Biografia de Preta Gil

Preta Gil

Preta Maria Gadelha Gil Moreira, ou Pretinha, como é carinhosamente chamada, nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro.

Filha da empresária Sandra Gadelha e do icônico cantor Gilberto Gil, é também sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, por isso, não há como negar que a arte e o talento já corriam em suas veias.

Sua infância foi vivida entre palcos, holofotes e viagens, e Preta começou a carreira profissional como produtora de vídeos, trabalhando para a MTV e, em seguida, abrindo a própria produtora. 

Em 2003, após ser convencida pelas amigas Ana Carolina e Ivete Sangalo, decidiu se lançar na carreira musical com o álbum "Prêt-à-Porter". Na capa, Preta posou nua e, desde aquela época, manifesta-se ativamente contra a gordofobia, sem medo de falar sobre o corpo e a liberdade, entre outros assuntos até hoje considerados tabus. Na música, lançou também os álbuns "Preta" (2005), "Sou como sou" (2012) e "Todas as cores" (2017).

Preta também atuou em novelas e séries, como "Agora é que são elas", "Cheias de charme", "Ó Paí, Ó", "Os Mutantes", e participou de programas como jurada/mentora ("Masterchef" e "The Voice Brasil") e como apresentadora ("Caixa preta", "Vai e vem" e "TVZ"). 

Ainda no campo musical, em 2009 lançou o Bloco da Preta, um bloco de Carnaval que começou no Rio de Janeiro e, devido ao seu sucesso, se expandiu para outros estados.

Casou-se três vezes, com o ator Otávio Müller, em 1994, com quem teve o primeiro e único filho, Francisco Gil; com o mergulhador Carlos Henrique Lima, em 2009; e com o personal trainer Rodrigo Godoy, em 2015 (de quem se separou em 2023). Em 2015, tornou-se avó de uma menina, Sol de Maria.

Em 2023, anunciou o diagnóstico de câncer do colo retal, o que a levou a fazer cirurgias e quimioterapia. Em suas redes sociais, Preta compartilha o dia a dia dessa luta com coragem e ajuda na conscientização da doença. Em 2024, descobriu novos tumores e, em 2025, embarcou para os Estados Unidos a fim de seguir com o tratamento. Em 20 de julho de 2025, passou mal em uma ambulância e acabou não resistindo, morrendo aos 50 anos.

Acervo: 10 frases e pensamentos de Preta Gil.

Frases e Pensamentos de Preta Gil

⁠Eu sinto medo. Mas também tenho muita coragem. É uma dualidade que pode parecer estranha. E, por mais que eu me amedronte, tenho um impulso que me faz ir para frente. Aos 50 anos, acho que metade do meu caminho foi trilhado. E eu sou quem eu quiser ser.

Preta Gil
Preta Gil: os primeiros 50. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2024.

⁠Ter medo não é o problema. O problema é quando o medo te paralisa, é quando o medo não te dá outra oportunidade, é quando o medo não te deixa enxergar aquela porta aberta.

Preta Gil
Preta Gil: os primeiros 50. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2024.

⁠Envelhecer é inevitável, então que seja com dignidade, com aprendizado e com gratidão.

Preta Gil
Preta Gil: os primeiros 50. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2024.

⁠Hoje o corpo que eu tenho é esse, eu não tenho outro, eu não fiz outras escolhas. Esta sou eu e meu corpo carrega tudo o que vivi, tudo o que fiz, e tenho muito orgulho de ser quem eu sou.

Preta Gil
Preta Gil: os primeiros 50. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2024.

⁠Eu vou me privar de me mostrar porque tenho uma cicatriz? A cicatriz se dá num corpo vivo. Eu estou viva. Então, se ela existe, é sinal de que eu passei por uma luta, eu venci e a cicatriz é um símbolo dessa vitória.

Preta Gil

Nota: Entrevista ao programa “Roda Viva”, em 4 de março de 2024.