Piotr Kropotkin

Encontrados 9 pensamentos de Piotr Kropotkin

As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam.

Piotr Kropotkin
26 compartilhamentos

Nenhuma revolução social pode triunfar se não for precedida de uma revolução nas mentes e corações do povo.

Piotr Kropotkin
116 compartilhamentos

As liberdades não se concedem, conquistam-se.

Piotr Kropotkin

A única igreja que ilumina é a que queima.

Piotr Kropotkin
Inserida por LeoRotten

... a Liberdade, em seu estado puro, em conjunto com a fraternidade, serviria como um verdadeiro "remédio" às pessoas, sanando os seus problemas mais nefastos, conseqüentemente, prescindindo-se de qualquer espécie de punição ou coerção. Esta ideia se aplica, num espectro mais amplo, até às questões relacionadas à existência de estruturas manicomiais, responsáveis, na sociedade capitalista, pelas torturas e maus-tratos aos estigmatizados pelo sistema como "doentes mentais".

Piotr Kropotkin
Inserida por allanbichinho

As prisões são universidades do crime, mantidas pelo Estado.

Piotr Kropotkin

Se nós desejamos a revolução social, é certamente, em primeiro lugar, para assegurar o pão a todos, para metamorfosear esta sociedade execrável, onde cada dia vemos trabalhadores robustos andarem com as mãos abanando por não terem um patrão que os queira explorar; mulheres e crianças vaguearem de noite sem abrigo; famílias inteiras reduzidas a pão seco, crianças, homens e mulheres morrerem por falta de cuidados, se não de alimento. É para pôr termo a estas iniquidades que nos revoltamos.

Piotr Kropotkin
Inserida por gtcarlos

Uma revolução que se decorasse com as mais belas palavras de Liberdade, Igualdade, Solidariedade, mantendo ao mesmo tempo a escravidão do lar, não seria revolução. A metade da humanidade, submetida ainda à escravidão do lar e da cozinha, teria ainda que se revoltar contra a outra metade.

Piotr Kropotkin
Inserida por gtcarlos

Cada descoberta, cada progresso, cada aumento da riqueza da humanidade, tem o seu princípio no conjunto do trabalho manual e cerebral do passado e do presente. Logo, com que direito poderia alguém apossar-se da menor parcela desse imenso patrimônio e dizer: "Isto é meu, não é vosso"?

Piotr Kropotkin
Inserida por gtcarlos