Boas Ferias Vou Sentir sua falta
Se sua lona de um circo não o protege dos perigos da vida, procure o seu mundo encantado e se proteja dos perigos da vida
Permanecer no espaço onde todos podem ter sua própria galaxia, seria deslumbrante dividir essa atmosfera com aqueles que pensam de uma maneira em que todos tem o direito de dividir sua felicidade, quando encontra em seu habitat pessoas do seu gênero mas nunca, de sua maneira de pensar...
Sabedoria da velhice
Seu Juventino era meu vizinho de apartamento. Era, porque faleceu. Sua única filha, solteira por opção, trabalhava fora o dia todo, e sua esposa, dona Norma, é quem ficava com a obrigação de cuidar do homem que no passado fora um empertigado militar, mas que devido a um câncer no cérebro deitou-se um dia e não conseguiu mais levantar. Quando dona Norma saía para o mercado vinha a minha porta e pedia: ‘pode olhar o Juventino um pouco?’ Era uma mulher admirável essa senhora. Em cima de seus setenta anos era mais forte que qualquer um. Em corpo e espírito.
Quando eu chegava para ‘olhar’ o doente, sentava a seu lado e ele, ainda muito lúcido apesar das dores, desfiava a falar e falar, quase um monólogo. Eu o deixava ir em seus devaneios de doente que não tem muito com quem conversar.
Uma das coisas que Seu Juventino gostava de repetir era, que os velhos como ele, a cada dia deteriora algo. Toda manhã percebia alguma coisa deixando de funcionar direito. É claro que um pouco pela doença. Mas a maior parte pela velhice e inanição. ‘E o pior é que as pessoas acostumam com isso’, ele dizia. Um dia um zumbido no ouvido, outro uma dor no joelho, e às vezes até surdez. Vão perdendo a audição devagarzinho, e quando dão por si estão surdos e nem sabem como foi. A cegueira também. ‘Já vi muito velho cego e surdo e nem sabe que é’ ele falava quase sussurrando. Eu ria muito com suas conversas, mas tenho que admitir ser a pura verdade. Velho não gosta de ser velho. Mulher então! Nem pensar! Depois que faz quarenta esquece-se de fazer aniversário pelo resto da vida. Pelo menos a maioria delas.
Agora, verdade seja dita, não acontece só com os velhos não. A pessoa entra na cozinha para fazer alguma coisa e esquece. Aí lembra que tem de fazer algo na sala, só que quando chega lá não lembra mais o que tinha que fazer. Coloca o celular no bolso e sai pela casa à procura do tal que não sabe onde o deixou. Passa a procurar a chave do carro e acha o celular no bolso, mas aí não sabe mais onde está a chave do carro. Velhice? Coisa nenhuma! Todos se esquecem um pouquinho das coisas.
Seu Juventino gostava de lembrar-se de seu tempo no Exército. Tempo bom era aquele! Corrida por três horas a fio pelas ruas comandando um pelotão de rapazes fortes e saudáveis. Subindo e descendo morros. Pulando obstáculos e caindo no rio para travessia a nado. E ele não cansava. Os jovens sim.
Nunca falava sobre sua doença. Não gostava. Afinal, fora ela, a doença traiçoeira que o deixara fora da vida por quase dez anos. Dez anos de sofrimento.
Quando ele morreu fiz um pequeno poema em sua homenagem. Dona Norma mandou inscrever na lousa de seu túmulo. ‘Ele vai ficar feliz’, disse-me ela. Assim espero. Porque lá eu disse o quanto era importante ser velho e sábio como ele fora. E que amigos não se escolhe pela saúde, cor ou religião, mas pelo conteúdo da alma.
E velhos não são os que têm muita idade. Velhos são os que não acumulam sabedoria. Em qualquer idade.
Quem acredita na não-existência de algo deve ser sempre disposto de abandonar sua opinião e jamais pode ter certeza.
Nunca deixe de seguir a sua lua, pra ficar contando estrelas pois quando perceber seu foguete já pode ter saído.
"COMO LICAO DE VIDA NESTA PASCOA E A CADA DIA DE SUA VIDA...!
...APRENDA A DOAR!!!
Doe AMOR, doe CARINHO, "mais doe o seu melhor" pra um mundo "MELHOR."
—By Coelhinha
Você constrói,
o
outro destrói..
Seus olhos calam,
sua voz fala..
Então você dá mais uma chance para o perdão,
tenta esquecer...
e
silencia.
Mas já sabe de cor e salteado que não há nenhum mérito em ser assim..
Então o jardim pergunta para a roseira: valeu a pena dar belas rosas...
e esses espinhos que restam?
E, mais uma vez, você tenta, esquece,
e recomeça, mesmo sabendo que as cicatrizes deixaram as marcas..
Mas na construção do amor há mais humildade do que sabedoria.
Na casa há mais portas abertas do que janelas.
Por isso apenas olhe para frente, não fale
ouça o seu coração..
Olhe para frente, siga em frente!
..
Como seria possível separar nosso amor a Jesus Cristo do que devemos à sua Igreja? Estes dois amores se confundem: amar a Igreja é amar a Jesus Cristo e reciprocamente. (quaresma- 16/02/1860)
O tempo passa, isso não muda.
Mas Deus te deixa sempre algo de valioso em sua vida.
Queremos sempre o melhor.
Erramos, aprendemos.
E descobrimos que nem tudo vai a ferro e fogo.
Portanto.
Ame mais, faça seu dia valer a pena.
Lute por aquilo que se quer.
Se desprenda de mágoas e rancores.
Afinal de contas...
Hoje, mais do que nunca, é dia de ser feliz.
Valorize sua namorada, lhe mande flores, bombons e dê-lhe muito amor, porque um relacionamento não vive só de palavras.
Eu nunca gostei de receber visitas e ainda não gosto, mas você me fez gostar da sua mesmo que ela tenha sido breve. Um breve único, especial e inesquecível. Você foi a única visita que eu não reclamei de levantar e me arrumar para ver, a única que eu queria que tivesse demorado mais.
Lua Kalt (deliberar).
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Decepção: frases para mostrar sua insatisfação com certas atitudes
- Frases de escritores famosos que vão despertar sua inspiração
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Frases sobre sorriso para expressar toda a sua alegria
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
