Carta do Marido da Aeromoca Tam
Agora, levante-se! Fique em pé! - Edição Setembro 2018
Combati o bom combate (digno, honrado e nobre), terminei a corrida, guardei (firmemente) a fé (2 Timóteo 4.7). Foi com esta frase que Paulo terminou sua caminhada extremamente positiva! Manteve-se focado e enfrentou desafios gigantescos! Motivos para desistir não faltaram, mas com espírito resiliente não cedeu às distrações e terminou como o maior apóstolo!
Paulo não lutou qualquer guerra; lutou a guerra certa, um combate digno, honrado e nobre. Foi até o fim como ele disse: “Terminei a corrida”. Podendo guardar tantas coisas, guardou somente a fé. Em poucas palavras, deixou uma lição para todos nós que, agindo da mesma forma nesta jornada, também teremos grande êxito. Foi Paulo que disse, também: Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, avanço para as que estão adiante de mim. Paulo não vivia de passado, simplesmente supe- rava. Foi um homem de inteligência e é inteligente seguir em frente. Aprender a lutar as guerras certas é fundamental, porque não se perde tempo; tempo é vida e o próprio Paulo deixou uma mensagem para remirmos o tempo.
Eu poderia falar de muitas guerras inúteis mas, chorar o “leite derramado”, questionar os acontecimentos, alimentar sentimentos miseráveis, remoer o passado, não perdoar, murmurar, viver na ingratidão, é estúpido demais! Existem pessoas vivendo assim: combatem muitos combates mas não o bom combate, que é não olhar para a direita nem para a esquerda ou para trás; precisam se livrar dos embaraços e continuarem correndo a corrida que foi proposta, focados em Jesus. Dessa forma há de se ter paz, alegria e progresso; há de se revelar gratidão pelo que já foi conquistado na Cruz pois, Jesus já fez tudo, nós temos somente que crer e seguir em frente.
Paulo disse que tinha terminado a corrida! Há os que nunca terminam nada, sempre distraídos com mais alguma coisa, estão fora do propósito a que foram criados, fora do destino, infelizes e frustrados à margem da abundância, à beira do caminho. Costumam dizer que nada anda na vida deles. Claro que não vai andar! Não escolhem suas guerras, não terminam nada! Começam muitas coisas mas não vão até o fim. Na caminhada com Cristo, facilmente tiram o olhar da Cruz e o próprio Paulo deixou essa lição também: Olhem para o alto, para o Autor e Consumador da nossa fé.
Terminar a corrida requer foco, perseverança, ignorar o que é colocado no caminho para desviar a atenção e acredite, o diabo é especialista em colocar situações com poder de desfocar. Eu não sei o que fez o pai de Abraão – Terá – parar em Harã. A Bíblia diz que eles saíram de Ur dos caldeus com destino a Canaã mas, por algum motivo, ele parou num outro lugar e não no seu destino. Cada pessoa tem que entender que nenhuma justificativa é aceitável. Terá viveu 205 anos e morreu em Harã, como está em Gênesis 11.31 e 32. O pouco que está escrito sobre Terá não é nada motivador. Não admiramos pessoas que param no meio do caminho, que no máximo vão até a fronteira. Admiramos pessoas que terminam a corrida e para você terminar a corrida tem que fazer o que ele disse: guardar a fé.
Podemos guardar muitas coisas, mas somente uma tem o poder de nos levar a viver uma vida realizada, saudável e produtiva: a fé!
Muitas coisas sempre cruzarão nosso caminho e temos que ter a capacidade de tomar as decisões certas cortando aquilo que suga a energia com poder de alterar o destino, que não ajuda e atrapalha somente. Quando Terá faleceu, obedecendo a voz de Deus, Abraão seguiu para Canaã. “Terá”, significa atraso; então, tomemos cuidado para não mantermos coisas que atrasam a vida e não andarmos com pessoas que nos fazem atrasar. Quando Deus mandou Abraão sair de Harã, disse-lhe: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai...(Gênesis 12.1), ele obedeceu parcialmente, pois levou com ele Ló. Não demorou, aconteceram as desavenças e tiveram que se separar. Ao se separarem, Deus mostra a terra para Abraão e manda-o percorrê-la todinha. Gosto muito da história de Neemias, porque nada foi capaz de fazê-lo desistir da reconstrução das muralhas. Ele combateu o bom combate, foi até o fim e guardou a fé. Uma das frases que eu mais gosto de Neemias é: Estou num grande projeto e não posso parar. Ele enfrentou também imensos desafios, mas foi até o fim e terminou com sucesso absoluto. São muitos os que resistiram mas, também, muitos que desistiram.
De que lado estamos? O que tem nos movido? Que guerras temos lutado? Temos corrido a corrida e estamos determinados a terminá-la? O que temos guardado? O que está no nosso coração? A Bíblia diz que acima de tudo devemos guardar o nosso coração porque dele depende toda a nossa vida (Provérbios 4.23). Temos um propósito? Qual ? Qual é nosso projeto de vida? É a fé que nos move? Nós cremos realmente no que diz a Palavra? Temos andado por fé? Com que tipo de gente temos nos relacionado? Mais espirituais que nós? Sofremos boas influências? Ainda mais... somos boas influências? Moisés foi príncipe no Egito e não há em nenhum lugar registro em que ele falou em retornar, porque ele teve o encontro com Deus, entendeu para que tinha nascido, viveu com propósito e foi até o fim. Já o povo que ele liderou foi escravo no Egito, tinha vida de escravo e por diversas vezes falou em voltar para a vida de escravidão. Esse povo morreu no deserto, porque não teve um encontro com Deus; viveu desfocado, não sabia lidar com os problemas, atraía guerras, não sabia lutar as guerras internas, não era quebrantado e um coração quebrantado é totalmente i- limitado, é irresistível para Deus. Eu ouço pessoas dizerem que estão cansadas de sofrer mas, elas não aprendem, são como Esaú, o sofrimento não ensina a humildade mas as deixa cada vez mais amargas e se rebelam com muito mais força.
O sofrimento tem a proposta de mostrar que alguma coisa está errada, fora do lugar, assim como uma dor aponta que algo não está funcionando bem. Esaú não aprendeu com seus erros, tentou transferir a culpa para os outros e a Bíblia diz que ele se tornou imoral, profano e desonrou os pais. O seu pior inimigo é o orgulho. Esaú trocou a bênção de uma vida inteira por um prato de comida; o imediatismo definiu a vida dele. A Bíblia diz que o guisado era vermelho e que ele passou a chamar Edom; ao invés dele assumir a identidade de Deus ele assumiu a identidade do ídolo.
Muitos têm vivido assim, passam a se parecer com seus ídolos, tem olhos mas não veem, tem ouvidos mas não ouvem e por não ouvirem a Deus, lutam as guerras erradas, param no meio do caminho, guardam muitas coisas, como Esaú: ódio, vingança, rebelião, amargura, menos a fé. Ele jogou fora a maior bênção da vida dele, depois tentou recuperar com lágrimas. A amargura também chora, suas lágrimas eram de amargura. Esaú tinha tudo para dar certo mas ele queria a bênção sem custo, o benefício sem preço. Ele não queria renunciar. Pessoas vivem ao seu modo, não ao modo de Deus e querem desfrutar da herança, dão a Ele o que querem dar, estão onde querem estar, escolhem o próprio caminho mas choram e lamentam os resultados.
Nós precisamos nos levantar como a Palavra de Deus manda e tomar uma decisão. Você escolhe como vai viver a sua vida, portanto, não pode reclamar dos resultados. Esta lei funciona para crentes e descrentes: tudo o que o homem plantar isso é o que vai colher. Deus disse que colocou diante de nós o bem e o mal, a bênção e a maldição, a vida e a morte e nos orientou a escolhermos a vida e a vida é Deus. Toda decisão que nós tomamos não afeta apenas a nossa vida mas também a vida de quem está ao nosso redor e aos nossos descendentes.
Nós somos chamados a combater o bom combate, aquilo que é digno, honrado e nobre, essas são as guerras que Deus nos põe a combatermos, a irmos até o fim. Aconteça o que for, terminar a corrida e guardar somente a fé.
Lembro-o que o diabo sempre trabalhará para alterar o curso da nossa vida, mas nós podemos decidir e falar como Paulo, que no final da jornada estava feliz, grato e seguro porque disse ainda: (quanto ao que resta) daqui em diante, para mim, está guardada a coroa da justiça diante (do vencedor) (por estar certo com Deus e fazer o que é certo), a qual o Senhor, justo juiz, me concederá e me recompensará. Grande dia – e não somente a mim, mas também a todos aqueles que amaram, ansiaram e deram as boas vindas a Sua vinda (Seu retorno) (2 Timóteo 4.8).
Paulo perseguiu algo maior e nós devemos perseguir aquilo que realmente vale a pena, a coroa da justiça, que somente os vencedores irão receber. Se ele tivesse se envolvido com coisas inúteis, fúteis, pequenas, rasas, ou miseráveis, teria se perdido. Se tivesse se distraído com tantas coisas, se ofendido, se amargado com tantas perseguições e injustiças, com certeza não teríamos esta frase: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Ele foi maior por dentro, não perdeu o foco, não se distraiu, viveu a vida que Deus queria que ele vivesse, terminou realizado, deixou esse presente para nós: se nós fi- zermos o mesmo, ele disse: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo”. Quanta ousadia!
Você pode dizer para quem está ao seu redor: “Imite a mim?". Estou muito feliz por ter algo tão motivador à minha disposição, por saber que se eu seguir nessa direção – como Deus não faz acepção de pessoas – tanto eu como você podemos ter o mesmo resultado, pois ele mesmo diz ...não somente a mim mas, também, a todos. Pare um pouco, reflita sobre a sua vida, pergunte a si mesmo quais as guerras que você tem lutado, se são dignas, honradas e nobres, se está indo até o fim, ou seja, se há continuísmo e o que você tem guardado... é a fé?
Em Atos 16.26 Deus diz para o Paulo: agora, levante-se e fique em pé. Creio que o mesmo chamado é para todos nós. Tem que ser agora! Temos que nos levantar e nos posicionar em Deus.
Conte com as minhas orações sempre.
Cléo Ribeiro Rossafa
Muitas vezes fico pensando...
Como eu queria ser igualzinha a você... sem sentimentos... ser auto-suficiente.
Queria realmente ser uma pessoa de palavra... queria dizer: Não vou atrás, não vou falar e realmente fazer o que promete.
Uma pessoa que esquece, exclui, deleta... sentimentos.
Queria ficar sem falar com as pessoas, e cortá-las da minha vida como se elas nunca tivessem existido.
Não sentir falta e achar que todas as pessoas podem ser substituídas na vida, que não existe pessoas importantes, nem vínculo sanguíneo, nem tão pouco família.
Queria que as melhores pessoas do mundo fossem os colegas que acabamos de conhecer, pois são eles que estão ao nosso lado nos momentos mais divertidos e inusitados (de loucura), nos dando força, nos incentivando e nos encorajando pra fazer o que ninguém tem coragem de fazer, nem mesmo eles.
Queria que todas as brigas fossem eternas e queria levar tudo a ferro e fogo.
Pensando bem...
Sinceramente...
Não!!!!
Não mesmo!!!!
Eu não queria jamais ser igual a você.
Pois eu quero ser leve.
Quero ser gente.
Quero ter amigos de longa data, mesmo sendo caretas e cheios de recordações.
Quero ter sentimentos.
Quero amar e sentir-me amada.
Quero mesmo sentir que sou importante na vida dos meus familiares e amigos, sabe?
E mesmo com tantas decepções na vida, quero viver e sempre mostrar o quanto as pessoas são importantes e especiais em minha vida.
Simmmm!!!
Falando em vida, pense em uma coisinha que passa rápido, “a vida”!
Quando nos damos conta já passou, não importa a idade que temos: se são dias, meses ou anos, a vida passa num piscar de olhos.
Sabe... apesar dos pesares, Deus é muito maravilhoso em minha vida!
Me deu filhas, perfeitas e com saúde.
Me deu amigos que se importa comigo e me aconselham com sabedoria e discernimento.
É, eu me sinto querida e acolhida por eles, pois eles não falam necessariamente as coisas que eu quero ouvir só pra me agradar.
Falam sim o que eu preciso ouvir.
Deus me deu as melhores coisas do mundo.
Me deu uma família que não é perfeita, mas vai estar sempre ao meu lado nos momentos de dificuldades, de doenças, naqueles momentos em que todos que julgamos importantes simplesmente desaparecem.
Saiba que família não é objeto que quebra e a pessoa bota do lado e pronto.
Família tem conserto!
Família é a melhor coisa que Deus nos dá ao nascer.
Pois é presente D’Ele!
E eu fico como?
Eu vou seguindo a vida, tentando lembrar sempre das coisas boas, e tentando esquecer tudo aquilo que feriu o meu coração e a alma.
Não sei quanto tempo me resta nesse mundão de meu Deus.
Mas quero ser sempre um eterno aprendiz!
Amo muito tudo o que tenho.
Principalmente minhas filhas!
Longe ou perto, elas não saem nem se quer por um minuto dos meus pensamentos.
Tornando-nos seres humanos melhores.
Se existe algo que dificulta os relacionamentos interpessoais tanto nas empresas quanto nas famílias, é a dificuldade que temos em seguir um padrão. E aqui não estou sendo dogmático, ou falando de religião, mas de um padrão de coerência, ética, e também caráter.
Mas o que vem a ser relacionamento interpessoal? São atitudes e comportamentos utilizados para manter um ambiente de trabalho saudável e que favoreça o sentimento de coletividade, o que pode ser usado em todos os ambientes aos quais freqüentamos; casa, igreja, trabalho. E quando falamos de coletividade, falamos do bem comum, do mutualismo.
