Biografia de Paulo Francis

Paulo Francis

Paulo Francis nasceu no Rio de janeiro, no dia 2 de setembro de 1930. Na década de 50, ingressou na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Atuou no Centro Popular de Cultura da UNE. Fez pós-graduação em Literatura Dramática na Universidade de Colúmbia, em Nova York. Foi aluno de Eric Bentley, especialista em Bertold Brecht.

De volta ao Brasil. Atuou como crítico de teatro no Diário Carioca, onde permaneceu entre 1957 e 1963. Convidado por Samuel Wainer assinou a coluna política da Última Hora. Seu estilo causou polêmica ao criar uma nova forma de escrever crítica, através de uma análise mais fria e objetiva.

Tornou-se conhecido nacionalmente escrevendo para o semanário o Pasquim. Durante a ditadura militar, envolvido com grupos de esquerda foi preso quatro vezes. Em 1971 mudou-se para Nova York onde foi correspondente de diversos jornais, entre eles, a Folha de São Paulo, e O Globo.

Na década de 80, Paulo deu uma guinada ideológica à direita, passando a criticar o Partido dos Trabalhadores. Durante muito tempo foi comentarista da TV Globo. Na década de 90 passou a liderar o programa Manhattan Connection, transmitido pelo canal GNT, onde um grupo de jornalista debatia assuntos como política, economia e entretenimentos, quando provocavam grandes discussões. Paulo Francis faleceu em Nova York, no dia 4 de fevereiro de 1997.

Acervo: 21 frases e pensamentos de Paulo Francis.

Frases e Pensamentos de Paulo Francis

Não levo ninguém a sério o bastante para odiá-lo.

Paulo Francis
810 compartilhamentos

Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.

Paulo Francis
223 compartilhamentos

Marx escrevendo sobre dinheiro é como padre falando sobre sexo.

Paulo Francis
167 compartilhamentos

A ignorância é a maior multinacional do mundo.

Paulo Francis
512 compartilhamentos

Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não tenha se dado conta disso.

Paulo Francis
447 compartilhamentos