Biografia de Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares nasceu dentro do Quilombo do Palmares, situado na Serra da Barriga, região do atual estado de Alagoas. Era neto da princesa negra Aqualtune, que chegou ao Brasil como escrava, no começo do século XVII. Nessa época, alguns escravos fugidos dos engenhos de Pernambuco, já se escondiam na serra, uma região com solo fértil e vegetação abundante.

Em 1644, os holandeses, que já dominavam Pernambuco, organizaram uma tropa para destruir o quilombo, mas sem sucesso deixaram os foragidos em paz. Nessa época, nasce um neto de Aqualtune e sobrinho de Ganga Zumba, que para sensibilizar o deus da guerra, deram ao menino o nome de Zumbi.

Em 1670, o quilombo vivia seu apogeu, provavelmente com 50 mil homens. Zumbi, já homem, chefiava sua própria aldeia. O quilombo sofria constantes ataques, mas sempre resistia. Em 1691, o bandeirante Domingos Jorge Velho, com mais de mil homens, invade o mocambo do Macaco, onde Zumbi comandava a resistência. Depois de várias lutas, Zumbi foge para Porto Calvo. Em 1694, novo ataque destrói o quilombo. Comandados por Zumbi e entrincheirados na serra da Barriga, os quilombolas resistem até a morte.

Zumbi dos Palmares, que havia fugido, foi capturado no dia 20 de novembro de 1695, sendo decapitado e sua cabeça levada para o Recife, que por ordem do governador é colocada em exposição pública. Em homenagem a Zumbi no dia 20 de novembro é comemorado o “Dia da Consciência Negra”.

Acervo: 3 frases e pensamentos de Zumbi dos Palmares.

Frases e Pensamentos de Zumbi dos Palmares

Só fica escravo aquele que tem medo de morrer sobre donos.

Zumbi dos Palmares
48 compartilhamentos

Aquele que é feito escravo por uma força maior do que a sua, ama a liberdade e é capaz de morrer por ela, nunca chegou a ser escravo.

Zumbi dos Palmares
44 compartilhamentos

É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial.

Zumbi dos Palmares
67 compartilhamentos