Carta para meu pai: palavras que tocam o coração

CARTA ABERTA PARA O MEU PAI

Pai, quero te dize o quanto eu te amo - e é muito, muito mesmo!
Obrigada por tudo: pelos momentos maravilhosos ao seu lado, pelos concelhos, pelas risadas. Tudo isso foi simplesmente incrível e inesquecível.
Sinto falta do seu abraço, do seu cheiro, do seu sorriso, das suas piadas e brincadeiras engraçadas. Sinto falta de você todos os dias.
Você foi o homem mais incrível que eu já conheci. Foi - e sempre será - o homem da minha vida, o meu herói.
Meu paizinho, para sempre no meu coração.

Carta de um filho ilegítimo
Papai, quero começar te pedindo desculpas, minha mamãe fala o tempo todo que eu sou uma benção e mereço todo amor do mundo, mas mesmo assim desculpa por ter vindo dessa forma, eu sei que o senhor já tem seus filhos, a mamãe dos seus filhos e sua família , mas não me odeia desse jeito, eu não tenho culpa. Eu te escrevo essa carta para dizer que também preciso de você, sinto a tristeza da minha mamãe quando ela chora escondida nas noites escuras, eu tento dizer pra ela que vai ficar tudo bem, sei que o amor dela é gigante, mas sei o quanto ela sente falta da tua mão sobre a barriga, ainda pequenininha papai, mas eu estou aqui dentro, ela sente falta não por ela, mas por mim, ela tem medo de não conseguir sozinha, de não dar conta, se sente culpada por estar tão triste e mesmo sabendo que ela é forte, eu também tenho medo de sentir sua falta, quando eu entender os motivos que te fizeram não ligar pra saber se eu estava bem, em não ter se preocupado da mesma forma que se preocupa com seus filhos legítimos, em não sentir o mesmo amor que eu sinto por você, eu entendo que tenha a sua vida, suas obrigações e que o tempo é corrido e meus irmãos precisam de cuidado e atenção, mas não precisa mudar a sua rotina por mim papai, só peço que me ame também, que de vez em quando pergunte pra mamãe como eu estou, diz pra ela que quando eu nascer você vai aprender a me amar só pra ela não se sentir tão cabisbaixa.
Eu não faço por mal, mas de vez em quando eu deixo a mamãe parecendo dodói, ela enjoa, sente dores, tonturas e incômodos, se sente frágil, esses hormônios que eu trago junto com meu crescimento deixam ela bem sensível, e tudo isso sozinha, eu estou com ela mas não posso ajudar quando ela se sente mal, ela conversa muito comigo quando está se sentindo só, diz que vamos ficar bem só nos dois, que ela vai me amar por ela e por você, que seremos melhores amigos e que ela não precisa de você, sei que é da boca pra fora, ela precisa sim, nesse momento tão delicado em que as coisas são tão novas e estranhas, ela se sente insegura e com medo, e isso tudo ela passa pra mim, espero ser forte e saudável, mas ainda assim eu preciso de um papai.
Quero poder realizar o sonho da mamãe de me ver dormindo no seu peito, da minha primeira palavra ser "papai", de torcer pro seu time, de segurar tua mão nos meus primeiros passos, de vestir a camisa "sou do papai", de comer a primeira papinha, ir na escolinha e aprender a andar de bicicleta com você, a mamãe ainda nem sabe se eu vou gostar de pipa ou boneca, rosa ou azul, mas chora quando pensa no meu nome, será que eu vou ter o seu sobrenome papai? Eu espero que sim, espero poder conhecer os meus irmãos e que eles também não me odeiem.
Eu te amo papai, sei que não faz isso tudo pra magoar a mamãe, é só por que ainda não aprendeu a me amar, talvez ainda não tenha caído a ficha de que serei sangue do seu sangue, carne da sua carne, tão seu filho quanto meus irmãos, mas por favor papai, entende logo de uma vez por todas, o tempo passa tão rápido e você está perdendo a magia que é amar alguém sem nunca ter visto seu rosto, se faz presente que cedo ou tarde eu serei o seu maior presente, eu prometo. Posso ser a mistura sua e da mamãe, ou ser a cópia fiel de só um de vocês, mas quero ter o colo dos dois, sentir o cheiro dos dois e reconhecer as suas vozes, conversa comigo enquanto eu ainda estou aqui dentro, canta pra mim, não tenha vergonha de demonstrar quando aprender a me amar, se mantenha perto papai, eu preciso de você.

Inserida por jessica_fernanda_2

CARTA AO PRÓDIGO

Viva o que precisar vivenciar longe da casa do Pai. Se for necessário, mergulhe. Não é isso o que sentes precisar e queres?
Isso se chamará experiência e dará propriedade ao teu testemunho e pregação.

