Caminhos
Onde o bom caminho é
Peça os caminhos antigos, onde está o caminho bom e entre nele; então você encontrará descanso para suas almas. - Jeremias 6:16
Nós que acreditamos que Deus tem padrões morais absolutos são vistos por alguns segmentos da sociedade como simplórios intolerantes. Somos advertidos a não expressar nossa desaprovação sobre certos comportamentos imorais.
O comentarista de televisão Andy Rooney uma vez anunciou sua repulsa à conduta sexual perversa, cada vez mais evidente em nossa cultura. Mas a pressão de grupos de interesses especiais que promovem estilos de vida imorais o coagiram a pedir desculpas.
Nossas circunstâncias são incrivelmente similares àquelas que Jeremias enfrentou há 2.600 anos. As pessoas não tinham vergonha. Nenhuma perversão os fez corar. Até mesmo os líderes religiosos fizeram parte dessa situação deplorável!
Jeremias, no entanto, proclamou a ira de Deus e advertiu sobre o julgamento divino iminente. O profeta implorou por um retorno aos “velhos caminhos, onde o caminho é bom” (v.16), os caminhos da renúncia ao pecado e a obediência a Deus.
Jesus nos mostrou o bom caminho quando convidou todos os que “trabalham e estão sobrecarregados” para vir a Ele (Mt 11:28). E Ele nos deu a certeza de que Seu “jugo é suave” e “Seu fardo é leve” (v.30).
Senhor, obrigado por nos mostrar o caminho que traz felicidade real. Ajude-nos a andar no bom caminho.
Para frente e para cima seu plano de curso hoje,
Buscando novas alturas enquanto você segue o caminho de Jesus;
Não dê atenção às falhas do passado, mas busque o prêmio,
Apontando para os objetivos adequados aos Seus santos olhos. —Brandt
Você não pode ficar torto enquanto permanecer no caminho reto e estreito.
Herbert Vander Lugt
Santidade não é contagiosa
Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Considerai os vossos caminhos!” - Ageu 1: 7
O mal é como uma doença contagiosa. Assim como uma pessoa tossindo em uma cabine de avião pode infectar todos os passageiros, o mal parece se espalhar entre um grupo.
A santidade, por outro lado, deve ser procurada deliberadamente. Nós não nos tornamos santos associando-nos com pessoas piedosas em um ambiente de clausura. A santidade vem pela fé e obediência ao Senhor.
Esse é o ponto que Haggai fez séculos atrás. Ele falou sobre carne que havia sido reservada para sacrifício a Deus. Se aquela carne tocasse algum outro alimento, não poderia tornar a outra comida santa (2:12). Por outro lado, a impureza cerimonial poderia ser facilmente transmitida por um mero toque (v.13).
Ageu disse ao povo de Israel, que assumiu que eles eram santos por causa de sua herança divina, que eles realmente haviam se contaminado por causa de sua desobediência (v.14).
Se você quer ser santo, primeiro deve se entregar em fé a Deus. Então você deve aprender o que Deus quer que você faça e, em Sua força, obedeça-O. Ter pais devotos e se associar com amigos religiosos pode ajudar, mas eles não podem torná-lo santo.
Nós nos tornamos santos apenas quando vivemos perto do Senhor e fazemos o que Ele nos diz para fazer.
Ajuda-me, ó Senhor, a ter medo
De caminhos desobedientes;
E eu posso procurar o que agrada a você
e lhe dá mais louvor. —Sesper
Santidade não é um vírus a ser apanhado; É um modo de vida a ser procurado. Haddon W. Robinson
Conhecendo Deus Pessoalmente
Ele deu a conhecer Seus caminhos a Moisés, Seus atos aos filhos de Israel. - Salmo 103: 7
A maioria dos cristãos prefere ver Deus realizar poderosos milagres em vez de ter comunhão com Ele e aprender seus caminhos.
O texto de hoje diz que Deus deu a conhecer Seus poderosos atos ao povo de Israel, mas a Moisés Ele “revelou os seus caminhos”. Êxodo 33 registra uma grande crise na qual Moisés humildemente orou: “Se eu encontrei graça à sua vista, mostre Agora eu sou seu caminho. ”Ele queria conhecer a Deus e Seus planos para o Seu povo mais do que ver outro poderoso milagre. Não admira que o Senhor tenha conversado com ele “como um homem fala ao seu amigo” (v.11).
Comentando sobre a diferença entre formas e atos, FB Meyer escreveu: “Os caminhos, ou planos, só são conhecidos pelo círculo íntimo dos santos; a congregação comum aprende apenas Seus atos ”.
Uma amiga talentosa, Jennifer, aprendeu essa diferença depois de passar vários anos em uma cadeira de rodas. Um dia ela rezou em lágrimas: “Senhor, eu poderia ter feito tanto por você, se pudesse ser saudável”. A resposta de Deus foi inaudível, mas clara: “Muitas pessoas trabalham para Mim, mas poucas estão dispostas a ser minhas amigas. .
Se você deseja conhecer a Deus pessoalmente mais do que deseja ver seus poderosos milagres, ficará satisfeito.
Uma vez que foi a bênção, agora é o Senhor;
Uma vez que foi o sentimento, agora é a Sua Palavra;
Uma vez que o dom dele eu quisesse, agora o próprio Doador;
Uma vez eu procurei por cura, agora Ele mesmo sozinho. - Simpson
Conhecer a Deus não é apenas ver Suas obras, mas também aprender seus caminhos. Joanie Yoder
Carbono de Deus
O seu mapa geográfico são seus caminhos,
são seus trilhos e as suas experiências.
Talvez cada um ao descrever seu carbono ideal,
ainda encontram - se inacabados!
Alguns se perguntarão se vieram bem?
Outros terão dúvidas,
mas haverá aqueles cuja certeza dirão:
- Vivi, vivo e viverei!
É este carbono o ideal da vida!
A grata satisfação de viver imortalmente,
porque todos nós somos carbonos de Deus.
Os caminhos de Deus
Quão insondáveis são os Seus juízos e os Seus caminhos, descobrindo! - Romanos 11:33
Depois que Elias experimentou alguns momentos especialmente difíceis, o Senhor lhe disse que fugisse para Sarepta onde poderia encontrar comida e abrigo. Imagine a surpresa de Elijah quando descobriu que a viúva que devia prover-lhe era extremamente pobre! Na verdade, ela esperava que ela e seu filho morressem de fome em breve.
Quantas vezes Deus se deleita em nos surpreender pela maravilha de seus caminhos! Nossa compreensão limitada Dele pode ser comparada a uma mosca que rasteja em um dos grandes pilares da Catedral de São Paulo em Londres. O que esse inseto minúsculo sabe sobre o magnífico design do arquiteto? Vê apenas o pequeno espaço de pedra sobre o qual se move. As belas esculturas e trabalhos ornamentais parecem montanhas imponentes e vales profundos que apenas impedem o progresso e obscurecem a vista.
Nós, como cristãos, muitas vezes vemos apenas as nossas circunstâncias imediatas e percebemos apenas um vislumbre do maravilhoso propósito de Deus. Os obstáculos que bloqueiam nossa visão e atrapalham nossos planos são, na verdade, parte dos belos desenhos da graça divina.
Nosso Pai celestial sabe exatamente o que Ele está fazendo. Embora Seus caminhos sejam insondáveis, Ele nos assegura que tudo funcionará para o nosso bem se confiarmos Nele.
Os caminhos e julgamentos de Deus confundem aqueles
que não vêem seu plano perfeito;
Mas aqueles que confiam em Sua graça salvadora,
Com admiração, todas as Suas ações escaneiam! HGB
Deus pode ocultar o propósito de Seus caminhos, mas Seus caminhos não são sem propósito. Henry G. Bosch
É ou é o seu?
Pensei nos meus caminhos e voltei os meus pés para os teus testemunhos. - Salmo 119: 59
Se um número suficiente de pessoas acredita que uma coisa errada está certa, isso faz com que seja assim? Por exemplo, se pessoas de todos os níveis educacionais persistem em escrever, é quando querem dizer que isso é correto.
De memorandos executivos a artigos de jornal e anúncios de outdoor, o uso indevido do produto continua. Para ser correto, você usaria isso para uma contração do que é. (É um bom dia.) E você usaria isso para denotar um possessivo. (O cachorro abanou o rabo.)
Parece que mais pessoas usam essa construção incorretamente do que corretamente. Isso significa que devemos tolerar seu uso indevido? Espero que não.
O mesmo acontece com os ensinamentos bíblicos que são distorcidos com tanta frequência que podemos considerar não fazer uma grande coisa sobre eles.
Por exemplo, e se as pessoas sugerirem continuamente que o inferno não é um lugar real e que pessoas sem Jesus não estão realmente perdidas? (Mt 5:22; Lucas 12: 5). Devemos reconsiderar a exatidão do que a Escritura ensina sobre o inferno? Ou a prática comum de mentir? Devemos redefinir o ensino bíblico sobre honestidade? (Sl 51: 6; Provérbios 19: 5).
Vivemos por regra da maioria, estabelecendo padrões de vida pelo que vemos os outros fazendo, ou vivemos segundo os padrões de Deus? É uma questão que responde a si mesma se quisermos agradá-lo.
Ao ler a Palavra de Deus, tome cuidado especial
para encontrar os ricos tesouros escondidos lá;
Dê pensamento a cada linha, cada preceito claro,
Então pratique bem com o temor piedoso. —Anon.
Confie na autoridade de Deus - não na maioria do homem. Dave Branon
A vida segue seu rumo em direção a nós mesmos. Não existem outros caminhos; todos vão dar no mesmo lugar.
Os caminhos antigos
Peça os caminhos antigos, onde está o caminho bom, e entre nele. - Jeremias 6:16
Eu raramente anseio por “os bons e velhos tempos”. A qualidade dos carros de hoje, por exemplo, excede em muito a do meu primeiro, um modelo de 1935 com apenas um aquecedor de coletor e uma curta vida útil. Quando alguém diz: "Eles não os fazem como costumavam fazer", respondo: "Estou feliz que não".
Eu faço muito tempo, no entanto, para um retorno aos "velhos caminhos, onde o caminho é bom" (Jr 6:16). Houve um tempo em que as crianças da escola aprenderam gentileza, pureza, lealdade, obediência à autoridade e reverência a Deus. Naquela época, os artigos de jornais e revistas refletiam a crença de que somos seres morais que devem exercer autocontrole e buscar o bem dos outros.
Hoje, essa idéia foi largamente descartada e substituída pelo conceito de que só podemos ser felizes quando temos liberdade para cumprir todos os nossos desejos egoístas. Rejeitar os caminhos antigos não é novo. Nos dias de Jeremias, as pessoas não se envergonhavam de seus pecados (v.15). E quando o profeta implorou para que retornassem ao “bom caminho”, eles responderam: “Não andaremos nele” (v.16).
Não precisamos nos desanimar, no entanto. Deus ainda está no controle. Podemos mostrar o caminho amando as pessoas e orando por elas. A história registra muitos reavivamentos quando multidões retornavam aos antigos caminhos. Isso pode acontecer de novo!
Envie um reavivamento, ó Cristo, meu Senhor,
deixe que sobrevoe a terra e o mar;
Envie-o de acordo com a Tua querida Palavra,
E comece em mim. - McKinney
Nosso propósito na terra não é se acostumar ao escuro, mas andar na luz. Herbert Vander Lugt
Tudo faz sentido
Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos. - Isaías 55: 9
No campus da Universidade Estadual de Ohio, há um prédio intrigante conhecido como Wexler Arts Center. Ravi Zacharias, um palestrante cristão, descreveu-o como um exemplo notável de “design aleatório assimétrico, com escadas que vão a lugar nenhum, e pilares que não se unem a dois níveis, mas param no ar”.
Por que alguém iria construir algo que incorporasse tais absurdos? Zacharias explicou que o edifício é um símbolo da realidade como as pessoas sem Deus o vêem - irracional e desconexa.
Sem fé em Deus e o conhecimento de Seu desígnio como revelado nas Escrituras, a vida pode realmente parecer sem sentido. É, como Shakespeare expressou em MacBeth, "um conto contado por um idiota, cheio de som e fúria, significando nada".
Mas quando vemos a história e nossas próprias experiências de uma perspectiva bíblica, a vida começa a fazer sentido. Um plano divino torna-se evidente quando o Grande Arquiteto desdobra o Seu propósito, tanto no mundo da natureza como na construção da Sua igreja (Ef 1: 3-3: 19).
Ao seguirmos a Cristo e lermos a Palavra de Deus, temos um vislumbre de Seu desígnio redentor de sabedoria, amor e poder. Podemos não entender tudo, mas podemos ter certeza de que tudo faz perfeito sentido em Seu plano eterno.
Nós não O compreendemos,
contudo a terra e o céu dizem que
Deus se senta como soberano no trono
e rege todas as coisas bem. —Gerhardt
Deus pode usar o pior da terra para alcançar o melhor do céu. Vernon Grounds
Deus da abundância
Você coroa o ano com a Sua bondade e os Seus caminhos gotejam com abundância. - Salmo 65:11
Em um dia em que somos bombardeados com terríveis advertências sobre a superpopulação, devemos nos lembrar de que Deus, que criou e sustenta tudo, é um Deus de abundância. O salmista louvou a Ele por Sua provisão generosa para Suas criaturas.
Um relatório do Harvard Center for Population Studies atesta o enorme potencial da Terra para sustentar a vida. O relatório estima que cerca de um quarto das áreas de terra livre de gelo do mundo podem produzir alimentos suficientes para 40 bilhões de pessoas.
Então, como vamos explicar a feroz fome e fome que tantas pessoas sofrem? Essa tragédia é devida ao fracasso de Deus em prover? Não! Tal fome é o resultado de estruturas sociais e políticas que ignoram os princípios de Deus para o cuidado da terra e seus habitantes.
Os cristãos devem se unir ao salmista em louvar a Deus pela maneira que Ele provê. Por causa Dele, “as pastagens estão cheias de rebanhos; os vales também estão cobertos de grãos ”(Sl. 65:13). Ele dá sentido e realização às nossas vidas.
Nosso coração deve ser cheio de louvor e gratidão por tudo o que Deus nos deu! Desde que Ele fornece tão abundantemente para as Suas criaturas, vamos mostrar a nossa gratidão pela nossa disposição em satisfazer as necessidades daqueles que nos rodeiam.
A loja de Deus nunca tem prateleiras vazias. Herbert Vander Lugt
Nenhum fast food na Bíblia
Eu meditarei nos teus preceitos e contemplarei os teus caminhos. - Salmo 119: 15
Adoro a visão de vacas deitadas no campo, mastigando-as. Mas o que é ridículo? E por que eles passam tanto tempo mastigando?
As vacas primeiro enchem seus estômagos com grama e outros alimentos. Então eles se acalmam para uma mastigação boa e longa. Eles trazem a comida de volta de seus estômagos e refazem o que já comeram, assimilando sua bondade e transformando-a em leite rico. Demorado? Sim. Uma perda de tempo? Não, se eles querem dar um bom leite.
A frase “mastigando o chiclete” é usada para descrever o processo de meditação. O escritor do Salmo 119 obviamente fez muita mastigação mental ao ler a Palavra de Deus. Sem comida rápida para ele! Se seguirmos seu exemplo de leitura cuidadosa e orante das Escrituras, nós iremos:
•Seja fortalecido contra o pecado (v.11).
•Tenha prazer em aprender mais sobre Deus (v.15-16).
•Descubra maravilhosas verdades espirituais (v.18).
•Encontre sábio conselho para a vida diária (v.24).
A meditação é mais do que ler a Bíblia e acreditar nela. Está aplicando as Escrituras à vida cotidiana.
A Palavra de Deus não é para ser comida rápida. Tome tempo para uma boa mastigação longa.
Quebre o pão da vida, meu querido Senhor,
como Tu quebraste os pães junto ao mar;
Além da página sagrada, busco a Ti Senhor;
Meu espírito cuida de Ti, ó Palavra viva. —Lathbury
Para ser um cristão saudável, não trate a Bíblia como um lanche. Joanie Yoder
O manual do proprietário
Oh, que meus caminhos foram direcionados para manter seus estatutos! - Salmo 119: 5
A Bíblia é muito parecida com o manual do proprietário de um carro. Se o motorista não atender seu automóvel de acordo com as instruções do livrinho no porta-luvas, ele terá problemas. Mas se ele seguir cuidadosamente esse guia, ele deve aproveitar muitos quilômetros sem problemas.
JI Packer muda a analogia, mas faz o mesmo ponto. Em seu livro Conhecendo o Homem, ele diz: “Guarde a lei e, assim, servindo a Deus, você encontra liberdade e deleite, porque a natureza humana é programada para o cumprimento por meio da obediência”.
Não sabemos quais circunstâncias motivaram o autor do Salmo 119. Sem dúvida ele estava bem ciente das consequências da desobediência, mas acredito que ele também viu o lado positivo. Ele sabia que os estatutos e preceitos de Deus tinham a chave para uma vida plena e feliz.
Estamos vivendo em um tempo em que as pessoas em todos os lugares estão fazendo o que é certo aos seus próprios olhos (Juízes 21:25). A vida se tornou banal, degradada e sem alegria. O que é necessário é um retorno aos padrões morais das Escrituras.
Se quisermos que nossa vida corra bem, mesmo em situações tempestuosas e circunstâncias difíceis, devemos reservar um tempo para estudar o “Manual do Proprietário”.
Livro Abençoado, Livro Vivo de Deus,
Através de suas páginas me ajude a olhar;
Que eu possa contemplar do dia a dia
Nova luz para me guiar no caminho. —McClelland
Sua vida será mais tranquila se você passar por "O Livro". Dennis J. DeHaan
Sei que muitas vezes estou distante, mas não é porque quero, é que as vezes os caminhos da vida que nos faz ir um pouco longe, e a correria do cotidiano acaba consumindo todo o nosso tempo.
'' Um momento apagado, uma vida que construiu, caminhos interlaçados, sozinho, coração frio, deixado sempre de lado, carrega todo fardo, no peito fica entalado todo sentimento hostil, em peso não sente medo, mas sente todo desprezo, agarra com cinco dedos a fonte de calafrio,seguindo inexperiente, abala a força da mente, mas sabe que consciente, mostro como sou sombrio ''
Durante nossas vidas passa pessoas em nossos caminhos mais uma delas se torna especial e frequente.
E voçê foi um anjo enviado por Deus para fazer parte da minha viada
Sempre está em meus pensamentos
Quero esta sempre presente em todos momentos.
Mesmo na distancia mais perto no sentimento e no coração
O caminho das borboletas
As borboletas enfeitam os caminhos do homem
Que mesmo assim insiste em andar sem vê-las
Será feliz esse homem? Quão suave brisa lhe percorre o corpo;
E nem assim se apercebe da beleza que está à sua frente:
Lindas borboletas pairam no ar, a ensaiar o vôo pacífico,
Querendo o chamar. Sublimes asas a abrigar
O pensamento vago que insiste em ali ficar...
Oh, homem insensato! Elas querem te alegrar!
Esqueça os momentos infelizes, linda é a natureza que te cerca!
Olhe para elas... Tão frágeis e delicadas e ao mesmo tempo
Mais fortes que você! Voe como elas, um lindo céu te espera!
Livre será se como elas se tornar... E agindo assim, a felicidade virá!
O que importa é amar... Amar a vida e deixar a vida te amar!
As borboletas enfeitam os caminhos do homem
Que agora já as vê!
Felicidade plena o domina, sentindo a brisa que se aproxima;
Agora pode contemplar a beleza daquelas que o seguem:
Lindas borboletas pairam no ar
Se exibindo para que ele as possa bem olhar.
Sublimes asas a abrigar o pensamento repleto de alegria...
Oh, homem feliz! Elas conseguiram te alegrar!
Guarde bem os momentos de júbilo; linda é a natureza que te cerca!
Você olhou para elas... Tão fascinantes e cheias de vida assim como você
Que ao voar encontrou a tão desejada felicidade! Agradeça!
O que importa é amar....Amar a vida e deixar a vida te amar!
Na vida temos decisões e caminhos qual devemos escolher.
Se ficamos sozinhos vivenciando o mesmo,
Ou caminhamos juntos em sentido que nos leve ao encontro de novas oportunidades.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp