Biografia de Rui Barbosa

Rui Barbosa

Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro. Representou o Brasil na Conferência de Haia. Membro e fundador da Academia Brasileira de letras foi seu presidente entre 1908 e 1919.

Rui Barbosa nasceu em Salvador, Bahia, no dia 05 de novembro de 1849. Com cinco anos já sabia ler e com dez recitava os versos de Camões. Em 1966 ingressou na Faculdade de Direito do Recife, concluindo o curso na Faculdade de Direito de São Paulo. Trabalhou em diversos jornais, entre eles, Diário da Bahia, Diário de Notícias e o Jornal do Brasil.

Rui Barbosa era membro atuante do Partido Liberal e em 1877 ingressou na Câmara Baiana e no ano seguinte no Parlamento do Império. Incumbiu-se de elaborar projetos para a reforma eleitoral, para a libertação dos escravos sexagenários e para a reforma do ensino.

Com o fim da monarquia, no governo provisório do Marechal Deodoro, exerceu a função de Ministro da Fazenda. Foi um dos responsáveis pela elaboração da Constituição de 1891. Em 1895 foi eleito para o Senado.

Foi no governo de Afonso Pena que Rui Barbosa foi convocado para representar o Brasil na Conferência de Haia, marcada para 15 de junho de 1907. O encontro reuniu grandes personalidades da diplomacia mundial. O tema era a criação de uma corte permanente de justiça. Com longos discursos e atacando a classificação dos países pela sua força militar, o brilhante orador conquistou respeito das nações presentes. Na volta ao Brasil, já conhecido como “Águia de Haia”, recebeu do presidente uma medalha de ouro.

Rui Barbosa foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre os anos de 1908 e 1919. Faleceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 1º de março de 1923.

Acervo: 78 frases e pensamentos de Rui Barbosa.

Frases e Pensamentos de Rui Barbosa

Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Rui Barbosa
14 mil compartilhamentos

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.

Rui Barbosa
38 mil compartilhamentos

A força do direito deve superar o direito da força.

Rui Barbosa
1.8 mil compartilhamentos

As leis são um freio para os crimes públicos -
a religião para os crimes secretos.

Rui Barbosa
973 compartilhamentos

A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.

Rui Barbosa
946 compartilhamentos