Mas lembra-te de voltar, prezado pródigo. Porque eu te garanto que aqui é bem melhor; e o sabes!
A porta da Graça um dia se fecha. Reclamarias da falta de chances?

Tudo o que desejo honestamente, nesse interstício - o que também é para mim motivo de oração, é que a mão poderosa do Senhor te proteja das garras do leão que ruge aí fora, ansiando destruir-te.
E que o teu retorno se dê o mais breve possível...

Festa para receber-te não faltará. Tampouco Amor. Nem a comemoração de meu abraço!


(Fabi Braga, 24/09/2014)

Inserida por fabitech2

⁠Carta aberta para um pai que não se importa com seus filhos e os traumas deles...
Pai, quero que saiba que, com o dinheiro da pensão, eu não posso comprar o seu amor e carinho no mercado, muito menos tampar todos os buracos que a sua ausência tem me causado todos esses anos.
Pai, alguém que para mim só serve para pôr o nome nos documentos (isso quando tem a coragem de assumir o filho), que só existe mesmo na papelada, porque o amor verdadeiro de um pai eu tive pouquíssimas vezes.
Querido pai, como eu queria que o senhor soubesse todas as coisas que eu tenho sofrido pela falta de uma figura paterna. Queria que soubesse de todos os Dias dos Pais que passei chorando ou de quando meu aniversário se tornava um dia de decepção, porque, “simultaneamente”, você estava novamente internado em mais alguma daquelas clinicas por culpa do seu maldito vicio contra as drogas.
O senhor pensa que, com um simples pedido de desculpas, uma simples conversa, tudo se tornara automaticamente resolvido? Que as feridas foram tampadas, os traumas que eu desenvolvi durante anos foram superados, as lágrimas e gritos de dor e desespero foram secadas e calados para sempre e o passado simplesmente esquecido?
Até poderia ter sido, se você tivesse mudado verdadeiramente como prometeu dessa vez; se começasse a se importar realmente com seus filhos e não só com seus prazeres e namoro; se demonstrasse amor pelos seus filhos da mesma forma que você demonstra por sua namorada e pelas coisas que você realmente gosta de fazer; se tivesse comprometimento com quem sempre te amou e sofreu mas mesmo assim ficou do seu lado a todo custo ou então se não tivesse achado que, com o seu total desinteresse seria resolvido fácil assim como pensou, já estava tudo perdoado.

Inserida por lazzarini_neni

⁠"Carta ao Mundo — sobre o que é ser Pai"

Há momentos em que o mundo inteiro cabe no olhar de uma criança..
Um olhar que, por segundos, sorri com liberdade,
mas que logo se fecha, temendo as ordens silenciosas de um adulto quebrado emocionalmente..
Vi isso nos olhos de Gabrielly —
uma garotinha de alma leve, mas presa por mãos que não sabem acolher a alma..

Ela não pediu muito..
Só queria brincar..
Ser criança..
Rodar com a bolsinha, rir alto, correr com os pés descalços de culpa..
Mas foi puxada de volta — como se fosse um animal sendo conduzido,
como se viver com leveza fosse um erro..

Naquela mulher que a arrastava pelos corredores da igreja,
não vi a real maldade..
Vi cansaço, desilusão, talvez arrependimentos engolidos há anos, algo amargo impregnado nos sentimentos..
Vi alguém que carrega o título de mãe, mas que se esqueceu como se cuida com alma..
Ela entra.. Se senta.. Come.. Vai embora..
E Gabrielly vai junto, sem perguntas, sem respostas,
como quem aprendeu que sua vontade ou opinião não importa..

Mas naquele breve instante em que ela me viu,
e o meu sorriso encontrou o dela, isso acendeu um universo dentro de mim e dela..
Foi como se ela dissesse:
“Você me vê.. Você me deixa existir..”
E é isso que muitas crianças querem: ser vistas, não domesticadas..
Serem compreendidas como crianças, não adultos..

Porque pai não é quem manda calar a boca, é quem ouve..
Pai não é quem corrige com medo, é quem educa com presença, respeito e amor..
Pai não é quem arrasta, é quem caminha junto..

E é por isso que dói tanto..
Dói ver crianças vivendo em silêncio, com medo de errar, de sentir, de ser..
Dói ver seus risos sendo reprimidos como se fossem pecados..
Dói ver seus pequenos corpos se encolhendo diante da dureza de adultos que esqueceram o que é amar..

Mas mais do que dor, eu carrego um desejo:
De ser abrigo..
De ser ponte..
De ser aquele que, mesmo sem laços de sangue,
oferece à criança o que muitos pais biológicos nunca souberam dar:
Liberdade com amor.. Limite com ternura.. Olhar com alma..

E se um dia o mundo me perguntar:
“Mas por que se importa, se ela não é sua filha?”
Eu responderei:
"Porque ela é uma criança. E isso basta.."

Inserida por Salatiel

Essa carta é para você, pai ausente.
Talvez você até se ausente de receber essa mensagem, mas eu gostaria de tentar, mesmo assim.
Talvez você saiba como é crescer sem pai. Talvez você tenha vivência dessa ausência e se recorde do gosto amargo disso.
Mas talvez você não saiba que, por trás de uma decisão tão fácil para o homem que é decidir não estar, moram efeitos devastadores.
A criança não amada.
A mulher sobrecarregada que precisa dar conta de tudo, mas não porque ela é forte como uma heroína. E sim porque não há outra forma.
Mas existe algo que você também não sabe. Que essa criança terá filhos.
Se for um menino, ele será pai. E não existe sensação mais angustiante do que ser pai sem ter um pai.
Então, esse menino não terá um pai para conversar sobre seus dilemas de paternidade.
E tudo isso porque você não quis. Você não pôde. Você esteve ocupado. Você achou que não era sua responsabilidade.
A responsabilidade é sua. Você deve ter a iniciativa.
Corra atrás dos seus erros, construa o seu futuro de forma ativa e responsável. Nunca é tarde.
Não espere seu filho crescer, cresça com ele.
Agora.

Inserida por pensador

⁠Carta do Pai ao Filho que Ouve

Meu filho,
hoje acordaste e respiraste fundo. Com alma e determinação aceitaste o teu rumo. Mesmo que duvides que o que te acontece te faça mudar o mundo, acredita — porque respiraste fundo e aceitaste um novo rumo.

Eu, teu Pai, te guio, te curo, te uno a mim. Eu, teu Pai, influencio nas tuas decisões.

Já te perguntaste por que duvidas das tuas intenções?
Não quererás tirar as melhores decisões?
Já te perguntaste por que, eu, teu Pai, te enviei ao mundo?
Já te perguntaste por que a tua maneira de ver as coisas é tão diferente?
Já te perguntaste por que és capaz de escrever como escreves e de onde vem a tua criatividade?

Te dei esses dons, pois em ti encontrei a essência que procurava. És hábil, honesto e verdadeiro. Sabes encantar as pessoas com as tuas palavras.

Meu filho, se tudo quiseres, podes encher quantas folhas tu queiras com as minhas palavras — pois minhas palavras são paz, união, alegria e misericórdia. Sabedoria que vem de dentro sempre encanta o próximo.

Não duvides de ti próprio quando agires segundo as minhas intenções. Age com calma e frieza em decisões sábias e fulcrais, no momento certo.

Sabes que o mundo não ajuda tua estabilidade emocional, tuas fraquezas humanas.
Se te digo que consegues ultrapassar as fraquezas — mesmo eu inerentes a ti — é porque tu consegues fazê-lo.

Acredita em mim, que sou teu Pai.
Te guio, te escuto, e te ensino.

Meu querido filho, sabes que eu estou aqui para te guiar em rumo às tuas metas, aos teus sonhos. As bênçãos que derramei sobre ti fecundaram a alma e alimentaram o teu ser.

És digno de sentir paz, felicidade. És digno de um legado espiritual.
As tuas obras alimentam o mundo.
A tua palavra pode mover montanhas.

Sabes, meu filho,
eu, teu Pai, estou aqui para te ajudar a continuar a crescer,
para que te tornes um exemplo para ti mesmo,
e só comigo, em ti, queiras viver.

Inserida por RenatoFreitas

⁠Carta Poética do Pai

Sussurros no silêncio da alma cansada,
Uma voz suave, na noite, foi despertada.
"Diferenças são traços, não há erro em ser quem és,
Minha obra favorita és tu, como jamais serás."

Não corras, oh, alma, atrás de sombras vazias,
Pois em tuas cores, reside a poesia.
Teu ser é uma tela, um quadro sem igual,
A beleza está em ti, és uma pérola real.

A vida é uma jornada, aventuras a seguir,
Mas tua saúde, querido(a), é o que há de porvir.
Cuida de ti mesmo(a), para a estrada percorrer,
Comigo, tua vida, juntos, iremos tecer.

Prometo-te horizontes, prometo-te o céu,
Em tuas diferenças, o verdadeiro papel.
Então, aceita quem és, és perfeito(a) assim,
Minha criação única, um ser sem fim.

Nossos dias à frente são um convite a sonhar,
Em tuas cores, teus traços, haverá o brilho a brilhar.
Aceita-te, ama-te, e verás com clareza,
Que a vida é bela, na diversidade, na pureza.

Inserida por WillCezar


Carta de um filho para um pai ausente.

Olha pai como eu cresci forte e saudável sem você.
Olha só como minha mãe cuida bem de mim.
Eu até já sei andar...
E se às vez eu caio, a mão protetora da minha mãe me ajuda a levantar.

Sabe pai? Às vezes eu não durmo direito a noite; tenho febre, sinto dor quando me nascem os dentinhos...
Eminha mãe fica sempre ao meu lado, enquanto você dorme tranquilo sem preocupação nenhuma comigo.

Sabia Pai? Minha mãe parou de comprar muitas coisas pra ela, pra poder me vestir me alimentar, me educar e me comprar brinquedos...tenho muitos brinquedos!

Pai, você nem sabe, amo carrinhos...
Claro que não sabe, e nem pode saber, não faço parte da sua vida e nem da vida da sua família.

Sabe pai? Quando eu for grande vou tentar proteger a minha mãe de gente como você. Mas sou grato, por você ter me dado essa mãe tão batalhadora e maravilhosa que faz tudo pra me ver feliz, egraças a Deus não precisamos de você!

Espero que você esteja bem porque apesar de tudo não te guardo rancor, cada um dá o que tem, e você nada tem ou teve pra me dar.

Espero sinceramente que se sinta feliz por eu não fazer parte dos seus projetos de vida.
E se em algum momento você pensar em pensar em mim, não se preocupe, você me deixou em muito boas mãos.

Eu tenho mãe, a minha mãe tem pai e mãe, eu tenho tio, tenho amiguinhos, tenho madrinhas, padrinho, tenho tanta gente ao meu redor...tenho tanto e muito amor!

Ah, ganhei um Papai e vou ganhar um irmãozinho.

-Sou uma criança muito feliz!

Benício Gabriel Vieira Coutinho
24.10.2023

Inserida por HareditaAngel

⁠ "Pai solo"

Carteira de vacinação, ok.
Consultas de rotinas, ok.
Jardim da infância, ok.
Passeios, ok.
Brinquedos, ok.
Noites mal dormidas, ok.
Aí você cresceu, tudo mudou, aquele que era seu melhor amigo e herói, já não está mais na sua lista preferencial.
Te dei amor, apoio, te dei tudo o que sempre precisou, sempre estive com você, era eu por você e você por mim. Fui falho as vezes? Sim, claro que sim, quem nunca errou.
Mas teve erros que cometi com você ao meu lado que me fizeram mudar completamente.
Sempre peguei no seu pé, ensinei o certo e o errado, briguei, chamei atenção, mas para seu bem, e foi em vão.
E hoje só me pergunto, o que eu fiz de tão ruim, para hoje ter seu desprezo, para hoje ser tratado como um qualquer?
Eu sei que ninguém é perfeito, mas eu fiz o que pude pra te dar o melhor sempre, só que aprendi que o meu melhor, não é o melhor pra você.
A vida não é fácil, eu já te disse isso desde quando você era pequeno, sempre te ensinei a lutar pelo que queria, sempre mostrei para você que as coisas se conquistam com o suor do trabalho, e que nada seria tão fácil na vida.
E hoje você já crescido, vivido e também esquecido daquele que lutou e fez o possível por você, para você.
Meu filho, só eu e Deus sabemos a dor que trago no peito de não ser reconhecido, de não ser agradecido pelo que já fiz por você!
E mesmo assim continuo amando você e só quero que você seja feliz!
E lembre- se sempre que aqui no meu coração seu espaço será sempre seu!
Deus te abençoe meu filho.

Inserida por Anonimus1994

Carta aberta para minha filha : Filha, tudo bem? Seu pai aqui. Sei que parece tudo muito estranho pra você já que provavelmente não se lembra de mim, mas tenho certeza que aqui está a pessoa que mais te amou neste mundo ! Eu sei fui ausente, eu parti cedo de mais, escolha minha? Sim ! Mas entenda seu pai. Eu amei você desde seu primeiro choro, eu chorei ! Ver você nascer foi como se estivesse achado a maior pedra de ouro, você é meu bem mais precioso e incrível que pude ganhar e sou muito agradecido a sua mãe por isso!! Filha, eu lutei, tentei mas não conseguir, desistir ⁠depois que tudo que eu mais lutei se foi, eu me sentir desvalorizado, machucado .... Se sentir assim é como você fosse roubado por seu melhor amigo ou irmão?!! Filha meu único sonho realizado foi você... Espero que um dia perdoe seu pai. Eu te amo ❤️.

Inserida por wagner_lins