Boas Vindas para um Amiga
A empatia é um dos equivalente mais importantes da educação. Só que, ao invés de você se interessar por formas de conhecimento, você direciona sua atenção para outros seres humanos. Seres humanos que assim como você, são oscilantes de emoções, potencialidades e pontos de vista sobre a vida.
A paixão e o amor
A paixão se anuncia em voz alta pois se surpreende consigo, como um deboche do que ainda está por vir. Não coloca pé após pé, mas se descobre na corda bamba e o seu maior medo é não cair, equilibrar a insegurança e com ela ficar, dando para a plateia a impressão de que está tudo sob controle. Aliás, a paixão, quando nova, recrimina-se por ser quem é, porque entrega a alguém que se esconde o produto do acúmulo de afetos e desafetos que, outrora, outras, como ela, já se dedicaram a recolher.
Mas que não se enganem os desavisados, porque, ainda que esta doação ocorras por livre e espontânea vontade do ser, do universo, de Deus, ou da carne, ela encerra em si um mundo de expectativas: o cheiro, o gosto, o toque, a roupa, a música, a beleza, o português, o bom dia... Ou seja, a paixão é preconceituosa! Atribui qualidades pelo simples fato de existir, ou pelos olhos, pela estampa do Chico, pelo sopro de sonho que sai da sua sorte.
De vez em quando ela acerta e não tem do que reclamar. Porém, quando erra, fica procurando uma maneira de chegar ao seu destino por um caminho que nunca existiu. Só que nesse meio tempo tem muita pupila dilatada, muito arrepio, muita surpresa, muita febre.
Já o amor não grita a sua essência porque sabe que se construiu muito mais sobre o silêncio do que sobre o ruído. Não tem mais fôlego para deslizar na corda, mas está lá embaixo segurando a haste que lhe dá sustentação.
O amor também entrega a alguém o acúmulo dos seus afetos e desafetos, mas não mais o desconhece, pelo contrário, já não se assusta quando toca a campainha. E é por isso que o amor já não espera, ele doa, dá, entrega, sem pedir que o outro seja aquilo que ele já sabe que não é.
A loteria já não tem mais relevância porque ele sabe que não ganhou o maior prêmio, mas se contenta com o que tem no bolso.
O amor não erra ou acerta, ele é.
Entretanto, apesar de ser o irmão mais velho e experiente, ele coloca todos os dias a paixão para ninar, momento em que escuta as histórias que ela tem para contar, pois sabe que nesse meio tempo da vida tem que ter muita pupila dilatada, muito arrepio, muita surpresa, muita febre.
Em cada um de nós existe o bem e o mau, espero que eu possa escolher ser mau apenas para fazer o bem.
As conquistas dependem 50% de sonho e 50% de ação. Qualquer diferença, pendendo para um lado ou outro, produz um sonho esquecido ou uma ação vulgar.
O fato de eu não acreditar em deuses, não afeta em nada minha escolha de vida, pois se existir um Deus, acredito que todos serão julgados pelos seus atos, não pelas crenças.
Quem é?
Um louco
Sonhador
Poeta
Amante
Insano
Um alguém que transforma
Alegria
Tristeza
Raiva e o nada
em arte
O incansável
Que nunca desiste
Que nunca para
E que escreve
Que cria mundos
Que expõe sua alma
Mas que nunca a vende em
troca de dinheiro
Que ama as pessoas
O mundo
E não as coisas
Que chora
Que perdoa
Que magoa
Mas que como poucos
Ainda prefere sentir
Do que apenas comprar objetos
Seu prazer está
Nos sorrisos dos amigos
Nos abraços dos colegas
Nos beijos da amada
Nas poesias
E não nas roupas compradas
Não nos objetos adquiridos
E ainda que o julguem louco
Ele prefere amar e ser amado
Escrever e partilhar
Todo o seu mundo de
Possibilidades com os outros
Prefere um cachorro amigo
Do que um colega interesseiro
Prefere não ter nada a ter dinheiro
Prefere ser feliz
Do que possuir ouro
Ou rios de dinheiro
Ele...poeta
Ele...amante
Ele...sonhador
Ele...escritor!
(* ...)
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Mensagens de luto para amiga com palavras de conforto
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Mensagem para uma amiga especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de perda de um ente querido para encontrar conforto em palavras
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
