Camoes Saudade

Cerca de 29900 frases e pensamentos: Camoes Saudade

Casa de mãe depois que os filhos se vão

Casa de mãe depois que os filhos se vão é um oratório. Amanhece e anoitece prece. Já não temos acesso àquelas coisinhas básicas do dia a dia, as recomendações e perguntas que tanto a eles desagradavam e enfureciam: com quem vai, onde é, a que horas começa, a que horas termina, a que horas você chega, vem cá menina, pega a blusa de frio, cadê os documentos, filho.
Impossibilitados os avisos e recomendações, só nos resta a oração, daí tropeçamos todos os dias em nossos santos e santas de preferência, e nossa devoção levanta as mãos já no café da manhã e se deita conosco.
Casa de mãe depois que os filhos se vão é lugar de silêncio, falta nela a conversa, a risada, a implicância, a displicência, a desorganização. Falta panela suja, copos nos quartos, luzes acesas sem necessidade...aliás, casa de mãe depois que os filhos se vão vive acesa. É um iluminado protesto a tanta ausência.
Casa de mãe depois que os filhos se vão tem sempre o mesmo cheiro. Falta-lhe o perfume que eles passam e deixam antes da balada, falta cheiro de shampoo derramado no banheiro, falta a embriaguez de alho fritando para refogar arroz, falta aroma da cebola que a gente pica escondido porque um deles não gosta ( mas como fazer aquele prato sem colocá-la?), falta a cara boa raspando o prato, o "isso tá bão, mãe". O melhor agradecimento é um prato vazio, quando os filhos ainda estão. Agora falta cozinha cheia de desejos atendidos.
Casa de mãe depois que os filhos se vão é um recorte no tempo, é um rasgo na alma. É quarto demais, e gente de menos.
É retrato de um tempo em que a gente vivia distraída da alegria abundante deles. Um tempo de maturar frutos, para dá-los a colher ao mundo. Até que esse dia chega, e lá se vai seu fruto ganhar estrada, descobrir seus rumos, navegar por conta própria com as mãos no leme que você , um dia, lhe mostrou como manejar.
Aí fica a casa, e nela, as coisas que eles não levam de jeito nenhum para a nova vida, mas também não as dispensam: o caminhão da infância, a boneca na porta do quarto, os livros, discos, papéis e desenhos e fotografias – todas te olhando em estranha provocação.
Casa de mãe depois que os filhos se vão não é mais casa de mãe. É a casa da mãe. Para onde eles voltam num feriado, em um final de semana, num pedaço de férias.
Casa de mãe depois que os filhos se vão é um grande portão esperando ser aberto. É corredor solitário aguardando que eles o atravessem rumo aos quartos. É área de serviço sem serviço.
Casa de mãe depois que os filhos se vão tem sempre alguém rezando, um cachorrinho esperando, e muitos dias, todos enfileirados, obedientes e esperançosos da certeza de qualquer dia eles chegam e você vai agradecer por todas as suas preces terem sido atendidas.
Porque, vamos combinar, não é que você fez direitinho seu trabalho, e estava certo quem disse que quem sai aos seus não degenera e aqueles frutos não caíram longe do pé?
E saudade, afinal, não é mesmo uma casa que se chama mãe?

Sonho meu
Dádiva de te ver tão presente
Olhar reluzente como a água da nascente
Felicidade em ver-te beldade
Sentir seu ser que me faz ser melhor
És como uma corda que me puxa para fora do poço
Auge do meu prazer de viver
Sonho meu, acordei e se perdeu..

Eu nunca quis ir embora, mais você aos poucos me forçou a querer seguir sozinho.

Não são os novos ventos, nem milagres ou curas. Nada substitui um abraço. Um lugar para descanso, mesmo em tempos difíceis, é no abraço que recarregamos nossas força.

Se você soubesse que eu ainda gosto de você...

Abraço adaptado

Sabe, tem momentos da vida que nos sentimos perdidos, desolados e sem direção.
Perdidos mesmo sem saber aonde quer ir
Desolados mesmo com pessoas ao redor
e sem direção mesmo com uma bússola na mão.
Tem gente pra conversar, mas não sabemos o que nos aflige e nem o que dizer
Aí escolhemos deixar pra lá, seguir com a vida, ignorar a dor.
Mas isso é um erro, Pois uma farpa, ainda que pequena, se não for removida inflama, dói e faz sofrer.
E por muito tempo tenho feito isso, deixado a farpa lá. E agora dói, e nem sei como tirar sozinho.
Mas aí resolvi fazer diferente, abrir a boca, falar do que se sente.
E descobri coisas fantásticas!
Tem gente que sente, a mesma coisa que a gente!
Tem gente que é só você chamar, e ela vem ajudar
Ela nem sabe como, mas tá ali, pronta pra cuidar.
Eu descobri que tem gente boa, que está sim do seu lado
E que mesmo distante e no meio de uma quarentena com isolamento social
Ela dá um jeito especial
Se recria e faz o impensado
Com muito Amor ela inventa
Um abraço adaptado.
E esse abraço conforta, porque você consegue sentir, que mesmo distante, ela consegue te fazer sorrir
E meu coração, precisando de remendo, pois estava todo cortado,
eu tolo coloquei band-aid, um remendo improvisado
Com carinho, amor e cuidado
Pelas pessoas que amo
Com amor foi suturado.

"A música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som.”
A mesma música pode te fazer sorrir ou chorar;
A música pode fazer você esquecer, mas também traz lembranças;
A música te faz presente, mas também pode “matar” de saudade;
A música fala com a nossa alma, o que as palavras soltas no ar não conseguem explicar;
A música traz para a alma aquilo que nosso corpo não é capaz de sentir.
Hoje a música está me confortando.
Quando um filho de Deus deixa este mundo, para os anjos é como uma música.
E hoje os anjos estão ouvindo uma melodia única, por que cada pessoa é única para nós, no entanto somos todos iguais diante de Deus.
Saudade para nós deveria ser um alento;
Pois, se sentimos saudade é porque amamos.

Amar-te

Amar-te ei, como quem nunca se sentiu amar
Pensarei não perceber o coração acelerar


Negarei quando os desejos sussurrarem em meu ouvido
Os mais ardentes sonhos da sua pele desbravar

Não direi jamais que borboletas roubam o meu ar
E que a luz da lua clareia o líquido
que denuncia meu pensar

Em verdade, nunca direi das noites que só dormi, depois de uma vida inteira planejar
Desde aquele beijo estranho em um banco de praça
até as flores a caminho do altar

Amar-te ei, em segredo como fazem as estrelas
Que de longe confundem o imenso azul do céu com o infinito azul do mar.

E hoje eu acordei chorando porque eu me peguei pensando
Será que lá de cima a minha véia segue me olhando?
Será que, se me olhando, ela ainda tá me escutando?
Será que me escutando ela ainda tá se orgulhando?

Fala que é mentira
Fala que isso tudo não te confunde
Fala que pra você é simples
Fala que não é o que parece ser
E que se mantém sóbrio o tempo todo
Fala que a insanidade nunca te tocou
Que teus sentidos não te imploram por mim
Fala, só fala
E acaba com esse silêncio ensurdecedor

Insónia


Na tua ausência, amor,
tem dias que nem um vento se sente. É como se a aragem entrasse pelas ventas do mundo, e no vão entre mim e ele, restasse um vazio. Um nada.

Na insípida madrugada, o desconcertante censo de vazio.
Acordado, fecho os olhos, e dentro de mim vou tateando na escuridão, lembranças que esbarram no peito.

Serenatas longínquas que o vento traz, embalando a insónia, feito ondas de um Atlântico.
Bailado de vida, vai vem de memórias e sentidos.

Na hora em que o mundo adormece, é quando o silêncio grita mais alto na saudade de um tempo que foi e não volta.

Constante, é este condensar o pensar nesta forma estranha de estar.⁣
Vivi no teu peito, e na despedida de um beijo, morri.

"Eu me retiro toda vez que não tá valendo a pena o investimento da minha energia. E tá tudo bem!"

Te esperei

Dói, no mais íntimo do peito ouvir o som da porta fechando, sentir os raios de sol no rosto, descer lentamente cada degrau da escada, esperando... fantasiando... mas sei que você não vem !
Mais uma vez, por insistência ou desatino, apoio os pés na calçada do vizinho de frente e te espero, lembrando de quando vinha, de quando surgia a caminhar com o rosto ainda sonolento, mas com um grande sorriso estampado no rosto que contagiava e tornava tudo mais contente.
Hoje, te esperei, sabendo que não vinha, te esperei... entristeceu-me o semblante, calei-me sem nada ter dito, lamentei profundamente sua ausência, orientei-me as pernas e segui o meu caminho que já não mais parecia alegre como em tais dias, agora, ingrime e sozinho.

⁠Bom tempo em que jovens casais sentavam à sombra de uma árvore frondosa, entrelaçavam os dedos, embalavam os corações ao trinar dos pássaros e diziam sem falar.

⁠Hoje sentirei tua melodia.
Dormirei embalada aos toques suaves
Deste lindo acorde......
Você um lindo sentimento, um amor sem igual.
Amanhã acordarei radiante.
Estive nos seus SONHOS...
____🌹Rosa Angel

⁠Sinto falta de todas as coisas que poderiam ter sido
O que já foi guarda tantas possibilidades
São tantas memórias inventadas
Amores imaginados
Sinto uma saudade de tudo o que poderia ter vivido

“A felicidade inexorável tem endereço definido: seu colo. O desalento de não poder frequentá-lo corriqueiramente tem nome determinado: Saudade.” ⁠

⁠Nas asas do vento
Hoje voou um anjo.
Um anjo amigo
De olhar sincero.
Olhar sereno...
Nas alegrias,
Nas tristezas,
Mantinha o mesmo olhar!
Sempre o mesmo olhar
Ansiando a esperança.
De sua boca sempre saía
Uma palavra sábia,
De quem sabiamente enxergava
Cinquenta Passos a nossa frente,
Do que não podíamos enxergar!
Hoje esse anjo amigo foi embora,
Partiu para uma nova missão.
Deixa muita saudade,
Tão difícil de suportar.
Mas sei que na Eternidade,
Vamos nos encontrar.

⁠Louco Amor

Louco amor de chegada
Constrói
Eleva-se
Divide
Soma e multiplica
Engrandece
Sorriso
Pluraliza-se.
Louco amor de partida
Diminui
Enlouquece
Desvanece
Cala-se
Transforma e aponta
Distancia-se
Bloqueia
Solidão
Singular.
Louco amor.

⁠" Tem gente que você ajuda, dá a mão, tem boa amizade e a pessoa acha que você é que precisa dela. Ah!! como são ingratos(as) os orgulhosos(as)...

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp