta, não oprime.
Somos o outro na vida do outro. Negamos em nós aquilo que não queremos ver — ou aquilo que ainda não tivemos coragem de transformar. E então, projetamos. Acusamos no outro o que silenciosamente nos fere, nos incomoda e nos espelha. No fundo, não é o outro que nos prejudica — é a recusa de olhar para dentro.
Me recuso a ser definida por um mero vislumbre de quem passa correndo e se esbarra comigo. Me recuso a ser definida por olhos que projetam seus desejos nos meus. Sou tantas. Sou múltipla. Carrego tanta vida. Tanta morte. Carrego tanta história tatuada na pele suada e que divide cicatrizes e algumas inflamações abertas. Carrego tanto amor, mas também tanto ódio. Não me canso de dizer que sou. Que sou muitas. Tão doce como mel. Tão azeda como biribiri chupado com sal. Sou santa e profana. Sou mansidão em mar em um dia perfeito de sol. Sou água raivosa em seu pico alto em tempestade. Eu sou tantas. A menina, a mulher. A princesa e a bruxa. A bruxa. Eu sou tantas. A real, a mágica. A esperança, a trágica. Que não quero ser definida apenas por um mero vislumbre de quem passa correndo e se esbarra comigo.
A cada lágrima... Um resquício da alma se esvai. Como as pétalas das flores, que quando chega ooutono se movem com as leves brisas, que trazem consigo lembranças de bons tempos e também de tempos ruins. E como um fantasma que me tornei com as memórias que me degradam, cheias de ódio, tristeza e rancor, se acumulam em meu coração flagelado pelas desilusões e perdas, que perfuram me como lanças, criadas partir desse mundo cheio de sofrimento...
Ser invisível, não é só ser imperceptível aos olhos de outrem, mais tambem ser ignorado, ou muitas vezes esquecido por todos. Mesmo assim, muitas vezes luto contra minha ilusões, assim como Don Quixote lutou contra as dele, e assim tento derrotar os gigantes que os meus pensamentos se tornam, diante de minha visão distorçoria, sem nenhum contexto com a realidade. Os fundamentos criados com o medo e a tristeza do mundo novo, me revelam que a vida não é tão simples assim. Contudo ser um "Louco Invisível" não seja tão ruim assim de se viver, como nesse mundo errôneo, onde não se pode sonhar com o novo "amanhã"!
"Nesse nosso trágico envolvimento com a política, eu não sei o que é pior, votar em um candidato porque o ama de paixão, ou votar nesse mesmo candidato porque odeia o seu adversário. Ou gastar nosso dinheiro com propagandas com propostas utópicas ou com aquelas que só difamam os concorrentes. Ou ver aqueles políticos que se apresentam numa comunidade pobre beijando crianças, ou aqueles que moram numa comunidade pobre beijando o seu político, quase implorando por um emprego de assessor. São alguns atitudes que eu vejo sempre em épocas de eleições, o mais absurdo disso tudo e não "menos" pior, é acreditarmos que todos visam o bem comum e estão ali para nos representar realmente. Política não se faz só com políticos. Pense nisso!"
Faça o que faz com amor e disciplina para que seja notado por cumprir o prometido. Por ventura venha ganhar reconhecimento que seja pelo próprio mérito, devido o esforço na liberdade de expor sua habilidade ou talento e não pela solidariedade, obrigação ou compra de mérito só para inflar o ego e a vaidade querendo aparentar ser o melhor.
Não existe pessoas com superinteligência, existem pessoas que exercita a mente usando o tempo livre para realizar atividade com o cérebro na qual estimula para o conhecimento e outras pessoas consiste em gastar seu tempo livre com entretenimento. Não a nada de errado nas escolhas, cada qual é ciente do que quer alcançar na vida.
Sair da rotina não é fazer algum diferente sem sair do lugar e sim ir para outro lugar onde possa renovar a energia expressar alegria sem medo de se aventurar, conforme a realidade humana física e espiritual na independência da realidade que vive no ponto do gasto zero ao de milhões, haverá sempre uma forma de sair da rotina sem citar desculpas.
No íntimo da natureza feminina existe um sentimento de insegurança na qual procura ser amparada, mas por conta de tanta decepção sofrida ao longo do tempo, surge uma frieza em seu sentimento na qual vai se alastrando como erva daninha, atingido sua pouca segurança levando ela a encontrar força na solidão pra superar sua vulnerabilidade sozinha.
Toda reação depende do momento e o momento só existi se damos oportunidade ao tempo para que seja oportuno, permitido a existência do momento para ganhar, para realizar, para ser feliz, para o prazer, até mesmo o momento para a perda, para frustrar, para tristeza, para desprazer, porque até o pior momento se torna útil para nossa evolução.
Não adianta tentar agradar com mensagem e presente quem não tem autoestima, porque existe uma guerra entre ela e o espelho qual remete o mundo em sua volta, onde que nada que fizer ou disser vai muda seu jeito de ser. Por ela entender que o ponto de partida para sua própria rejeição começou do lado de fora na qual quebrou o lado de dentro.
A elegância consiste na gentileza e educação, agindo com retidão pela moral, confiante em si mesmo nas palavras e ações, não sendo melhor que os outros, assumindo responsabilidade como obrigação, analisando seu próprio passo para agir com discernimento, buscando fazer sempre o seu melhor dentro da harmonia que engloba todos envolvidos, sem perder o decoro ou cair na vulgaridade.
Para quem tem princípio podem oferecer o mais raro diamante como presente na esperança que ele perca a sensatez nem que seja por um estante para realizar algum errado ou esquecer uma transgressão, quem é íntegro permanecerá na mesma conduta de honra sem gloriar a oferta, mantendo seu princípio intacto, renunciando seus próprios desejos.
"Reveja com sinceridade o que algum dia conseguiu obter com lamúrias e lamentações, senão ainda maior tristeza que evolua até mesmo à depressão. Ora, então não se descuide, senão por princípio mas ao menos por utilidade, de colher em cada experiência da vida o que de melhor ela puder lhe ensinar. Um tropeço…, ou quem sabe um novo passo de dança? Derrota…, ou um estímulo à mais para perseguir a próxima vitória? Lágrimas…, ou motivos para retomar o fôlego e voltar a sorrir? Ao fim e ao cabo, é sempre você e suas decisões sobre a forma de encarar a vida que fazem toda diferença."
"Inúmeros riscos permeiam nossa jornada, esse é um fato inconteste, o que você faz a partir deles, essa é a porção do inédito escrito no roteiro da sua história cuja autoria lhe pertence, para o belo ou o opróbrio, o singelo ou o complexo, o persistir ou o desistir, tudo é sempre sobre você, e o decidir."
"Andar pelas ruas de todos os lugares, flanar sobre montanhas, rios e mares, me encantar descobrindo tesouros e culturas ancestrais, e fazer tudo isso em um único dia, para depois embalar os meus sonhos tranquilos no conforto do lar, sim, é possível. Acredite, as contingências e o tempo não são capazes de aprisionar uma alma inquieta disposta a ler, e se reler, pelo mundo."
"Podemos estudar nas academias e nos livros, passar horas em treinamentos e projetos, porém nenhuma mudança efetiva ocorrerá se perdermos de vista que todas as nossas atitudes são humanas e por isso em qualquer que seja nossa aplicação, por primeiro e último lugar sempre deve calar fundo o coração."
- Relacionados
- Quem é você de verdade
- Frases que falam de quem você é
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Cartas de Amizade
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
