Carta de uma Futura Mamae
MAIS UMA DO PREFEITO
- Esta cidade jamais será a mesma! – fez uma pausa para um caquiado ( O dele era levar a mão à orelha e aperta-la nervosamente num movimento automático),e continuou – consegui fazendo das fraquezas forças, junto ao Deputado Bebeto, a solução para por fim ao desemprego e a falta de dinheiro da nossa cidade.
Qualquer palavra que era dirigida ao povo, o nome do deputado Bebeto sempre aparecia.
Dona Bernadete, ajeitou-se melhor na cadeira, apurou os ouvidos enquanto procurava lentamente encaixar os pés dentro da sandália, e resmungou:
- Ô prefeitinho doido! O que será dessa vez?
Era sempre assim. Toda ideia nova, ele convocava o povo à praça . Defeitos ele os tinha, porém, ninguém de sã consciência negaria a sua vontade incansável em trazer melhorias financeiras para seu município ( O FPM ainda não havia chegado por lá). Dona Bernadete o conhecia desde garotinho. Por vezes era meio atrapalhado, mas, existe bom sem defeito? E já que o povo havia votado nele,que fosse. Melhor do que um de fora!
A casa de Dona Bernadete estava fincada bem no meio da ladeira da praia. A calçada era alta e de degraus, servindo de posto de observação para seus olhinhos curiosos. De lá, dava uma vista direta para a praça. Quisesse encontra-la, passasse por lá depois de quatro da tarde. Hora não tinha para se recolher à cama, e até mesmo o café com bejú era saboreado lá mesmo.
- Senhores, na próxima semana as máquinas estarão chegando! E a própria técnica irá treinar e ensinar a usá-la.
Naquele momento ele estava orgulhosamente expondo sobre a fábrica de fazer sorvetes e picolés em grande quantidade. Se a cidade era praieira, e tinha vocação para turismo, por que não aproveitar a oportunidade?
- A manhã logo cedo começam as inscrições, vocês podem ir na prefeitura levando o título e uma foto 3X4.
Como era de se esperar, o povo aplaudiu estrondosamente o prefeito de ideias tão brilhantes. A temporada de praia começaria em um mês,e, esse seria o tempo de treinar,se uniformizar e correr à praia vendendo picolés e sorvetes!
E o tão esperado dia da redenção financeira e consequentemente,de abertura do verão, chegou. O palco à beira do rio, pomposo, imponente, denotava a expectativa para o evento. Fogos de artifícios e uma banda, trazida especialmente, já iniciava a programação musical. Dois ônibus e número satisfatório de carros particulares repletos de crianças com suas algazarras, desfilavam ladeira abaixo rumo à praia.Dos dois mil moradores, mais de quatrocentos haviam dito sim ao comércio de picolés e sorvetes ( praticamente, uma pessoa representando uma família). Agora, animadamente, percorrem a orla jardinada da praia, os becos, o centro da cidade, comercializando os deliciosos, produtos doces.
Nunca houvera primeiro dia tão rico e esperançoso. Toda a produção da fábrica vendida antes mesmo das cinco da tarde. Semblantes alegres, noite de comemoração, até o prefeito fez questão de se misturar ao povo com sorriso largo de quem havia resolvido de vez todo e qualquer problema concernente a finanças da comunidade. Até dona Benta, que quase sempre ficava com o pé atrás com as ideias inovadoras do prefeito, curvara-se, e estava eufórica. O que a fez abaixar a guarda,, foi a alegria do neto que a estas horas já desfilava e gastava o lucro dos picolés nas lanchonetes do centro.
Tempos atrás, Vô Léo, pescador veterano e conhecedor das correntezas e de todas as espécies de peixes do rio Tocantins, pedira uma audiência com o prefeito. Este , disse que concedia, mas que fosse conversa informal à noitinha na sua casa.
- Entre homem de Deus! – convidou o prefeito.
- Carece não seu Dionízio, podemos conversar aqui fora mesmo, as botas com barro vão sujar sua cerâmica.
O prefeito concordou e os dois sentaram-se ali mesmo no terraço de fora.
-Desembucha Vô Léo .
-Senhor prefeito, você sabe que conheço essas bandas como ninguém, e descendo a última curva nas terras de seu Olegário, vi que um cardume de branquinhas, tamanho jamais visto, está subindo o rio, e , o mais tardar, amanhã a noite passa por aqui.
- E o que tenho eu com isso? – sorriu o prefeito de soslaio , enquanto mexia o corpo com seu caquiado.
- Prefeito, o senhor bem que podia doar umas tarrafas novas pra nossa colônia, pois as que temos estão furadas e os remendos já não resolvem. Na verdade nem valem à pena serem consertados . Com tarrafas novas poderemos ganhar uns trocados a mais e até vender os peixes mais baratos.
Terminada a conversa, o prefeito Dionízio prometeu a vô Léo ajuda nas tarrafas. Mas a noite, matutando as ideias, chegou-lhe à mente apurada de político, que poderia tirar proveito daquela situação. Se a colônia de pescadores era composta por quatro pescadores, garantidos estavam apenas quatro votos, e se estendesse a doação de tarrafas a mais pessoas?
Contactado na manhã seguinte, o dono do único armazém que vendia tarrafas, garantiu que não faltariam as mercadorias mesmo que tivesse que mandar comprar fora. Não se pode sorrir adiantadamente, por que a vida nos prega peças senhores. Acontece, que correu de boca em boca essas notícias. Primeiro, que passaria um cardume nunca visto de peixes com local e data marcada. Segundo, que o prefeito havia autorizado a entrega de tarrafas a quem levasse título e foto.
Primeiro resultado: Prefeito Dionízio teve que arcar com o pagamento de 150 tarrafas novas. Segundo resultado: Carros-de-mão cheios de branquinhas, cambitos repletos de branquinhas, bancas da feira, também com branquinhas. Ninguém mais conseguiu vender peixes. Sacos e mais sacos até a tampa de branquinhas despejados nos terrenos baldios da cidade, gerando mau cheiro. Alguns moradores chegavam a afirmar que estavam doentes devido ao consumo exagerado de branquinhas no almoço e no jantar. Terceiro resultado: A colônia entrou na justiça processando o prefeito e exigindo cesta básica , como indenização pelos prejuízos com a pesca sem comprador.
Voltando ao picolé. Segundo domingo de temporada de praia. Carros de picolés e sorvetes espalhados estrategicamente pela cidade. Meio dia e nada de ônibus de caravanas, nada de carros particulares. O pior, é que parecia que a cidade toda estava a vender o mesmo produto. O jeito era chupar e saborear as próprias mercadorias naquele domingo, e, aguardar dia melhor na outra semana. Mas repetiu-se a tragédia. Expectativas frustradas, mentes desoladas e isso durou até o fim da temporada.
Não se viu mais o prefeito Dionízio pela cidade. Se algum eleitor se dirigia até a prefeitura para tomar satisfação pelo acontecido, encontrava apenas, sob sua foto majestosa e sorridente, um cartaz escrito assim: “ Prefeito viajando pra capital em busca de novos convênios para o povo”.
Tu
Se o céu pudesse
Nesta noite escura e triste
Isolar-me uma estrela
Para que tu então viste
Não pediria mais nada
Pois do céu vem meu sossego
E das primaveras mais lindas
Não tive tanto apego
O que quero na madrugada
É sonhar como antes fazia
Quando as estrelas acordavam
E eu com elas dormia
Mas tu acalmas-te logo
E não se apresse por entender
Eu mesma queria encontrar a paz
Em que acostumávamos adormecer.
(28/12/2008)
Como uma coruja a caçar
Os meus pensamentos vagueiam antes do alvorecer
Guardo as primeiras letras de cima para baixo
Um pedaço de pão se recheia
Mastigo, engulo e pronto; eis o passaporte
Encontro lá as mais diversas criaturas
Logo sei o que minhas garras levarão
Os frutos semeados me alimentam
Semeadas também estão estas eternas lembranças.
FELIZ ANO NOVO
Gostaria que hoje chovesse felicidade, e desejaria a você uma tempestade de amor, paz, saúde..... Feliz Ano Novo, FELIZ primeiro dia de 2013! A todos os meus amigos, alun@s, familiares, enfim... a todos aqueles que que estão comigo de mãos dadas em todos os momentos o meu abraço apertado cheio de ternura e carinho!
Seis passos para se tornar uma pessoa que suporte a si mesma sem dar tiltes
1. Pare em frente ao espelho e diga: Sou linda mesmo, muito obrigada! – Isso vai fazer você se sentir a poderosa chefona;
2. Mete o carão no mundo e sai atropelando só o que for baixo astral;
3. Sorria, meu bem, sorria, porque os músculos da face precisam se exercitar;
4. Repita sempre no íntimo: ‘sou cobaia de mim mesma, eu sei que posso ser mais!’ – isso lhe fará lembrar que os livros de auto-ajuda combinam mais nas estantes do que na sua cabecinha fofa;
5. Hoje é dia de matar os outros de inveja, bebê! Jogue suas tranças e caia na dança que o que é bonito, já diz o (sábio) ditado é pra se mostrar!
