Bernado Guimaraes Poemas sobre Amor
Enfrentar a mente é um grande desafio, pois ela muitas vezes distorce a realidade. Em vez de entrar em conflito, uma abordagem é criar narrativas mais positivas e proveitosas, transformando essas mentiras da mente em histórias mais belas e construtivas.
As poesias representam as mais belas mentiras de mundo que a mente pode imaginar, ou talvez, verdades temporárias e efêmeras. No entanto, através de suas palavras tecidas com emoção, muitas vezes revelam aspectos profundos da condição humana que vão além da mera ilusão.
Focar apenas na condição humana é uma das crenças limitantes mais significativas. A simples imaginação já nos capacita com um potencial que se estende muito além dessa convicção. Nem sempre o não convencional é conveniente.
Imperceptível não é sinônimo de inexistente. Além de nossos sentidos, existem universos inteiros que escapam à nossa percepção.
É curioso notar como as pessoas muitas vezes tentam manter as mentiras vivas, enquanto buscam matar as verdades. Porque uma história criada jamais se desvanece das memórias.
O termo inexplicável não implica a impossibilidade, mas sim a dificuldade de compreensão. Ele é parente do difícil e compartilha raízes com o impossível, embora todos sejam, no final, meras crenças limitadoras.
Carências são como lacunas emocionais que frequentemente tentamos preencher com crenças, fornecendo explicações temporárias que nos conferem uma sensação ilusória de segurança. No entanto, o autoconhecimento age como um bálsamo que, ao longo do tempo, cicatriza essas feridas de forma definitiva.
Em vez de expectativa, a aceitação é frequentemente mais poderosa. A aceitação nos permite lidar com a realidade como ela é, em vez de criar pressões baseadas em cenários ideais ou desejados. Isso nos ajuda a reduzir o estresse e a encontrar formas construtivas de lidar com situações.
A aceitação é distinta do conformismo; é um ato de reconhecimento e integração genuína da realidade, de maneira autêntica, mantendo a clareza sobre a busca contínua por crescimento e mudança, sem se resignar a simplesmente seguir o status quo.
Tanto a negação da realidade quanto a afirmação inabalável dela podem ser desafios complexos, cada um com suas próprias implicações, dependendo do contexto e das circunstâncias. Em lugar de simplesmente afirmar ou negar, por que não considerar o poder do questionamento? Isso permite explorar a realidade de maneira mais profunda e aberta.
Comum não deve ser confundido com simplista, tampouco considerado o oposto do extraordinário. Na verdade, ser comum envolve a noção de compartilhar experiências e conexões que podem ser ricas e significativas.
O extraordinário, na verdade, é uma percepção pessoal e não uma realidade objetiva. Por essa razão, uma flor delicada pode ser um paraíso para alguns, enquanto para outros, pode ser apenas uma flor sem utilidade. Isso ilustra como nossas perspectivas moldam o que consideramos notável ou ordinário.
Buscar aprovação social é como criar um teste informal para si mesmo, buscando inconscientemente uma rejeição. O tempo de avaliação como acontecia na escola já se foi; é hora de reconhecer o seu próprio valor.
Nem sempre o propósito está em possuir algo material. A maior objeção do sujeito é pensar que o objetivo precisa ser um objeto. Pare de acreditar que o objetivo se limita a algo tangível, quando na verdade, vai muito além disso.
Ser educado e cortês com os outros é indiscutivelmente importante, porém a verdadeira força reside em ser gentil consigo mesmo, para que sua gentileza para com os outros seja genuína e significativa.
A gratidão é gratuita no sentido de que não exige pagamento financeiro, mas é imensamente gratificante porque cultiva uma apreciação genuína e positiva, enriquecendo tanto quem a expressa quanto quem a recebe.
A limitação do crítico vulgar é que ele frequentemente não tem experiência prática ou sucesso nas mesmas áreas em que você está enfrentando desafios. A jornada de sucesso se constrói errando e acertando o percurso.
Um grande pensador grego disse: "Só sei que nada sei", e aqui estou eu, incapaz até mesmo de afirmar esse paradoxo intrigante, onde a única afirmação feita é sobre a própria ignorância. Dito de outro modo, como alguém que nada sabe pode dizer que sabe algo?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp