Poemas de Beethoven

Cerca de 35 poemas de Beethoven

Eu só consigo pensar em você, minha amada imortal. Só posso viver plenamente com você ou não posso viver. Fique calma minha vida, meu tudo. Somente com a calma da consideração da nossa existência, alcançaremos nosso propósito de vivermos juntos. Oh! continue me amando - E nunca julgue mal o tão leal coração do seu amado.

A qualquer tempo
Sempre minha
Sempre nosso

Ludwig van Beethoven

Nota: Trecho adaptado de "The Letter: To The Immortal Beloved".

Bom dia! Todavia, na cama se multiplicam os meus pensamentos em ti, minha amada imortal; tão alegres como tristes, esperando ver se o destino quer ouvir-nos. Viver sozinho é-me possível, ou inteiramente contigo, ou completamente sem ti. Quero ir bem longe até que possa voar para os teus braços e sentir-me num lugar que seja só nosso, podendo enviar a minha alma ao reino dos espíritos envolta contigo. Tu concordarás comigo, tanto mais que conheces a minha fidelidade, e que nunca nenhuma outra possuirá meu coração; nunca, nunca... Oh, Deus! Por que viver separados, quando se ama assim?

Minha vida, o mesmo aqui que em Viena: sentindo-me só, angustiado. Tu, amor, tens-me feito ao mesmo tempo o ser mais feliz e o mais infeliz. Há muito tempo que preciso de uma certeza na minha vida. Não seria uma definição quanto ao nosso relacionamento?... Anjo, acabo de saber que o correio sai todos os dias. E isso me faz pensar que tu receberás a carta em seguida.

Fica tranquila. Contemplando com confiança a nossa vida alcançaremos o nosso objectivo de vivermos juntos. Fica tranquila, queiras-me. Hoje e sempre, quanta ansiedade e quantas lágrimas pensando em ti... em ti... em ti, minha vida... meu tudo! Adeus... queiras-me sempre! Não duvides jamais do fiel coração de teu enamorado Ludwig. Eternamente teu, eternamente minha, eternamente nossos."

Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte.

Ainda não se levantaram as barreiras que digam ao gênio: "Daqui não passarás!"

A verdadeira amizade pode basear-se somente na união de modos de ser semelhantes.

Não há nada de tão belo como aproximarmo-nos da Divindade e espalhar os seus raios pela raça humana.

A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria.

Fazer todo bem que se possa, amar sobretudo a liberdade e, mesmo que seja por um trono, jamais renegar a verdade.

A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.

Don’t only practice your art, but force your way into its secrets, for it and knowledge can raise men to the divine.

Nada é suficientemente bom. Então vamos fazer o que é certo, dedicar o melhor de nossos esforços para atingir o inatingível, desenvolver ao máximo os dons que Deus nos concedeu, e nunca parar de aprender.

Nunca esquecerei o tempo que passei contigo. Te peço que sigas sendo meu amigo, da mesma maneira que eu sempre serei o teu.

A vibração no ar da respiração de Deus fala à alma dos homens. Música é a linguagem de Deus. Nós, músicos, estamos o mais perto que os homens podem estar de Deus. Nós escutamos a sua voz. Nós lemos os lábios dele. Nós damos a luz aos filhos de Deus. Contamos suas preces. Isso é o que os músicos são.

Enquanto o mundo está à procura da felicidade, eu não me importo, pois toda a minha felicidade está em você.

Ninguém conhece um homem por suas características, mas sim pelo seu caráter e sua humildade.

Tudo aquilo que é tangível é efêmero. O seu único legado pós-morte será o que você ensinou de bom para as pessoas e a única bagagem que levará será a tua consciência que deverá estar levíssima diante do Criador.

“Descobrir que alguém gosta de você é terrível quando se acreditava ser amado”.

“Sentir remorso é estar profundamente triste com o seu próprio erro, mas ser egoísta demais para se arrepender de haver prejudicado outrem".

O amante egocêntrico é um apaixonado por si mesmo que não desenvolveu a capacidade de amar as pessoas, mas busca, desesperadamente, ser amado pelas mesmas.

“Comemorar uma separação é assinar atestado de burrice, pois é o mesmo que se alegrar com o próprio fracasso”.