6. Agora é hora de agir, pelo amor de Deus, saia da cadeira e mãos à obra viver que é melhor!
Bem... ?
É tão fácil eu estar de um lado, vc de outro , atraz de uma tela do computador,
eu posso digitar varias vezes que "estou bem",
mais no exato momento posso estar derramando rios de lagrimas,
é mais fácil dizer que estou bem do que falar os motivos que eu não estou ,
ninguém vai poder mim ajudar mesmo !! É fato que precisamos do semelhante par viver ,
maas pense bem ...o seu " EU ", é mais valioso , então tente se auto-ajudar,
e assim tentar afastar suas magoas, pensando que ,
o que te faz chorar não merece suas lagrimas,
pois não deu valor ao seus sorrisos
Estou ansioso...
Uma sensação de espera interminável.
Esperar por uma coisa que nem sei o que é...
Nem sei quando e se chegará..,
Uma alguém...
Uma coisa...
Sei lá!
So sei que é uma tortura mental, emocional, psicológica.
Uma verdadeira guerra, de mim, em mim, contra mim mesmo.
É tudo isso!
É nada disso!
É um eterno...
Não sei.
Um talvez.
Possibilidades.
So sei que cansa, suga, destrói em dose lentas...
Veneno em conta gotas.
Preciso romper o ciclo, a forma, a cerca...
Preciso subir, enxergar de cima... Ter a visão panorâmica.
Quem sabe isso produza a construção do escape, um caminho... Saída!
Disse adeus, fui embora. Não olhei para trás. Passei uma borracha em tudo. Recomecei. Reinventei. Não sou mais a mesma, mas continuo sendo tudo o que era antes, difícil entender, não ? Exatamente. É isso o que eu sou. Difícil de entender. […] Cuidei de mim, estanquei as dores exorbitantes, curei minhas feridas, coloquei band-aid. Chorei tudo o que eu tinha que chorar, fiquei seca por dentro. Fechei várias caixas de lembranças e guardei no fundo do meu armário. Joguei fora tudo o que podia me ferir. Fiz uma lavagem cerebral. Mudei. Perdoei. E voltei. […]
“Só eu sei o que é melhor pra mim, às vezes é mais saudável chegar ao fim.”
CONTROLADORA EU?
Ontem à noite, uma pessoa me disse que sou “controladora demais”. Na hora rebati: controladora eu? Não, de jeito nenhum, ninguém controla ninguém! Mas confesso isso ficou martelando em minha cabeça. Fui para cama, tentei pegar no sono, usei todos os artifícios – ler, assistir tv, contar de ré, etc. - mas a danada da expressão não me deixava dormir, continuava ali, martelando em minha mente.
Então pensei: qual o perfil de uma pessoa controladora? Num pulo, saio da cama e abro meu notebook. Recorri ao google: perfil de controlador. Vamos ás respostas: são as que mais exercem domínio sob os outros e até, a si mesmas. Têm a necessidade de querer saber de tudo o que as pessoas fazem, geralmente as mais próximas. Ou ainda, além de querer saber, desejam e verbalizam que o outro fez, não é correto. Tentam impor, às vezes sutilmente, outras vezes de forma mais agressiva, seu próprio jeito de pensar, fazer e ser. Tudo com o pretexto é claro, que é para o próprio bem do outro. O controlador tem o desejo, muitas vezes inconsciente, que só ele sabe o melhor caminho, o que é certo. Na verdade, este comportamento pode ser facilmente identificado como nobre e afetuoso.
Nossa sou isso? É, o pior de tudo é que sou, caiu-me como uma luva. Quem me disse, foi categórico, admito sou uma pessoa controladora. Talvez meu perfil controlador esteja diretamente relacionado ao meu perfil de administrador: de equilibrar criatividade com a perspicácia, visão globalizada, construir credibilidade, ter poder de persuasão e convencimento, rapidez para adaptar-se às mudanças e reagir positivamente a elas, exercer um papel de educador e orientador capaz de modificar comportamentos e atitudes das pessoas, ter senso de responsabilidade social, estar atento às oportunidades de mercado e tomar conhecimento do que acontece a sua volta. Opa, isso não é controlar? Então administrar é ter controle.
Esse perfil eu exerço exacerbadamente sobre mim. Reconheço sou “5w2h” em tempo integral. Sei o que quero, tenho objetivos, traço metas, estabeleço estratégias e realizo. Sou focada em meus objetivos. Assim tornei-me o que sou hoje. Analisando por esse lado, sim considero positivo. Negativo é querer que as pessoas que me cercam sejam iguais a mim. Aí recorro ao “controle”, exerço um papel de educador e orientador, com todo meu poder persuasivo, de modificar comportamentos e atitudes das pessoas.
Em quantas situações vivenciei isso, com familiares, amigos, etc.. Persuadi, tracei planos, modifiquei valores e comportamentos, exigi atitude, chamei na regulagem. Em todos esses casos fui extremamente controladora: impus meu jeito de pensar e agir. E agi assim em nome de um afeto, de uma vontade de querer o melhor para o outro.
O dia já amanhecendo, e eu ali pensando: diante desse fato, restou-me rever minhas atitudes, fazer-me entender que a vida das outras pessoas, por mais que as queira bem, deve administrada por elas mesmas. Deixar que façam suas escolhas, porque o ideal para mim pode não ser o ideal para elas. Preocupar menos com os outros, agir menos pelos outros. Que cada um construa seu caminho!
Me desculpe
Se isso te machuca
Mas eu tentei manter o que nós tivemos uma vez
Eu estava errada
Isso não estava me mantendo acordada
Você não escutou (você não escutou)
Você não me ouviu (você não me ouviu)
Quando eu disse que eu queria mais
Eu não tive mais
Você estava me levando para longe, oh
Tenho uma necessidade implícita de fazer por onde, ser mais do que um rosto no meio da multidão, mas nem sempre. Por vezes desejo apenas existir e passar pelas pessoas sem lhes causar grandes estragos. Por vezes, mesmo com todos os riscos desejo estar perto. Ouço falarem de amor com tanta prioridade que me pego pensando, o quanto sei de amor?
O suficiente para saber que cada amor é único e existem várias formas de amar, um irmão, um amigo, um homem. Amar é aceitação, aceitar cada defeito, cada qualidade, é não concordar com tudo, não passar a mão na cabeça sempre, mas estar perto independente das decisões tomadas.
Não dá para perdoar sem magoas, desculpar através do esquecimento, mas me permito justificar e com isso acalentar erros. Essa sou eu querendo você, querendo estar com você, independente de tudo. Tem horas que amizade é superior a coisas supérfluas como o desejo, só que amizade é uma via de mão dupla, pra ir, tu tem que no mínimo deixar a passagem aberta.
Quem te conta uma fofoca, contará fofocas a teu respeito
"O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espirito encobre." (Provérbios 11:13)
Quer saber se eu fiz algo? Fale comigo :)
Quer tirar alguma duvida a meu respeito? Fale comigo :)
Quer saber com quem eu ando? Fale comigo :)
Quer saber para onde vou? Fale comigo :)
Quer saber de onde eu vim? Fale comigo :)
Quer saber o que eu fiz e vivi? Fale comigo :)
QUER ME CONHECER? FALE COMIGO :)
Eu estou a disposição... Então, ANTES DE FALAR DE MIM COMO SE ME CONHECESSE!
Fale comigo e me conheça de verdade :)
mil bjs ;)
Vejo uma ruma de gente levantando a bandeira do 'EU SOU SOLTEIRO E ESTOU FELIZ.' Quer saber? É tudo balela. Ninguém se basta. Não existe essa pessoa que não prefira ter um par, mesmo que seja aquele 'rolinho' mascarado de porto seguro.
É bom sentir saudade por alguém! Quem não fica agoniado quando não recebe um sms durante o dia? Quem não sente falta de acordar de conchinha? De sentir aquele cheiro acompanho de um bom dia. A gente sente falta de cuidar, de ser cuidado. De ter alguém perturbando, vez ou outra, um pouquinho. E depois jogar tudo pro alto e se permitir ao que realmente importa.
Como seria bom se as pessoas se libertassem das suas heranças e se permitissem a uma nova história escrita do 'zero'.
A partir de agora farei de minha vida uma trilha...Vou caminhando, parando e curtindo todas as belezas que nela encontrar; paro em uma cachoeira, depois em um mirante, me banho em um riacho... Até chegar ao cume. Chegando lá; observo mais maravilhas ao meu redor... Desço e vou em busca de um novo caminho. E as bifurcações!? Entrarei em todas. No que vai dar!?, Não sei, mas poderei me arrepender de um dia por não ter ido... E assim, vou trilhando a realização de minha vida...SER FELIZ, mas tendo na mente a lembrança de que trilhei e vi lindas maravilhas em meus olhos e coração.
A vida não tem prazo de validade! VIBRAÇÕES POSITIVAS
O coração aperta, o resultado é uma lágrima, que sai timidamente dos meus olhos. Posso comparar isso à uma roupa sendo torcida, liberando água.
Essa lágrima é um amontoado de coisas, de eu, de humanidade, de erros, mas também de amor, de saudade, de carinho.
Meus pensamentos entram em conflito, e aí percebo que sou falho, pois sou humano, e me angustio por isso, pois da mesma forma que o ser humano é belo, a humanidade é deprimente.
Mas pensando que não há como fugir de mim mesmo, como sair correndo e me deixar pra trás, me consolo, mesmo diante toda essa confusão, encontro paz.
Mais um capítulo, de Loucuras de uma mente só.
Amor?????
Estranho sentimento que se volta ao mundo,
meu mundo de infinitos sentimentos.
Todos voltados para a busca incessante
do conhecimento da palavra amor.
Definição de amor: sentimento confuso e soberano que abrange todo ser,
até que só reste este único sentimento que defino amor.
Amor então nada mais é do que uma vontade soberana de estar com alguém?
Defino mais uma vez amor: Amor define-se por si só não preciso defini-lo em palavras, portanto definição de amor é inexistente.
Conclusão. Em meus devaneios tolos e confusos tentei explicar como uma palavra pode ser definida. Tentarei a vida toda e a única coisa que concluirei é:
Amor não se define.
Por Josias C. Ferreira Junior
Rosas Brancas
Em uma tarde adormeci , em sonho , entrava em um mundo diferente. Lá havia rosas brancas por toda parte, lá, eu podia voar na calmaria, tudo era luz e trazia muita paz e leveza ao meu coração . Entrei neste mundo segurando suas mãos e dela nunca largara , cheirávamos ao mesmo tempo as mesmas rosas brancas, com um grande simbolismo de mistério e pureza segurávamos as mesmas rosas enquanto voávamos. Não tínhamos asas como os anjos , mas voávamos como eles. Não quis despertar , pois lá era onde eu queria estar, mas como chegara lá novamente assim que eu despertasse !? Seria então esse sonho um futuro próximo ou uma ilusão constante ?! Neste momento pouco me importa. Eu segurava suas mãos, e isso basta.
Eu me sinto enfeitiçado por você menininha!
Sinto como se tivesse tomado uma dose de amor, e uma porção, de sofrimento,
daquelas que só as bruxas sabem fazer, para me enfeitiçar! Só que uma desse feitiço, pode ser diferenciada
Essa doze de amor, e essa porção de feitiço me faz pular o coração como salto de cordeiro, e esta elevando ter uma nova sensação.
Estou apaixonado por você Menininha!
Só porque amamos, á vida tem que sempre ser dura sempre dificil sempre complicada
uma vida que ninguém entende quando amamos uma vida maravilhosas mais que tem suas horas
ruins uma vida que você se perde nela uma vida que pareçe que nunca tem fim uma vida que nunca
acaba porque aquele amor, Cresce ainda mais e mais e que pareçe que seu coração vai
explodir de tanto amor pareçe que o seu mundo real acaba e você só viva naquele amor
e principalmente em que amamos pareçe que não sabemos viver sem esse amor
por que amor é o amor Mais complicado Mais amoroso Mais inesplicavelmente Tenso
Mais se tem algo melhor do que o amor? Só amar mesmo.
Vazio
Não pude conter o desterro:
Olhei o céu.
Estava vazio.
Sim.Vazio.
Uma alusão
à minha existência,
quem sabe.
Pouco sabe-se da realidade.
Poucos conhecem
a si e aos outros.
Habituei olhares para dentro.
Vesti-me de outro ser
e tentei enxergar-me de
uma perpesctiva diferente.
(Não gostei do que vi) .
Olhei o céu.
Estava vazio de novo.
Sim.Vazio e escuro.
Vi um senhor ao meu lado.
Seus olhos sorriam.
Sorria ele, ao céu .
Não compreendi à principio.
Então responsabilizei-me
à perguntar :
- o que vê, senhor?
- ora, você não vê?
o céu está lindo hoje!
- disse-me ele.
Naquele instante,
toda complexidade subjetiva pressuposta em minha existência me caiu aos olhos -
O céu sempre esteve cheio.
Se pudesse diagnosticar a causa da ausência de mim mesmo,
sofreria bem menos.
Mas, que graça tem em viver,
senão apreciar o que
há de mais confuso
dentro de nós mesmos?
26/08/18. 6:44
- Relacionados
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial
- Mensagem para uma amiga especial
- Uma mensagem para alguém especial
- 57 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