O certo é que há pessoas que encontram alguma resistência para exercer esse tipo de relacionamento. Cito abaixo quatro características, com as possíveis soluções, para pessoas que tem aversão a seguir ou se encaixar a algum tipo de padrão.
Numero 1 - Depender dos outros: Essa é uma situação, na verdade bem desconfortável, pois tem momentos da vida em que nos encontramos de mãos atadas, porém, alguns mesmo de mãos livres não procuram uma saída, e ainda sim, reclamam dos seus provedores. Solução: alcance sua independência financeira.
Numero 2 - Não aceita idéias alheias: Já viu aquela pessoa que é sempre negativa, que nunca concorda com nada, que só critica, pois é, situação complicada, pois sempre acaba afastando as pessoas de perto de si. Solução: seja criativo, já que não concorda com idéia alguma, crie algo novo, apresente idéias novas, às vezes é só isso que falta para que as pessoas evoluam no meio em que você vive.
Numero 3 - Receber Ordens: quem nunca viu alguém dizer assim: eu detesto receber ordens, ou, eu não nasci pra ser subordinado, então, essa é uma das atitudes que mais causa problemas nos relacionamentos interpessoais, pessoas que não sabem ou não reconhecem a hierarquia. Uma boa sugestão para esse tipo de pessoa é que ela se torne um empreendedor, isso mesmo, assim não haverá ninguém falando o que você deve ou não deve fazer.
Numero 4 - Respeitar Regras: até o esporte mais amado da nação brasileira tem regras; o futebol, assim como a formula 1, as artes marciais, em fim, toda atividade que se venha a exercer é ditada por regras, então se você não gosta de seguir regras, crie suas próprias regras, e você vai ver que isso é tão sério que mesmo assim não vai parar de seguir regras, pois vai ter que seguir as suas próprias regras.
Pois bem, ai estão algumas dicas que podem lhe ajudar a crescer, lembrando que, nós seres humanos, não vivemos sozinhos, então temos que aprender a compartilhar tempo e espaço de forma sensata e coerente para que as outras pessoas tenham prazer em estar conosco em qualquer que seja o ambiente.
Sempre lembrando da frase, “ Feliz daquele que desistiu de mudar os outros, e começou a gastar seu tempo lapidando a si mesmo”.
Sabe amor , as vezes fico pensando em nossas vidas , tivemos tantas tribulações tantas lutas que muitas das vezes paramos e nos imaginamos longe um do outro , mas para te falar a verdade , por mais que não tem sido tão certinho e nem convencional (mas quem disse que para ser eterno tem que ser convencional ou certinho) , sinto que mesmo que muitas das vezes tenho desconfiança e que vejo que muitas coisas ocorram de forma errada te amo muito, e não me vejo longe de vc , tenho mais de 40 anos , quase 41 e nesse tempo de vida todo já vivi vários sentimentos que me fizeram definir o que e bom ruim o que e amor , paixão, desejo, e posso garantir que em tempos anteriores não estaríamos mais juntos e nem nos falando , porque os relacionamentos que tive muitos foram baseados de forma errada e acabaram como deveriam , casei muito jovem desperdicei minha vida , poderia ter estudado e me formado , mas sabe agradeço a deus por ter acontecido tudo isso em minha vida pois pude ter tempo de aprender a definir os sentimentos que sentia , e pude te encontrar , se eu tivesse mudado minha rota , talvez não tivesse casado , não teria filho , não teria operado , estaria estabilizado com casa boa carro bom , vivendo uma vida muito boa e curtindo viagens , porém não teria apanhado da vida a ponto de aprender o que aprendi , ou estaria casado naqueles casamentos certinhos que a aparência seria maior que a verdade vivida , mas sabe de um coisa não teria passado os 3 mais intensos anos de minha vida , me descobrindo , me remodelando , caindo , apanhando , crescendo , diminuindo , brigando , discutindo , sorrindo ,chorando mas enfim os 3 anos que aprendi que amar e tudo isso , e saber superar as dificuldades , engolir o orgulho , lutar pelo que se ama , acreditar no impossível , mesmo quando todos e tudo coopera para que nada de certo e que nada parece ser o suficiente , isso demonstra que existe amor , porque quando se tem tudo e não deseja nada de melhor e sinal de que já se acabou e se está vivendo uma aparência que parece ser conveniente a muitos , e isso eu tenho certeza que meu amor por vc cresce cada dia mais e que se cobro não e porque não esteja bom ou perfeito e que sei que vc pode ser ainda mais e muito mais pode ser maravilhoso, somos igual a uva e a azeitona , ambas sem muito valor porem se espremidas nos geram valores esplendidos , a azeitona nos dá o azeite e a uva o vinho , assim somos nos dois sempre sendo espremidos para podermos gerar ainda mais e mais sentimentos melhores . Precisamos na verdade e de que esse amor seja renovado dia a dia e que ele cresça como deseja crescer. Acredito em seus sentimentos e sei que mesmo sem querer demonstrar que ama e que se importa acaba demonstrando do seu jeito, único e peculiar mas demonstra, as vezes deixo que minhas decepções me frustrem em pensar que poderá ser igual, mas me pego me perguntando porque seria igual se o sentimento que tenho por ela e totalmente diferente , já me casei duas vezes , primeiro por motivos de precisão , e o segundo por apenas querer ter alguém ao meu lado , mas ambos sem muito sentimento que nas primeiras dificuldades desmoronaram e acabaram , mas com vc e diferente , quando me falo de casar quero que tudo seja perfeito , vc linda e maravilhosa como é de noiva , eu de fraque , casar na presença de Deus , com as bênçãos dos céus e de nossos pais, mesmo que não seja um sonho seu , mas e algo que queima em meu coração e que aquando falo acende uma chama muito forte me dando a certeza que eu preciso para acreditar que um dia poderá sim acontecer , mas mesmo que não aconteça , meu mundo já e melhor e maior com sua presença , com seu perfume , com seus beijos , com seu carinho , com seu toque , com a forma maravilhosa, que brinca e briga comigo, amo quando fica deitada quietinha em meu colo , ou quando fico falando para vc deitar e vc não deseja , amo acordar do seu lado , beijar suas costas , dormir agarradinho a vc ,sentir o cheiro de seus cabelos , beijar suas costas até que o sono chegue , poder acordar primeiro que vc e ficar deitado imaginando que sou ganhador da mega sena milhões de vezes , pois tenho a mulher que amo ao meu lado e que o como vc está tão linda dormindo , ficar admirando vc deitada , levantando a coberta para ver seu corpo , acariciando vc e podendo desfrutar do amor que vc me proporciona
Sabe amor eu poderia até ter dúvidas do que sinto, mas por tudo isso e muito mais coisas que já vivemos sei que te amo e jamais irei abrir mão de poder sonhar com vc e de viver ao seu lado, e envelhecer ao seu lado não é um sonho, seria uma honra, pois envelheceria ao lado da mulher que soube despertar em mim o que mais amo e que mais desejo ter em minha vida o seu amor
Obrigado amor por ser meu tudo, e por me proporcionar alegrias tristezas e até mesmo raivas, pois amar e isso, e essa imensidão de sentimentos misturadas que se monta o quebra cabeça de estar vivo e de sentir que realmente se ama e se deseja alguém para a vida toda, e essa mulher que desejo para toda minha vida e você. EU TE AMO
(DESCULPE O TEXTO LONGO AMOR E DESCULPE A INTENSIDADE, E QUE EU NÃO ME PERMITO ENCONTRAR MEU MAR E APENAS QUERER MOLHAR MEUS PES , PREFIRO ME JOGAR NESSE MAR CHAMADO AMOR )
Qual o sentindo da vida?
Nós somos programados com a ilusão de que somos alguém, quando na verdade todos nós somos ninguém. Se você olha para um quadro exposto, por exemplo de sua cidade em 1940. Várias pessoas andando na frente da igreja, saindo da missa. Naquele momento todos achavam que eram alguém, um advogado, um médico, um professor, mas quem sao essas pessoas hoje?
Ninguém, todos eles são ninguém, estão mortos, são apenas uma imagem.
E isso é imposto a nós, a idéia de ser alguém, Quem é você? Quem sou eu? além de pessoas buscando ser alguém, para ter dinheiro, ou até mesmo alimentar o próprio ego. E quem seremos nós daqui a alguns anos? Talvez apenas um rosto em um quadro de formandos, que alguém com os mesmo sonhos vai olhar e imaginar "quem são essas pessoas?".
Angústia duma Rocha
Olha para mim, as cicatrizes em minha face,
as vê? Acha que é só um disfarce?
Que a dor não foi real?
Como esses estigmas que guardo,
o sofrimento ficou no passado,
mas o passado ficou em mim.
E a corrente presa em meu punho,
não vê que está enferrujada?
Meus olhos tremulos não te dizem nada?
Se estou certo, isso é só um rascunho,
o pior ainda está por vir.
Tem ideia da agonia que é gritar,
e ouvir o som ecoar no silêncio?
A razão por trás de um chorar,
a vaga esperança de um bom senso.
E você me pergunta a onde estão minhas lágrimas?
Foram petríficadas em meu rosto!
Não vê?
Eu sou só o que resta,
o estilhaço do que não presta,
a luz que esvaiu,
o mar que desertou,
a cruz que quebrou.
I.S.S
Finado
Tenho medo de acreditar no que dizem as vozes,
não que eu escute alguém,
só às vezes,
o tom que entoam os cem, me vem.
Medito, tentando assim achar a paz,
mas a sina, vem e corta,
a sede, vem e mata,
a fome, vem e come.
Resisto a vontade que insiste,
em tomar posse de mim,
ideias estouram no que consiste,
em fazer coisa ruim, para mim.
Grita, afirmando a voz da incerteza,
com razão,
já que eu não suporto ser,
e as vezes não.
Habita em mim a sorte,
do último suspiro,
vir com um leve e fino corte,
ou com o peso de um tiro.
I.S.S
Interferência
Certo de que dei-te todos os meus sorrisos,
e também a atenção,
não esperei nada em troca,
muito menos o seu não.
Perdi a cor e o riso,
deixe-me ao menos só,
eu e o meu cenho siso,
cuja graça de mim tem dó.
Nem meu grito consegue alcançar lugar nenhum,
na amplidão desse espaço,
meu eco não chega a canto algum,
eu não sei o que faço.
Dar um tempo do mundo,
abrir o mar com a cabeça,
emergir minhas ideias lá no fundo,
té que um dia eu te esqueça.
I.S.S
Comunicado de falecimento*
último suspiro de icarus.
Hoje às 23 horas da noite suja
repleta de marginais
o poeta que dormia feito coruja
foi baleado no beco dos irracionais
e em seu leito de morte
escreve na agonia
sua última poesia
relata que a morte é evento de sorte
pois liberta a alma da dinastia
de residir na prisão
lutando contra as correntes
e grades da condenação
bebendo veneno das serpentes
comendo a desnutrição
rabiscando nas paredes da cela
anagramas de um prisioneiro
clareando o escuro da mente à luz de vela
pagando o salário do carcereiro
esquece a rima de lado
ao falar de amor
embora prefira morrer queimado
do que se expor
logo finge sua loucura
ateia fogo no próprio reino
alegando insanidade à realidade dura
rosna dizendo que não ama
e grita "roma!" do avesso
assim constrói sua fama
os poetas que conheço.
Luto dos astros *icarus
O Sol apontou mais alto que tudo
grandioso, acompanhado por uma halo dourada
brilhou o dia todo
e saiu sem dizer nada
A Lua passou a noite encabulada
escondeu-se sob as nuvens
afastou-se das estrelas e do mar
e a penumbra não teve luar
Ouviu-se do galo o canto
o Sol vem chorando
e o dia foi de pranto
A Lua desaba no chão
o Sol desbota em tons de cinza
e a Terra arrependida grita pedindo perdão, perdão!
Céus e terra
Que fique claro
que eu endoidei
não é tão raro
meu juízo sofreu de infarto e pequei
gritei tão puto
que rasguei
o céu, mar e a Terra
dividi tudo em três
agora vivo assim... é amor, paz ou guerra!
[ ]
Vivo cantando aos ventos
jogando notas no oxigênio
entoando canção de momentos
Que se dane o prêmio
ame meu gênio
ou peleje com meu maldito boêmio!
icarus-
Zuzuca do Salgueiro
Autor: Pezão da Timba
O tempo passou...
A voz do poeta ecoou
Em versos vermelho e branco
O vermelho sangue deu vida
E no branco da paz tão contida
Deitou a poesia no chão do terreiro
Sim... O tempo passou!
Mas o poeta ecoa
Sua voz no tempo que voa
Acorda a história
E a docê viva memória
Ressurge em raiz num Salgueiro
(2021, 19/outubro)
O CANTO DA RESISTÊNCIA
Primeiro invadiram meus espaços, eu cantei.
Depois derrubaram nossas arvores, meu canto não abafei.
Construíram casas e prédios onde só haviam arvores e plantas, eu cantei.
Meus jardins floridos deram lugar a ruas asfaltadas, preciso cantar. Incessantemente!
Roubaram-me tudo, quase tudo, porque meu canto eles não vão calar. Cantar é viver!
Canto para viver e vivo cantando.
Em todos os cantos ecoa o canto dos desencantos que incomoda alguns e encanta outros. Cantar é preciso!
Quando a noite se aproxima, eu canto.
Na madruga fria e angustiante, meu canto é alívio.
De manhã canto para receber o sol.
Sou Sabiá, sabe lá se me entende. Não importa! Apenas canto aos ouvidos das almas sensíveis.
Resistir é uma necessidade, o canto é minha arma.
Cantar na floresta era mais fácil, tantos cantos do Sabiá passavam despercebidos.
Sem florestas, sem flores e jardins uma sinfonia de um canto só resiste.
Não vão calar minha voz, sou Sabiá e não desisto nunca.
Para quem me fez o mal, eu canto. Quem canta os males espanta! Tento pelos menos!
Se um dia atentarem contra meu maior patrimônio, a vida, tirando o que restou, meu canto insiste e resiste, se pereniza nas consciências e nos mundos.
Mesmo ausente, meu canto soará nas consciências dos malfeitores e pelas ruas, vielas, becos, jardins esquecidos e em qualquer lugar onde o vento soar, meu canto continuará ecoando com sua melodia inconfundível nas memórias das pessoas. Cantar é se imortalizar!
A resistência do meu canto é a afirmação da existência. Canto, logo existo!
Se Cristo voltasse antes da minha conversão eu estaria perdido, se não voltasse um dia, como prometeu, eu seria consumido pela desesperança.
Tenho, portanto, a misericórdia nesta amorosa espera e o juízo na certeza da promessa. Seja como for, a cada dia que passa a misericórdia Dele me parece maior e o Juízo mais próximo.
NA ESTRADA QUE CAMINHAS
Nesta estrada que caminhas
Já não vista como antes
Onde tantas andorinhas
Que cantavam ao verdejante
Já agora, tão sozinhas
Voam ao longe bem distante
Restam lá as doces vidas
Mesmo sendo assim contidas
De esperanças num instante
Tão distante de um tempo
Em que o homem desatento
Com sua algóz destreza
Sucubiu a natureza
Com a mente tão errante
Mas Deus reconstrói
Tudo o que homem destrói
E o amor como um herói
Torna vivo e fascinante
E na estrada em que caminhas
Retornaram as andorinhas
E hoje são vista como antes
Pezão da Timba
fé
uma palavrinha tão pequena ,mas ao mesmo tempo e uma palavra tão poderosa .
Mas que nos dias de hoje, perdeu
um pouco do sentido ,
Nas igrejas muito se ouve falar de Fê, e pouco se vê as pessoas agir com Fê de verdade.
muitos vão a igreja como quem vai a uma casa lotérica ,
Alguns vão para pagar as contas, outros vão para tentar a sorte,
enquanto uns vão achando que so o fato de ir pra igreja vai apagar teu pecados.
Outros vão na intenção de ganhar algo.
onde esta a fé nisso ?
nao e a igreja que vai te redimir
muito menos a igreja que vai te dar algo .
e na rel.......
..o que você quer mais?!
Deus nao te deu o bastante ?
quer seu marido de volta?
seja uma mulher mais legal
quer um emprego melhor?
se profissionalize
Que conquistar bens ?
Trabalhe mais ..
quer um milagre ?
Olhe no espelho !!
Voce e um milagre
bonito ou feio, pobre ou rico,gordo ou magro , com saúde ou sem
você e um milagre
Você e a prova viva que Deus existe
Mesmo aqueles que não tem saúde. São maquinas perfeitas, únicas
Deus nos deu tudo .
nos deu a capacidade de tomar decisões, de calcular, de criar, de se adaptar,
Nos deu ate a capacidade de prever certas situações, através do raciocínio.
e mais...
deus nos deu o mundo,
nos fez o ser mais poderoso entre tantas criaturas .
e você fica ai so pedindo ..?
e o que você faz pra merecer ?
Da o dízimo ?
vai a todos os cultos ?
le a bíblia?
ah tah ....
So isso que faz ?
isso nao e mais que tua obrigação !!
Voce que Decidiu ser cristão por conta própria ne?
mas como sempre digo......
isso nao basta! ..
Na hora de ajudar o próximo esses "tais cristãos " são os primeiros a virar a cara , a fazer vista grossa , a fingir que nao ta nem vendo
cade Deus nisso ?
Acha que so você precisa de ajuda?
que so suas preces merecem ser atendidas ?
Deus quer usar você pra atender as orações dos outros também !
Deus ta precisando que você faça a obra dele também .
ele nao te deu a vida pra você ficar so pedindo !
nao quebre a corrente do bem ajude o próximo, essa e a única forma de você conquistar o que tanto almeja
Fazer o bem faz bem
Bom mesmo e ter pessoa que nos amam e fazem de tudo pra estar ao nosso lado ..
Bom mesmo e amar e ser amado
saber que podemos contar sempre com quem esta ao nosso lado..
to dispensando falsas amizades, falsos amores ,falsos carinhos ,falsas promessas,
ou soma ou some !!
Hoje e dia faxina na minha vida!
cansado de tantas pessoas idiotas mulheres sem conteúdo e opiniões inúteis...
A gente vê tanta gente dentro da igreja orando, e falando em Deus, conhecendo a bíblia ..
Mas na hora de ajudar... não move um dedo
As vezes por preguiça, ou medo, ou por não saber como e etc... E na contra mão vejo pessoas que nunca pisaram numa igreja... Ou de religiões que muitos criticam..dando a mãos quem precisa , ajudando sem medir esforços ,sem questionar ,sem querer nada em troca. claro que tudo tem dois lados ,
Mais em fim ...
Isso não e uma critica ,mad sim uma reflexão
não estou generalizando .
Do que adianta tanta oração? Conhecer a bíblia? De que adianta você fazer tudo certo?
Cuidar da sua família e dos que estão a sua volta ?
Isso e a nossa obrigação!
fazer por nos e pelo "nossos".
Se e so isso que vc faz irmão ...
Tenho uma coisa pra te dizer:
-So isso não basta !!!
temos que olhar pelo próximo ,
Temos que perdoar quem não merece perdão
Ajudar quem não quer ser ajudado,
Amar mesmo quem nunca amou ninguém
isso sim e ser um "cristão"
Vamos Seguir os paços de jesus. Cristo,
Que deu a mão para todos sem olhar os defeitos
Deu a vida por nos seres humanos ,
Mesmo sabendo que depois de sua morte ainda nasceriam assassinos, estupradores, corruptos, mentirosos maníacos e etc .....
Deu a vida mesmo sabendo que jamais iria existir alguém digno do teu sacrificio.
Jamais seremos como cristos .
nunca chegaremos se quer aos seus pés .
Mas podemos seguir seu exemplo
Não precisamos morrer por ninguém,
Mas podemos dar um pouquinho do que temos para ajudar a quem precisa ..
Podemos ser "bons samaritanos "
e nem precisa de muito esforço ..
E so não virar a cara pra quem precisa ..
Hoje e um bom dia pra começar !!
To fazendo a minha parte .
E você irmão o que falta pra fazer a sua ?
guerreiro
Em um mundo onde o crime aumenta a cada dia ,
em um mundo onde cada vez mais pessoas cometem a maldade , e surgem mais assassinos , estupradores, assaltantes, terroristas maníacos..
Em um mundo onde cada vez mais "cidadãos de bem" se corrompem, se prostituem, se entregam aos vícios ..
aos prazeres da carne ...
Em um mundo em que os bons se calam ignoram, viram a cara, se acomodam .. Em um mundo onde o amor ao próximo, o respeito ,a compaixão estão em extinção ... Em um mundo onde a religião e a fé se tornaram fonte de renda ...
Em um mundo
em que ser honesto, e ser bom ajudar o próximo e algo q parece fora do comum ....
Es que deus deve olhar la de sima e se perguntar :
- por que eu não acabo com tudo?
Ja que essa humanidade
insiste em errar ,em desobedecer .
Mas es que ele olha aqui pra baixo, e vê um cara baixinho arretado, lutando sozinho contra o mundo, que mesmo o. Todas as dificuldades , ainda consegue manter o bom humor ..acreditando que ainda tem jeito que mesmo com 99% de chance de dar errado .... com sua fé faz 1% se transformar em 100%. De certeza que vai dar certo.
Que tira de onde não tem pra fazer a a obra ... Pessoas como esse cara que fazem Deus acreditar na humanidade .... Pessoas como voce que fazem
esse mundo um lugar melhor para se viver ..
Pessoas como você guerreiro, que fazem a diferença neste mundo ..sei que seu fardo e pesado ..mas Deus ta contigo. ...
e ele não vai te desamparar nunca ..
por que ele acredita em você tanto quanto você acredita nele
. declaraçoes
Hoje cheguei, tomei banho e deitei, pensando em cada detalhe é cada minutos que ficamos juntos hoje ,
hoje eu tive a certeza que é voce sim que quero passa o resto da minha vida, bem juntinho , muito bom fazer amor , conversa e depois brincar dando risadas ,com a pessoa mais importante pra mim, eu não me vejo mais sem a tampa da minha panela .
voce e meu príncipe encantado.
e como se eu tivesse sonhando , mais sinceramente nunca quero acorda dele pois só voce me faz feliz e completa minha vida de um jeito que nem tem explicação, já tentei várias vezes, dizer não pro meu coração, já tentei várias vezes não te querer mais , só que isso não sou capaz de fazer .
então vamos ser feliz, e viver cada minuto como se fosse o último dia nossas vidas eu te amo,
você e o amor da minha vida , minha inspiração de cada amanhecer ❤❤
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp