Tom Coelho

51 - 75 do total de 202 pensamentos de Tom Coelho

Quando aprendemos a gostar do que fazemos a remuneração passa a ser uma consequência. O quanto você trabalha passa a ser irrelevante.

Inserida por TomCoelho

Cultivamos um hábito pernicioso, ainda que inconscientemente. Costumamos nos apegar a objetos, pessoas e eventos. Damos a eles uma dimensão irreal, passando a viver em função – e por causa deles. Perdemos a capacidade de nos adaptar, de mudar e de crescer. Assim, morremos lentamente...

Inserida por TomCoelho

Persistir no erro não é exemplo de perseverança, mas de sua face nefasta representada pela teimosia.

Inserida por TomCoelho

Minhas alegrias ou desalentos, realizações ou frustrações, companheiros ou adversários, enfim, os frutos que tenho colhido, sejam saborosos ou insípidos, foram cultivados por mim mesmo, ora em terreno fértil, de onde viceja a prosperidade, ora em terreno arenoso, de onde grassa a inutilidade.

Inserida por TomCoelho

Uma empresa quebra de duas maneiras: aos poucos e de repente.

Inserida por TomCoelho

Para o político que ganha uma eleição, o atleta que se consagra na competição, o profissional que se completa na realização, o amor que se revigora na paixão, o fim depende do início.

Inserida por TomCoelho

Olhos marejados são formados por lágrimas que se retraem como quem diz: “Ainda não é hora” ou, então: “Ainda não posso me desnudar”. Assim, fazem os olhos brilharem, refletindo a transparência da alma.

Inserida por TomCoelho

Toda virada de ano é especial porque industrializa a esperança, diria Drummond. Há uma magia no ar que nos torna grandes planejadores. Aprendemos que metas se constroem com papel, lápis e imaginação. É um período tão intenso que penso que deveríamos criar o calendário de seis meses, abolindo o gregoriano. Assim teríamos duas chances para recomeçar.

Inserida por TomCoelho

A vida não é fácil para a maioria das pessoas. Quando se tem saúde, não se tem trabalho. Quando se tem trabalho, não se ganha o suficiente. Quando se ganha o suficiente, não se tem reconhecimento. Quando se tem reconhecimento, não se tem paixão. Quando se tem paixão, não se encontra o amor. Quando se encontra o amor, falta a saúde...

Inserida por TomCoelho

A ambição desmedida evolui para a ganância. Assim, o desejo vira cupidez; o comprometimento, obsessão; a perseverança, teimosia; o poder, prepotência.

A estabilidade de um relacionamento o conduz a mares calmos e a ausência de ondas revela o que antes não se podia enxergar. Descobrimos – e revelamos – que virtudes carregam consigo defeitos, que amabilidade é temperada com eventual intolerância e que gentilezas são bonificadas com fleuma.

Inserida por TomCoelho

O aluno medíocre não tem interesse em aprender, em conhecer, em saber. Limita-se a marcar presença nas aulas e a estudar nas vésperas das provas decorando fórmulas ou conceitos. Recebe a nota suficiente para fazê-lo passar de ano. Vai engordar a massa de operários na vida profissional, seja apertando parafusos ou preenchendo relatórios. E, assim, vai passar pela vida, sem deixar lembrança, legado ou marca.

Inserida por TomCoelho

Somos em essência passionais, mesmo aqueles que se dizem movidos pela razão. Por isso, evite reagir a determinados eventos antes de 24 horas. Após um dia, o que se mostrou um problema irresoluto surgirá não menor, mas com dimensões reduzidas à sua realidade.

Inserida por TomCoelho

Você faz o que te amedronta e ganha coragem depois, não antes. Mas isso também não se ensina na escola acadêmica, apenas se aprende na escola da vida.

Inserida por TomCoelho

A barganha nos governa desde a mais tenra idade. O comportamento exemplar é laureado com sorvete e brinquedos. Boas notas valem uma viagem. O ingresso na faculdade é recompensado com um carro. Dedurar atos corporativos inadequados converte-se em promoção. Confessar os pecados e rezar uma dúzia de orações garante a salvação da alma.

Inserida por TomCoelho

Qual a diferença entre o deputado que recebe o “mensalão” e o síndico que embolsa uma comissão sobre um serviço contratado? Qual a distinção entre o empresário que se utiliza de expedientes escusos para reduzir a carga tributária e os profissionais liberais, notadamente médicos, dentistas e advogados, que concedem desconto quando dispensados da emissão de recibo ou nota fiscal? A medida é apenas sua magnitude.

Inserida por TomCoelho

A lei é falha porque é complexa, porque são muitas, porque não são aplicadas – embora aplicáveis. Os impostos não são pagos em sua integralidade porque são muitos, porque são elevados, porque não conferem contrapartida social. Somos todos pequenos ou grandes foras-da-lei, porque nos justificamos pela rebeldia, pela indulgência, pela sobrevivência, pela impunidade, exceto pela genética.

Inserida por TomCoelho

Escrevo para compartilhar ideias e impressões, estimular debates e reflexões. Propor, hora um olhar crítico sobre um tema que afeta nossa sociedade, hora um toque ameno sobre as virtudes esquecidas. A objetividade da razão e a subjetividade da emoção. Não vivo de escrever, escrevo sobre a vida.

Inserida por TomCoelho

Lutamos muito pelo sonho da liberdade – todos os tipos de liberdade. E a liberdade de expressão é uma das suas mais belas formas. Através da palavra exercemos a cidadania, consolidamos a democracia, fortalecemos nossas instituições. A presunção da verdade, a expectativa de se imaginar dono da razão, qualquer seja ela, nos apequena, nos menospreza e nos enfraquece.

Inserida por TomCoelho

Estamos formando advogados que desconhecem leis, economistas que não sabem matemática financeira, engenheiros com dificuldades em cálculos estruturais. Pseudo profissionais que irão cercear a liberdade de um cliente, condenar uma empresa à falência, levar um edifício ao chão.

Inserida por TomCoelho

Subir na hierarquia geralmente faz o poder subir à cabeça.

Inserida por TomCoelho

Cuida para que a arrogância não seja estampada em seu caminhar, que a presunção não fique registrada em suas palavras e que a incoerência entre o que você pensa, diz e faz não se torne sua reputação e seu caráter.

Inserida por TomCoelho

É curioso como desejamos muitas coisas e lutamos para alcançá-las, negligenciando-as logo em seguida. Temos dificuldades para apreciar nossas conquistas...

Inserida por TomCoelho

Seja flexível nos acordos, tolerante nas decisões, paciente com as respostas. E aprenda com cada nova experiência vivida.

Inserida por TomCoelho

Diálogo são olhos que sinalizam atenção, silêncio que pronuncia respeito. Acolhimento, conforto, generosidade. É dar como alimento o carinho.

Inserida por TomCoelho