Biografia de Raul Bopp

Raul Bopp

Raul Bopp (1898-1984) foi um poeta do Modernismo, notabilizou-se com a obra Cobra Norato, um retrato das paisagens amazônicas.

Raul Bopp nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no dia 4 de agosto de 1898. Filho de imigrantes alemães com um ano mudou-se para a cidade de Tupanciretã. Em 1914, com 16 anos, iniciou uma série de viagens pelo Brasil que serviram de inspiração para suas futuras obras. Exerceu as mais diversas profissões, desde caixeiro até pintor de paredes.

Em 1917, de volta a Tupanciretã inicia sua vida literária com a fundação dos semanários “O Lutador” e “Mignon”, onde publicava seus poemas. Concluiu o curso ginasial e ingressou na faculdade de Direito de Porto Alegre, bacharelando-se em 1922. Percorre longamente a Amazônia. Em 1926 foi para São Paulo onde entrou em contato com o grupo de modernistas, ligando-se a todos os movimentos “primitivistas”.

Em 1928 uniu-se a Oswaldo de Andrade e Tarsila do Amaral, integrando o Movimento Antropofágico. Das viagens à Amazônia extrai da natureza dessa região os motivos para a elaboração da obra “Cobra Norato” (1931), uma das melhores obras arquitetadas para atender ao movimento. Transfigurando uma lenda amazônica, o poeta realizou uma experiência de poesia paralelamente narrativa e lírica. Nela o mitológico se confunde com a realidade natural e a linguagem é permeada tanto por temas locais quanto por inovações vanguardistas.

Em 1932, Raul Bopp iniciou a carreira diplomática. Viveu em Los Angeles, Suíça, Rio de Janeiro e Brasília. Escreveu ainda: “Urucungo” (1933), “Poesias” (1947), “Os Movimentos Modernistas” (1968) entre outros. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de junho de 1989.

Acervo: 1 frases e pensamentos de Raul Bopp.

Frases e Pensamentos de Raul Bopp

Você estava vendo este risco fundo
Que atravessa a sua mão de baixo para cima?
Pois é a linha do coração
Você ainda há de ser muito feliz menino!
Esta linha é a marcha da Coluna Prestes

Raul Bopp
Inserida por cauim