Pastinha, uma amiga querida

Encontrado 1 pensamentos de Pastinha, uma amiga querida

Bom, não quero causar polêmicas, mas já causando, né?
Aos meus professores e colegas, esta é uma postagem de reflexão carregada de "licenças poéticas" (afinal, se a Globo pode usar isso com D. Pedro, eu também posso no meu Face).
Para os meus amigos de direita: se você não usa esses argumentos citados abaixo, o texto não é sobre a sua pessoa. Abaixe as armas.
Para os meus amigos de esquerda: apontar um dedo significa ter três apontados para si.
Desde o dia em que aconteceu aquele ato em Charlottesville, o Brasil se vê mais uma vez debatendo se o nazismo foi de direita ou esquerda. Cada grupo jogando a responsabilidade para o outro. Li, pelo menos, quatro artigos de historiadores que meus amigos compartilharam. Eu mesma compartilhei coisas. Meu posicionamento é de acordo com o deles: não é de esquerda. Como disse o Renan em seu vídeo: "Vá a uma roda de neonazistas e grite 'Comuna'. Não fuja. Com os dentes que sobrar na boca, me fale se você ainda acha que são de esquerda". Perdoem a piadinha, mas ela é válida. Então, resolvi tirar uns minutinhos dos meus estudos para entender o que a Internet falava sobre isso. Quais argumentos eles usaram. E me deparei não com uma fonte de desinformação, mas com contradições que não sei se são apenas confusão ou puro oportunismo. Vou ilustrar:
- Não foi de direita, porque a direita prega Estado Mínimo.
- Pegue os discursos de Hitler e compare com Stalin, Mao, Kim Jong... são iguaizinhos.
- Partido Nacional-SOCIALISTA.
- Hitler matou menos que Stalin.
- Quem matou mais comunista foi os próprios comunistas, por isso que a União Soviética não ligou de invadir a Alemanha. (Esse sujeito deveria ganhar um prêmio.)
- Direita é Liberalismo, Adam Smith. Hitler era "muito liberal mesmo" pregando Estado Autoritário.
Com esta última linha, deixo claro meu ponto. Não pode ser desinformação. Até pode, mas continua sendo uma desinformação seletiva, ou seja, oportunismo da parte de quem a difundiu.
Destaco: "direita e esquerda" NÃO é algo binário. Existem diversas faces para ambas, seria como um dado de vinte faces, e cada uma representasse uma ideologia. Assim como tem a esquerda autoritária, que a direita adora esfregar na cara de todos os seus opositores, tem também a direita autoritária. Não há apenas Liberalismo e Comunismo no mundo.
Retomando os argumentos, toda vez que via o comentário sobre comparar os discursos de Hitler, alguém rebatia, pedindo para comparar ao de ditadores da América Latina ou de países árabes. Diziam que direita e esquerda autoritárias confundem-se e parecem similares, citando um autor que me esqueci de anotar. Então, chego a dois pontos importantes:
- Quem diz que Hitler é de esquerda, também fala que o Regime Militar brasileiro foi democrático, do contrário, é autoritário, portanto, de esquerda (mesmo combatendo "comunas", porque quem mais matou a esquerda foi a esquerda).
- Quem diz que esquerda só prega Estado Autoritário está negando a existência do Anarquismo, portanto, Bakunin se revira no túmulo possuído pelo ritmo Ragatanga ao lado dos conservadores, sociais democratas. Sério, eu gostaria de saber onde esse pessoal coloca todas as outras ideologias (não precisa responder).
A partir disso, dá para notar que os brasileiros estão cada vez menos se interessando por História em si, e mais por falácias que corroborem com suas ditas ideologias. Afinal, saberiam que debater direita-esquerda não acaba com o nazismo, e sim dá uma brecha para que ele se perpetue. Os países "de direita" fizeram vista grossa para a Alemanha, porque ela estava expulsando os comunistas. A União Soviética fez um pacto de não agressão com Hitler por conta de interesses territoriais. E assim começa a Segunda Guerra.
Nós já temos nazistas aqui no Brasil. (Esta é a piada, pode rir.)
Eles são a maior prova de como desinformação seletiva e oportunismo se enraizaram em nossos debates. Ninguém quer saber de fatos. Contra argumentos, não há fatos. Todos querem estar certos.
O perfil de quem fica debatendo na Internet brasileira é o de torcedores de futebol fanáticos, que dizem que não houve falta ainda que o jogador do time adversário tenha quebrado uma perna e a cena seja vista em câmera lenta 3 vezes. Eu avisei isso em 2014. Aviso de novo. Por favor, não sejam essas pessoas. Informação com responsabilidade, sempre.
Obrigada.

Inserida por larissazim