Biografia de Sébastien-Roch Chamfort

Sébastien-Roch Chamfort

Sébastien-Roch Nicolas nasceu em meados de 1740. Porém, a data exata de seu nascimento é cercada de mistérios e versões distintas.

Já adulto, Nicolas adotou o nome “Chamfort”, ficando conhecido como Nicolas de Chamfort.

Começou a vida literária escrevendo alguns artigos para o “Journal Encyclopédique” (ou Jornal Enciclopedista), além de uma colaboração para o “Vocabulaire Français” (ou Vocabulário Francês).

Seu talento é percebido e Chamfort recebe alguns prêmios de poesia oferecidos pela Academia. Além disso, as comédias escritas por Chamfort fazem muito sucesso. Sua fama se espalha e, antes da Revolução Francesa, Chamfort se consagra como um dos escritores mais lidos nos salões de Paris.

Em 1781, foi indicado para a Academia Francesa. Sua obra mais conhecida foi publicada em 1795, algum tempo depois de sua morte, “Maximes et pensées, caractères et anecdotes".

Apesar de todo o reconhecimento, Chamfort passou grande parte de sua vida com sérios problemas de saúde, por causa de uma doença venérea contraída ainda jovem.

O autor morreu em 1794.

Acervo: 66 frases e pensamentos de Sébastien-Roch Chamfort.

Frases e Pensamentos de Sébastien-Roch Chamfort

Um dia sem rir é um dia desperdiçado.

Sébastien-Roch Chamfort

Nota: Paráfrase de um pensamento de Sébastien-Roch Chamfort, atribuído erroneamente a Charles Chaplin.

...Mais

É pelo nosso amor-próprio que o amor nos seduz. Como resistir a um sentimento que embeleza o que temos, que nos restitui o que perdemos e nos dá o que não temos!

O prazer pode apoiar-se sobre a ilusão, mas a felicidade repousa sobre a realidade.

O ser humano tem até de experimentar o amor, para que compreenda bem o que é a amizade.

O homem chega inexperiente a cada idade da vida.